
Os primeiros três trens ETR 1000 da operadora privada de alta velocidade deixaram a fábrica da Hitachi Rail e viajarão da Itália para a Espanha nas próximas semanas para iniciar o processo de homologação.
A primeira unidade chegará no final de agosto e a segunda e a terceira, nos meses de setembro e dezembro, respectivamente. Depois de concluída a homologação, a Ilsa prevê iniciar as suas operações no segundo semestre de 2022, ligando numa primeira fase Madrid, Barcelona, Valência, Sevilha, Saragoça, Alicante, Córdoba e Málaga.
A Ilsa, de propriedade da Trenitalia e dos parceiros Air Nostrum, investiu um bilhão de euros em uma frota de vinte novos trens ETR1000 de última geração, desenvolvidos pela Hitachi Rail em colaboração com a Bombardier Transportation, agora parte da Alstom.
Os trens são equipados com sistemas de propulsão fabricados inteiramente na fábrica do Grupo Alstom na cidade de Trápaga, na Biscaia, e foram construídos e comissionados na fábrica da Hitachi Rail, na cidade italiana de Pistoia, perto de Florença.
Características
O ETR1000 tem duzentos metros de comprimento e capacidade para 467 passageiros. Sua velocidade máxima é de 360 km/h e seu impacto ambiental é de apenas 28 gramas de dióxido de carbono por passageiro/quilômetro, e referência que 95 por cento de seus materiais são recicláveis.
Chamados Frecciarossa 1000 no mercado italiano, possuem ainda corredores largos, assentos ergonômicos e sistemas de redução de ruído e vibração, além da capacidade de oferecer conectividade 5G de última geração.
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