
Um novo modelo de trem-bala do Japão foi apresentado publicamente, durante um teste em que atingiu 382 km/hora.
O ALFA-X começou os testes no ano passado para entrar em funcionamento regular até 2030, tendo a empresa responsável organizado um teste para os jornalistas locais.
A velocidade máxima atual dos trens-bala do Japão, chamados ‘Shinkansen’, é de 320 km/hora, com o modelo E5, que entrou em serviço em Março de 2011 e está a operar no Japão e em França.
No entanto, o modelo ALFA-X pode atingir a velocidade recorde de 400 km/h em linhas ferroviárias tradicionais.
A empresa responsável, a JR East, uma das empresas ferroviárias do Japão, está a planear utilizar o ALFA-X para cobrir a rota entre Tóquio e o Norte do país.

De acordo com a agência de notícias local “Jiji Press”, quando o ALFA-X atingiu 320 km/h, o ruído dentro das carruagens e a vibração foram mínimas, aumentaram ligeiramente aos 360 km/h, até que num determinado ponto o comboio atingiu a velocidade máxima de 382 km/h.
“Após um ano e meio de testes, o ALFA-X pode agora avançar com um certo nível de estabilidade”, disse um dos gestores de projeto da JR East Koji Asano, citado pela “Jiji Press”.
O ALFA-X não é o trem mais rápido, mas é o mais veloz que utilizam linhas ferroviárias tradicionais.
O Japão está a desenvolver outro projeto, um trem de levitação magnética (maglev) para entrar em operação até 2027 e que poderá circular a cerca de 500 km/h.
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Ferrovia entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
Commentaires