top of page

Ferrovia: Espanha cria grupo de trabalho para estudar mudanças em sua bitola convencional

Foto do escritor: Redação PubliracingRedação Publiracing

Ferrovia: Espanha cria grupo de trabalho para estudar mudanças em sua bitola convencional

O governo espanhol e a Adif criaram um grupo de trabalho para definir uma estratégia que consiga integrar a rede ferroviária, num âmbito mais global, já que a bitola ibérica (Espanha e Portugal) atualmente é de 1668 mm em suas vias chamadas convencionais, diferente dos 1435 mm da bitola UIC internacional e utilizada nas linhas de alta velocidade.


O grupo de trabalho, agora anunciado em comunicado pela Adif, deverá avaliar a rede, em função da bitola, por corredores, considerando os tráfegos existentes e as necessidades futuras projetadas pelos especialistas e pelos agentes económicos.


Para definir a nova estratégia de exploração da rede, com especial enfoque no transporte de mercadorias, governo e Adif se propôs a ouvir as posições de um vasto grupo de players, desde operadores ferroviários, a administrações portuárias, operadores de terminais, principais clientes da ferrovia, entre outros.


A ideia de uma migração total da rede, da bitola ibérica para a UIC, foi por várias vezes anunciada ao longo das últimas décadas, mas nunca foi concretizada. Essa diferença sempre foi vista como um isolamento da ferrovia ibérica em relação ao restante da rede europeia, mas o surgimento de vagões com eixos intercambiáveis tanto para o transporte de carga como de passageiros, exemplo da fabricante espanhola Talgo, vinham atenuando um pouco essa pressão. No entanto o crescimento da opção pelo frete ferroviário vem crescendo e uma maior operacionalidade através de maior rapidez nas operações com toda a certeza irá desenvolver a ferrovia ibérica.


Agora, a estratégia parece ser avaliar, caso a caso, corredor a corredor, qual será a melhor solução (na prática, manter a bitola ibérica ou migrar para a bitola europeia) para o transporte de mercadorias, para ter isso em conta no momento de projetar tanto novas linhas bem como a modernização e adequação à bitola UIC das existentes.


Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Ferrovia entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

ACESSE #LOJA PUBLIRACING - Audi A4 Avant Prestige Plus S
ACESSE #LOJA PUBLIRACING - Audi A4 Avant Prestige Plus S

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Publiracing AutoMadrid.png
Publiracing VTM.png
Publiracing AutoQRO.png
AEA_SDEEEEC2025_CARROSSEL_A.png

Testes Revista Publiracing

Com qualidade e tecnologia, BYD supera o lugar comum no habitáculo do Atto 3

Publiracing Portal de Notícias
Com qualidade e tecnologia, BYD supera o lugar comum no habitáculo do Atto 3
Com qualidade e tecnologia, BYD supera o lugar comum no habitáculo do Atto 3

Com qualidade e tecnologia, BYD supera o lugar comum no habitáculo do Atto 3

01:31
Reproduzir vídeo
O SUV Atto 3 é a prova que a BYD não veio para brincar!📌

O SUV Atto 3 é a prova que a BYD não veio para brincar!📌

02:00
Reproduzir vídeo
O ZR-V da Honda é um raro SUV de excelente comportamento dinâmico 📌

O ZR-V da Honda é um raro SUV de excelente comportamento dinâmico 📌

01:31
Reproduzir vídeo
bottom of page