top of page
Foto do escritorRedação Europa

Ferrovia: DSB apresenta trens da Talgo para rotas internacionais

Ferrovia: DSB apresenta trens da Talgo para rotas internacionais

A empresa ferroviária estatal dinamarquesa DSB apresentou hoje a primeira das unidades Talgo 230 que passarão a fazer parte de sua frota de trens intermunicipais de longa distância nos próximos meses. Num evento mediático realizado em Copenhaga, a empresa anunciou formalmente o início da fase de testes dinâmicos dos comboios, que deverão ligar a capital dinamarquesa e a cidade de Aarhus a Hamburgo (Alemanha) e potencialmente outras rotas, tanto internacionais como nacionais.


Com uma velocidade máxima comercial projectada de 230 km/h, e uma velocidade operacional de 200 km/h, os comboios terão uma largura superior à utilizada normalmente no tráfego transfronteiriço, o que lhes permitirá oferecer mais espaço interior e maior conforto aos viajantes, mantendo sempre total interoperabilidade técnica, para prestar serviços tanto em rotas internas como internacionais.


Integrados na plataforma Talgo 230, os trens também têm a capacidade de reduzir o consumo de energia em até 30% em relação ao padrão da indústria, graças à tecnologia de rolamento exclusiva da empresa espanhola e ao peso reduzido de seus trens, permitindo ainda reciclar  95% de estrutura após o ciclo de vida.


Ferrovia: DSB apresenta trens da Talgo para rotas internacionais

No processo de certificação, todos os sistemas serão validados para garantir os rigorosos níveis de fiabilidade que a DSB exige, bem como para garantir a total compatibilidade técnica do comboio com a infra-estrutura ferroviária dinamarquesa e com as locomotivas que o operador já possui para serem as “cabeças” da composição.


Numa segunda fase, será adicionado à composição um vagão para a extremidade do comboio que possui cabine de condução mas sem motores, e que permite operações em configuração push-pull (onde a locomotiva dá tração por cabeça ou por cauda, ​​alternativamente conforme a necessidade). Esta configuração permitirá agilidade no final de cada percurso, minimizando o peso do comboio e, consequentemente, reduzindo os tempos de aceleração e travagem.


Ferrovia: DSB apresenta trens da Talgo para rotas internacionais

Um contrato-quadro, três encomendas

Em fevereiro de 2020, e na sequência de um processo de adjudicação altamente competitivo, a DSB adjudicou à Talgo um contrato-quadro no valor de 500 milhões de euros que incluía uma primeira encomenda firme de 134 milhões de euros para o fornecimento de oito comboios completos pertencentes à plataforma Talgo 230.


Em abril de 2021 e devido ao aumento da procura de viagens ferroviárias internacionais, a DSB decidiu aumentar a dimensão da frota com uma segunda encomenda adicional que aumentou em 10% a capacidade total dos oito comboios, atingindo 492 lugares cada. Em abril de 2023, a empresa ferroviária fez uma terceira encomenda, de oito comboios adicionais e no valor de 184 milhões de euros.


Ferrovia: DSB apresenta trens da Talgo para rotas internacionais

Sobre Talgo 230

A plataforma Talgo 230 foi desenvolvida sobre os mesmos pilares tecnológicos que transformaram os trens convencionais da empresa espanhola em uma referência internacional. São veículos leves com rolamento livre autoguiado e independente, que maximizam a capacidade, podendo ser equipados com sistemas de oscilação natural ou mudança automática de largura de via.


Além disso, são escaláveis: adquiridos como comboios convencionais, podem ser convertidos de forma barata e fácil em autênticos comboios de altíssima velocidade para mais de 300 km/h; tal como a Talgo está actualmente a fazer para o operador público espanhol Renfe.


A plataforma Talgo 230 também foi selecionada pela operadora federal alemã Deutsche Bahn (DB) em 2019 com um acordo-quadro para a fabricação de até 100 trens sob o qual foram feitas duas encomendas de 79 unidades no total, as primeiras das quais já estão seguindo o processo de certificação na Alemanha. Espera-se que a DB utilize estas unidades tanto para serviços domésticos como para a rota Berlim-Amesterdão.


Os novos trens Talgo da DSB, em números

Rotas: internacionais, começando por Copenhague-Hamburgo e Aarhus-Hamburgo

Velocidade máxima de operação comercial: 200 km/h

Velocidade máxima de projeto comercial: 230 km/h

Capacidade de passageiros: 492 lugares


Ferrovia: DSB apresenta trens da Talgo para rotas internacionais

Tipos de vagões:

Espaço flexível: 36 lugares; carrinhos de bebê; bicicleta; carregador de bicicleta elétrica.

PMR: 3 assentos PMR; 1 WC PMR; 10 assentos convencionais; .

Segunda classe com 32 lugares.

Segunda classe com 40 lugares.

Primeira classe (configuração 2+1) com 22 lugares.

Primeira classe (configuração 2+1) com 28 lugares.

[Vagão-cabina: a incorporar numa fase posterior].

95% da estrutura reciclada.

 

A ferrovia na Dinamarca

Fundada em 1885, a DSB é uma das mais antigas empresas ferroviárias estatais da Europa, servindo todas as cinco regiões da Dinamarca numa rede ferroviária de 2.600 km gerida pela Banedanmark, um gestor independente de infra-estruturas estatais.


A Dinamarca tem um dos sistemas ferroviários mais utilizados na União Europeia, com 722 passageiros-km per capita (em comparação com os 348 passageiros-km per capita da Espanha), e a ferrovia está na vanguarda do ambicioso compromisso climático do país, com planos para reduzir as emissões de carbono em 70% em 2030 (toda a UE pretende atingir 55%) e tornar-se neutra em carbono já em 2050. Sob este compromisso estrito, a DSB está a investir fortemente para expandir e modernizar a sua frota de material circulante com novos comboios fiáveis ​​e energeticamente eficientes.

Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page