
Um consórcio liderado pela DB está envolvido em um projeto piloto, por enquanto para demonstração, teste e posterior homologação do engate automático digital, DAK, para trens de carga. Seis parceiros da Alemanha, Áustria, Suíça e França cooperam no projeto do Ministério Federal de Transporte e Infraestrutura Digital, BMVI, da Alemanha.
Com o engate automático digital, os vagões são acoplados automaticamente e sem trabalho físico pesado. O engate de trens de carga, que ainda é realizado principalmente manualmente, é mais eficiente com o DAK e facilita em muito a vida dos ferroviários. A DB e sua subsidiária DB Cargo e outras cinco empresas estão envolvidas no consórcio SBB Cargo e Rail Cargo Austria e os proprietários de vagões Ermewa, GATX Rail Europe e VTG.
Para a primeira fase do programa piloto, doze vagões tanques DB Cargo e GATX serão equipados com protótipos de acoplamento de quatro fabricantes diferentes. Em seguida, os primeiros testes técnicos do tipo de acoplamento selecionado serão iniciados.
Na segunda fase, um trem de carga de 24 vagões será equipado com o engate selecionado e operará na Alemanha, Suíça, Áustria e outros países europeus. O objetivo é preparar a introdução em toda a Europa do sistema que abrirá as portas para uma automação e digitalização abrangentes do transporte de mercadorias reduzindo trabalho e tempo para manobras em trens de carga.
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