
A Comissão Europeia aprovou uma contribuição de 83 milhões de euros para melhorar a conexão do metrô de Lisboa, no âmbito da política de coesão europeia. O desenvolvimento do projeto será em duas fases, e conectará a linha amarela à linha verde através de Rato e Cais do Sodré.
O projeto, que melhorará a conexão, eficiência e a segurança das linhas do metrô de Lisboa, vai ser executado na linha amarela, que atende a área com maior densidade de empregos, e na linha verde, permitindo a circulação de composições de seis carros além de melhorar a frequência que pode chegar a apenas quarenta segundos entre as composições. Uma vez concluída, a rede de metrô ajudará a reduzir gargalos e tempos de viagem na área metropolitana da capital portuguesa com a consequente redução na emissão de dióxido de carbono.
O projeto, que também garantirá uma melhor conexão entre o centro urbano da cidade e sua periferia, será realizado em duas etapas, a primeira conectará a estação Rato à estação Santos e a segunda será a conexão ao Cais do Sodré. O projeto deve ser concluído em 2024.
O Metrô de Lisboa concedeu a um consórcio formado pela Siemens e a Stadler um contrato de 114,5 milhões de euros para instalar o sistema CBTC em quatro linhas da rede e em setenta composições, além das empresas serem responsáveis por fornecer mais 14 composições, já a partir de janeiro do próximo ano.
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