
Um túnel de ligação fixa com aproximadamente 18 quilômetros de comprimento conectará o território alemão de Fehmarn, no Mar Báltico, à ilha dinamarquesa de Lolland em 2029. No futuro, o túnel reduzirá o tempo de viagem entre Hamburgo e Copenhague das cinco horas atuais para menos de três.
O túnel, ao contrário de um túnel perfurado, é constituído por elementos ocos de concreto, enterrados e montados, seção por seção, até a formação do túnel.
O projeto tem cerca de sessenta metros de largura e dezesseis de profundidade por dezoito quilômetros de comprimento para abrigar a estrutura. No total, cerca de 19 milhões de metros cúbicos de pedra e areia serão escavados no fundo do Mar Báltico. Em seguida, serão colocados os elementos do túnel, cada um pesando cerca de 73 mil toneladas.
As peças serão movimentadas por rebocadores e, posteriormente, baixadas ao fundo do mar para montagem. A partir desse momento, serão realizadas as instalações técnicas: estradas, eletrificação, sistemas de comunicações, iluminação, ventilação, transformadores e bombas. A cada dois quilômetros de túnel, aproximadamente, será localizado um elemento especial para equipamentos de operação e manutenção.

União Europeia
A União Europeia apoia o projeto Fehmarnbelt através do programa Connecting Europe Mechanism, CEF. O projeto e as conexões internas na Dinamarca e na Alemanha são um fator preliminar para a nova região integrada que abrange Copenhague, Malmö e Hamburgo e, além disso, elimina um dos gargalos do corredor escandinavo-mediterrâneo que passa entre o Norte da Escandinávia e Malta, o denominado corredor Scanmed, uma das nove prioridades da União.
Até agora, o projeto recebeu € 589 milhões e a ferrovia parceira do lado dinamarquês recebeu € 117 milhões do CEF. A Dinamarca espera mais doações para o projeto no âmbito do próximo programa do CEF, que vai de 2021 a 2027.
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