
A China apresentou uma proposta, com o aval dos governos do Chile e da Argentina, para o projeto da Ferrovia Transandina Sul que ofereceria uma alternativa de transporte de carga ligando os portos de Bahía Blanca, na Argentina, e Talcahuano, no Chile.
O projeto, que beneficiaria todos os setores econômicos do norte da Patagônia, favoreceria especialmente a província argentina de Neuquén, que teria a infraestrutura logística necessária para baratear o custo do transporte pesado de hidrocarbonetos não convencionais.
O projeto prevê a reconstrução dos trechos do General Roca de Neuquén a Cutral, Plaza Huincul e Zapala, na Zona Franca, e a construção de novos trechos desde Challacó-Plaza Huincul à zona de Loma Campana e aos povoados de Añelo e Rincón de los Sauces, área central dos campos de petróleo de Vaca Muerta.

O governo argentino anunciou que está disposto a investir 784 milhões de dólares para lançar o projeto, no âmbito do acordo firmado com a China CMEC, empresa interessada na construção do traçado.
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