
A Companhia Carris de Ferro de Lisboa, entidade responsável pelos transportes públicos urbanos de superfície na cidade de Lisboa, adjudicou à CAF a empreitada de fornecimento de quinze bondes elétricos Urbos para a rede da capital portuguesa.
O contrato que inclui também os serviços de manutenção das unidades por um período de cinco anos, tem um valor global superior a 43 milhões de euros. As novas composições vão operar na linha 15 que, que está instalada paralelamente à foz do Tejo, liga zonas monumentais de interesse turístico da capital como a Praça do Comercio, Belém e o Mosteiro dos Jerónimos, e as principais estações de metrô, trem e das balsas que realizam a travessia para a outra margem do rio.
Em meados da década de 1990, a CAF já participava da fabricação e fornecimento de metade dos bondes articulados que operam na linha 15 desde 1995, o que aumentará sua oferta de transporte com os novos veículos.

Características técnicas
As Urbos para Lisboa serão unidades articuladas e unidirecionais de cinco módulos com velocidade máxima de 70 km/h. Com extensão total de 28,5 metros, contarão com cabine do operador e piso rebaixado.
As unidades serão preparadas para a instalação de uma solução de armazenamento de energia a bordo, semelhante à já instalada nas unidades fornecidas pela CAF a outras cidades como Birmingham, Luxemburgo, Kaohsiung ou Sevilha, que permite o funcionamento sem catenária em alguns trechos melhorando a eficiência energética em sua operação.
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