A CAF foi escolhida pela Mitsubishi Corporation como subcontratada para o projeto e fornecimento de 7 unidades eléctricas (EMUs), no âmbito do contrato adjudicado pela Departamento de Transportes (DOTr) do Governo das Filipinas para a Mitsubishi Corporation.
O projeto prevê a fabricação dos já citados 7 comboios suburbanos, compostos por 8 vagões, bem como as peças correspondentes do parque. O contrato faz parte de um dos pacotes de macroprojetos da nova linha Linha ferroviária suburbana Norte-Sul que conectará o Aeroporto Internacional Clark – localizado nordeste de Manila e que serve como um dos principais centros de entrada do país para voos internacionais - com a província de Laguna, no sul da ilha de Luzon.
O volume do projecto ronda os 150 milhões de euros e é financiado pelo Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). O Departamento de Transportes do Governo das Filipinas é a principal entidade governamental responsável pelos sistemas e serviços de transporte do país, sendo sua responsabilidade a gestão de todos os projectos de infra-estruturas (estradas, ferrovia, portos, aeroportos, ...), tendo como principal objetivo promover o crescimento melhoria económica e competitiva do país através do desenvolvimento de sistemas de transporte modernos e eficientes.
A nova linha, que será administrada pela Secretaria de Transportes do Governo de Filipinas, juntamente com a operadora nacional Filipinas National Railways (PNR), fazem parte do plano nacional para melhorar a mobilidade em torno da capital das Filipinas (neste caso a caminho do aeroporto), reduzir o volume de tráfego rodoviário e evitar os importantes engarrafamentos da área metropolitana, tudo no âmbito da política que está sendo realizada pelo governo filipino para alcançar uma mobilidade mais sustentável.
Deve-se destacar que nos últimos anos o Grupo CAF consolidou uma estreita colaboração estratégica com a Mitsubishi Corporation, tendo desenvolvido numerosos projetos ferroviários de grande sucesso. Dentre eles, vale destacar o fornecimento de material rodante para a Linha 1 do Sistema de Metrô leve de Manila, também nas Filipinas, unidades automáticas para o Metro de Istambul, ou a construção de uma rede de transporte na cidade australiana de Canberra.
Da mesma forma, consolida a presença da CAF no mercado filipino, um mercado com grande potencial na região Ásia-Pacífico - um mercado estratégico para o futuro da empresa – ambos devido ao constante crescimento anual do seu PIB, que está acima dos níveis europeus, bem como os importantes projetos de infraestrutura que as Filipinas planejam realizar nos próximos anos.
Com jornalistas nos dois lados do oceano, informamos que nossos textos contêm expressões e palavras utilizadas tanto no Brasil como em Portugal, de acordo com a origem do conteúdo e o mercado principal a que se destinam.
Comments