top of page
Foto do escritorRedação Europa

Ferrovia: CAF fecha importante contrato na Itália para fornecimento de 40 unidades VLT para Roma

CAF fecha importante contrato na Itália para fornecimento de 40 unidades VLT para Roma

A operadora ATAC S.p.A. concedeu à CAF o acordo-quadro para o fornecimento da nova frota de eléctricos (VLT) para a capital italiana. Especificamente, o contrato abrange a concepção e fabricação de 40 veículos, sua manutenção por um período de 5 anos e peças de reposição  do parque correspondente. Da mesma forma, o acordo inclui a possibilidade de aumentar o número de unidades do projeto em 81 veículos adicionais, até 121 no total.


O importe do contrato base seria superior a 130 milhões de euros, podendo ultrapassar os 400 milhões se o cliente efetivar todas as opções nele contempladas.


CAF fecha importante contrato na Itália para fornecimento de 40 unidades VLT para Roma

A ATAC S.p.A é a empresa concessionária de transporte público da região metropolitana de Roma e é 100% responsabilidade da Câmara Municipal local, sendo a maior empresa de transporte urbano da Itália e uma das mais importantes da Europa. Além da rede de bondes, a empresa também administra as três linhas de metrô de Roma, os comboios suburbanos, bem como as redes urbanas de ônibus e trólebus que constituem a espinha dorsal da mobilidade da cidade.


O objetivo da operadora italiana, que terá financiamento europeu nesta operação, é substituir as antigas unidades da frota que atendem atualmente as seis linhas existentes da rede, bem como adquirir novos VLT para as futuras linhas que serão abertas nos próximos anos.


CAF fecha importante contrato na Itália para fornecimento de 40 unidades VLT para Roma

As unidades projetadas pela CAF pertencem à plataforma Urbos, que tem mais de 1.000 veículos em serviço em todos os continentes do mundo (mais de 20 países e 50 cidades). Os veículos serão compostos por 5 módulos e uma das suas principais características é que estão preparados com o sistema OESS (On Board Energy Storage Systems) que permite operar a unidade em trechos sem catenária, conseguindo assim um menor impacto visual na histórica cidade italiana e maior eficiência energética.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page