A BLT e Stadler assinaram um contrato para a fabricação e entrega de 25 bondes TINA. A última geração de bondes é construída na fábrica da Stadler em Bussnang, Thurgau. Os primeiros bondes da TINA funcionarão a partir da mudança de horário em dezembro de 2023.
Já em fevereiro de 2021, a Baselland Transport AG (BLT) anunciou o contrato para adquirir os novos bondes para Stadler. Com a assinatura do contrato esta semana, o pedido dos 25 bondes TINA foi formalmente iniciado. O Conselho de Administração do BLT deu aprovação de crédito para a aquisição de 25 novos veículos e aprovou as especificações do contrato de entrega e fabricação. O governo federal e os cantões de Basel-Landschaft, Basel-Stadt e Solothurn receberam compromissos de financiamento.
Bonde de última geração
A BLT será a primeira operadora ferroviária na Suíça a usar a nova geração de bondes TINA da Stadler. TINA é um acrônimo para “Totally Integrated Low-Floor Drive”. Na nova geração, uma atenção especial foi dada ao conforto dos passageiros. O veículo totalmente climatizado possui um interior espaçoso, grandes janelas panorâmicas e um sistema integrado de informação aos passageiros. Ele é projetado para ser de piso baixo e sem barreiras da primeira à última porta do passageiro, e todos os 96 assentos oferecem áreas confortáveis para os pés e joelhos. Os truques no início e no final do veículo garantem um funcionamento suave e protegem as rodas e os trilhos. O bonde é entregue com um sistema de alerta de colisão integrado. Os veículos serão preparados de forma que degraus deslizantes possam ser instalados em todas as portas duplas posteriormente.
Com o pedido da BLT, a Stadler já vendeu 50 bondes da última geração de veículos em um curto período de tempo. O operador de bonde de Darmstadt HEAG encomendou 14 unidades em janeiro de 2020 e exerceu a opção de mais 11 veículos em julho de 2021.
“O bonde TINA foi totalmente redesenhado. O veículo inovador impressiona pelo seu interior espaçoso com grandes janelas panorâmicas. Ao mesmo tempo, os truques totalmente desenvolvidos garantem um funcionamento extremamente suave e baixo desgaste das rodas e trilhos. Para nós, esta é a combinação ideal para atender de forma otimizada as necessidades do cliente e eficiência econômica ”, disse o Diretor do BLT, Andreas Büttiker.
“BLT e Stadler têm uma parceria de longa data e de sucesso. A BLT já opera 38 de nossos bondes TANGO. Estamos orgulhosos de poder entregar pela primeira vez 25 bondes TINA em nosso país, a Suíça. Gostaríamos de agradecer ao BLT pela confiança que depositaram em nós e esperamos aprofundar ainda mais a nossa cooperação de longo prazo”, afirma o Dr. Ansgar Brockmeyer, vice-presidente executivo de marketing e vendas e vice-presidente executivo da Stadler.
Em operação desde a mudança de horário em 2023
Os primeiros bondes TINA entrarão em operação em dezembro de 2023 com mais unidades chegando ao longo de 2024 e 2025, substituindo os bondes Schindler de mais de 40 anos.
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Ferrovia entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
Comments