
A França apresentou na Gare de Lyon, a nova geração de trens de Alta Velocidade, TGV, unidades que contarão com Wi-Fi e disponibilidade de rede 5G, poltronas para 740 passageiros, 20% a mais em comparação aos trens atuais, e autorizados a velocidade máxima de 320 km/h.

Durante o evento comemorativo do quadragésimo aniversário do TGV francês, o Governo local anunciou a reativação do projeto de expansão da rede de alta velocidade ao longo desta década para o qual considera "a década do TGV", enquanto a Ferrovia Francesa, SNCF, anunciou que o novo trem levará o nome de TGV M, e que consumirá 20 por cento menos energia, produzindo 32 por cento menos dióxido de carbono e que será 97% de sua estrutura reciclável.

O projeto de extensão da rede TVG desenvolver-se-á em fases sucessivas a partir da linha Bordéus-Toulouse, seguindo-se Marselha - Nice e Montpellier - Perpignan, que por sua vez será escalonada prioritariamente no trecho Montpellier - Béziers. Além disso, o projeto inclui o desenvolvimento transalpino Lyon-Torino, para o qual as obras iniciais já estão em andamento, bem como o corredor de alta velocidade Paris-Normandia entre melhoramentos em outras linhas.
Impostos
O governo francês anunciou também que dois impostos aplicáveis aos serviços de alta velocidade, nomeadamente a Contribuição Solidarité Territoriale e a Taxe sur le Résultat des Entreprises Ferroviaires , serão retirados a partir de 2023, poupando à SNCF anualmente cerca de 200 milhões de euros por ano. A SNCF havia solicitado esta retirada devido à abertura de mercado na ferrovia europeia e chegada iminente dos serviços de alta velocidade da Trenitalia, duas vezes ao dia na linha Paris - Milão.
Além disso, no discurso, a SNCF anunciou que Ouigo Espanha lançará um serviço Madrid - Valência em abril de 2022 e confirmou que a SNCF estuda a possibilidade de lançar serviços Ouigo (LowCost) na Itália em resposta ao lançamento do Serviço Milão - Paris da Trenitalia.
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