
As regiões francesas de Auvergne-Rhône-Alpes, Burgundy-Franche-Comté, Great East e Occitania fizeram o primeiro pedido de trens bimodais, elétricos e de hidrogênio na França através da SNCF Voyageurs.
O contrato tem o valor de 190 milhões de euros e contempla o fornecimento de doze unidades bimodais polivalentes Coradia com autonomia até 600 km em vias não eletrificadas. A primeira dessas unidades começará a ser testada em operação no final de 2023. Os trens, com quatro vagões e 72 metros de extensão, terão capacidade total de 218 lugares e o mesmo desempenho e nível de conforto dos diesel-elétricos versão bimodal.

A Alstom já colocou trens movidos a células de combustível em serviço na Alemanha, Holanda e Áustria e está envolvida em projetos de hidrogênio no Reino Unido, Itália e França. Recentemente, anunciou a aquisição da Helion Hydrogen Power, subsidiária da Areva, especializada no desenvolvimento de células de combustível de alta potência, com o objetivo de completar suas capacidades em tecnologias de hidrogênio.
Coradia iLint
O trem a hidrogênio da Alstom, o Coradia iLint, começou a operar com passageiros em setembro de 2018, com duas unidades em serviço regular na Baixa Saxônia, Alemanha. Após um ano e meio de testes e mais de 180 mil quilômetros rodados, foi iniciada a produção em série dos trens, que serão entregues a partir de 2022, em substituição às atuais unidades a diesel.
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