
A Alstom foi selecionada pela operadora de transporte público Régie Autonome des Transports Parisiens (RATP) para fornecer seu sistema de operação automática de trens I-CBTC para as linhas 10, 7bis, 3bis e 3 do metrô de Paris, na França. Até 91 vagões dos novos trens MF19, projetados e fabricados pela Alstom em suas plantas de Valenciennes e Crespin, serão equipados com a solução CBTC (I-CBTC) intercambiável da Alstom, desenvolvida para a RATP.
A parte confirmada do contrato cobre a adaptação da solução I-CBTC e sua implementação nas linhas 10, 7bis e 3bis (44 trens). A RATP pode conceder fases condicionais, como implantação na linha 3 (47 trens), manutenção em condições de funcionamento por 15 anos ou atualizações funcionais.
A implantação do sistema de operação automática de trens I-CBTC a bordo faz parte do programa OCTYS para atualizar o sistema de operação automática do metrô de Paris. Graças à escalabilidade e capacidade de atualização fornecidas pelo conceito de intercambialidade da OCTYS, a solução CBTC pode ser implementada em várias fases, garantindo sua uniformidade em toda a rede. As linhas 10, 7bis e 3bis irão operar inicialmente com infraestrutura terrestre reduzida e sem comunicação de rádio. Na linha 3, a intercambiabilidade permitirá que os novos trens MF19 equipados com a solução I-CBTC da Alstom operem na infraestrutura terrestre existente.
“É uma grande honra para nós, mais uma vez, trabalhar na modernização do sistema de metrô de Paris. Nossa solução I-CBTC já está em operação em 34 km nas linhas 5 e 9, e mais de 80 milhões de quilômetros já foram percorridos desde que entrou em serviço. Também está sendo implantado nas linhas 6 e 11 do metrô de Paris. Este novo contrato é uma marca da confiança da RATP em nossa experiência francesa em sinalização urbana e de nosso compromisso com uma cooperação estreita nos próximos trinta anos. Ele reforça a atividade de sinalização da Alstom na França, onde é o maior empregador neste setor específico, com mais de 1.700 funcionários ”, disse Jean-Baptiste Eyméoud, presidente da Alstom França.
I-CBTC é um sistema de automação do tipo “Communication-Based Train Control” (CBTC) intercambiável que atende aos critérios da RATP para o padrão OCTYS. Desenvolvido em parceria com a RATP, o I-CBTC é capaz de realizar funções de operação remota, monitorando a segurança nas operações e controlando os sistemas de tração e frenagem para movimentar os metrôs de forma automática, com diferentes níveis de automação, de acordo com a configuração escolhida pela RATP melhorando a frequência na linha. Perto de 130 vagões de metrô de Paris (MF01) operando nas linhas 5 e 9 agora estão equipados com a solução I-CBTC a bordo da Alstom. Os trens MP14 e MP89 que devem entrar em circulação nas linhas 11 e 6, respectivamente, também serão equipados com a solução da Alstom. Essas duas linhas também são equipadas com um sistema de rádio Alstom para transmissão de dados entre o trem e o solo, que faz parte da solução I-CTBC.
A Alstom será responsável pelo desenvolvimento, validação, industrialização, instalação, teste e comissionamento de sua solução I-CBTC embarcada.
A Alstom já implantou seus sistemas de operação automática de trens CBTC em 109 linhas de metrô em 23 países, com 28 dessas linhas totalmente automatizadas. Isso representa um total de mais de 1.500 km de linhas de metrô em operação. A Alstom oferece soluções com base em 15 anos de experiência em sistemas de rádio CBTC.
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