
Alstom e Deutsche Bahn (DB), em cooperação com Baden-Württemberg e Baviera, abrirão um novo capítulo nas operações ferroviárias ecológicas na segunda-feira, quando testam o primeiro trem totalmente a bateria da Alstom e em serviço de passageiros regular. A partir de 24 de janeiro, a Battery Electric Multiple Unit (BEMU) iniciará o serviço de receita com passageiros em Baden-Württemberg e na Baviera a partir de 5 de fevereiro. A DB operará o veículo de baixa emissão com sua subsidiária regional de transporte DB Regio. A operação, por enquanto teste, será executada até o início de maio de 2022.
“Drives alternativos são o futuro da mobilidade e nossas soluções abrangentes permitirão um transporte ferroviário mais sustentável em toda a Alemanha”, explica Müslüm Yakisan, presidente da região DACH da Alstom. “Desde 2016, trabalhamos juntos para desenvolver tecnologia de bateria eficiente e econômica para preencher lacunas em vias não eletrificadas na rede ferroviária alemã. Os testes de operação de passageiros nos permitirão coletar dados valiosos e demonstrar a viabilidade de nossa solução.”
Desde 2016, a Alstom desenvolve o trem elétrico a bateria em conjunto com a Universidade Técnica de Berlim e com o apoio da Organização Nacional para Tecnologia de Hidrogênio e Células de Combustível (NOW) através do financiamento do Ministério Federal para Digital e Transportes. O projeto pretende ser uma solução sustentável para a rede ferroviária da Alemanha, onde um total de 450 linhas são operadas exclusivamente com trens a diesel. Propulsões alternativas permitem uma operação eficiente e livre de emissões e este teste de quase quatro meses em rotas de passageiros na Baviera e Baden-Württemberg é o próximo passo para a descarbonização do transporte ferroviário alemão. No futuro, esta tecnologia BEMU será aplicada à plataforma Alstom Coradia.
“Precisamos dessa tecnologia futura nas ferrovias”, diz o Ministro dos Transportes de Baden-Württemberg, Winfried Hermann. “Tecnologias alternativas de propulsão no transporte ferroviário são importantes para a transição para uma mobilidade amiga do clima. Nas linhas em que a construção de uma linha aérea é difícil e, portanto, muito cara, ou só pode ser realizada no futuro, os trens de bateria ou hidrogênio serão usados gradualmente e substituirão a atual operação a diesel.”
Durante a semana, o trem movido a bateria funcionará em Baden-Württemberg na linha Stuttgart - Horb e aos sábados e domingos na linha Pleinfeld - Gunzenhausen na região dos lagos da Francônia. Esse arranjo maximizará a quilometragem do trem enquanto testa uma variedade de perfis de rota e cenários para o carregamento de bateria. Enquanto em Baden-Württemberg o carregamento ocorre durante a viagem em andamento, na Baviera o carregamento só pode ocorrer nas estações de destino e partida, eletrificadas, pois a rota entre eles não é eletrificada.
Enquanto os trens de hidrogênio da Alstom são otimizados para rotas mais longas, os BEMUs da Alstom são adequados para rotas mais curtas ou linhas com trechos não eletrificados anteriormente operados com veículos a diesel. As conexões diretas entre seções de rede eletrificadas e não eletrificadas agora são possíveis e podem ser operadas sem emissões, sem a necessidade de eletrificação adicional - encurtando o tempo de viagem entre cidades ou até mesmo, países.
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