
A Alstom lançou um novo aplicativo de gerenciamento de mobilidade, desenvolvido pela equipe Alstom Spain Innovation, que usa inteligência artificial para oferecer novas soluções para gerenciar fluxos de passageiros e mobilidade urbana.
A solução que emprega Big Data e Machine Learning permite que os operadores adaptem sua oferta de maneira fácil e em tempo real aos requisitos de distância social e fluxo de público que surgiram após a pandemia do Covid-19. O sistema Mastria oferece aos operadores maior visibilidade da distribuição e fluxo de passageiros em trens e estações e permite prever esses movimentos com antecedência.
Assim, a densidade de passageiros pode ser antecipada, controlada e gerenciada em tempo real, e a frequência, capacidade e número de trens necessários, acesso às estações podem ser adaptados. o que pode ser especialmente útil em períodos de variação na demanda como horários de pico, eventos, restrições de mobilidade etc.

Sensores
Solução da Alstom coleta informações sobre demanda e volume de passageiros através dos sensores de peso do trem, validadores de bilhetes, sistemas de sinalização e gerenciamento de tráfego, câmeras de vigilância por vídeo e uso de redes móveis, para oferecer uma imagem em tempo real do influxo de usuários.
A Mastria processa as informações e propõe ao operador ações para garantir determinadas taxas de ocupação, como aumento da frequência de trens, desvio de passageiros para outra estação próxima, reforço ou reajuste de outros sistemas de transporte, restrição de acesso à estação ou distribuição de passageiros na plataforma para facilitar o acesso a carros menos ocupados.
Os algoritmos de previsão da Mastria permitem antecipar essas situações, garantindo o planejamento correto de todo o sistema. A capacidade de prever e analisar milhões de dados em tempo real permite antecipar o fluxo de passageiros e adaptar a oferta à demanda real ou esperada.


Panamá
No final de 2019, a Alstom começou a implementar a Mastria no metrô do Panamá para analisar o fluxo de passageiros e ajudar a resolver o problema de saturação que apareceu em épocas e estações específicas.
Em três meses de implantação o sistema, o problema de saturação foi previsto até trinta minutos antes de ocorrer. Graças a alertas preditivos, o operador conseguiu ativar as ações operacionais necessárias o tempo todo e se adaptar às mudanças diárias na demanda. Entre outros efeitos, o tempo de espera foi reduzido em mais de 12%.
Atualmente, no novo cenário da pandemia, a mesma tecnologia já está sendo usada para garantir que a ocupação nos trens não atinja 40%, de acordo com as recomendações das autoridades de saúde de alguns países .
Usando várias fontes de dados de faturamento e peso do carro, novas funcionalidades foram desenvolvidas, como monitoramento em tempo real da densidade e fluxo de passageiros em estações e trens, com novos alertas preditivos, simulação de abertura e fechamento de acesso às estações ou análise da distribuição de passageiros em cada vagão nos trens.

Tecnologia Mastria
O Mastria é baseado em quatro funções padrão principais, altamente configuráveis e combináveis de acordo com as necessidades dos operadores e o ambiente da rede de transporte: supervisão multimodal, gerenciamento de tráfego, coordenação de operações e análise preditiva.
A Mastria se comunica com informações externas e sistemas de controle por meio de conexões de rede seguras. É flexível e escalável, adaptável a diferentes redes de transporte, sejam locais, urbanas ou de longo alcance. Além disso, pode ser expandido para incluir novas linhas e meios de transporte adicionais.
Atualmente, diferentes aplicações da tecnologia de inteligência artificial Mastria já foram implementadas em Paris, Florença, Saragoça e Panamá.
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