
A Repsol e a Talgo assinaram um acordo na fábrica do fabricante de trens na cidade de Las Rozas, em Madri, para promover a criação de trens a hidrogênio renovável e promover o transporte ferroviário livre de emissões na Península Ibérica.
A aliança pretende oferecer uma solução abrangente para o trem de hidrogênio renovável e contribuir para o cumprimento de um dos objetivos do chamado Roteiro do Hidrogênio que estabelece como meta para o ano de 2030 ter duas linhas de trens comerciais alimentado por hidrogênio renovável.
A Talgo tratará do projeto, fabricação das unidades e operação inicial dos novos trens automotores para Media Distancia e Cercanías (Regionais e Suburbanos) e a Repsol fornecerá sua infraestrutura de geração de hidrogênio renovável e sua logística para abastecer a rede ferroviária.
O trem de hidrogênio renovável Vittal One da Talgo é movido por motores elétricos alimentados por células de hidrogênio. Este tipo de trem pode circular em trilhos não eletrificados, o que beneficia principalmente as regiões com linhas ferroviárias secundárias não eletrificadas, ao permitir uma mobilidade descarbonizada rápida e fácil.
A Repsol utilizará resíduos orgânicos para gerar biogás, a partir do qual produzirá hidrogênio renovável e anunciou a instalação de dois eletrolisadores de 100 MW de capacidade em Cartagena e Petronor que fornecerão hidrogênio renovável aos seus complexos. Além disso, a empresa fomenta e promove grandes ecossistemas em torno da cadeia de valor do hidrogênio, onde a oferta e a demanda são ajustadas e que combinam desenvolvimento tecnológico, investimento e colaboração público-privada. Este tipo de iniciativa permite posicionar a Espanha como uma referência na produção de hidrogênio renovável no sul da Europa.
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