
A Swedish Railways, SJ, colocará em serviço no dia 16 de novembro o primeiro trem de alta velocidade X 2000 modernizado, unidades que começaram a circular na Suécia em 1990. A modernização do material ferroviário já existente tem sido o recurso de algumas empresas para diminuírem o investimento em material rodante em momento tão delicado financeiramente, atualizando o material em termos de conforto, tecnologia e segurança e com um custo bem menor.
Essa politica vem sendo implantada com grande sucesso em países como Portugal, que vem investindo pesado na recuperação de material ferroviário, locomotivas, carros de passageiros e unidades automotoras, algumas delas com mais de três décadas de utilização e que já estavam paradas, podendo assim ampliar serviços, oferecer mais qualidade, conforto e segurança para a população, e com um custo em termos de investimento avaliado em cerca de pouco mais de 10% do que seria a compra de material novo.

No caso das unidades suecas, os sistemas de controle, freios e sistemas de comunicação foram modernizados, e o nível de conforto aumentou significativamente com a renovação de todo o equipamento interno. O design do novo X 2000 ganhou o prêmio "Best of the best" no concurso internacional de design Red Dot na categoria de design de interiores.
Além disso, a SJ instalou um sistema Wi-Fi baseado na conexão 5G e novas janelas que facilitam a transmissão de dados e melhoram significativamente a conectividade. Nos carros, os bancos e a iluminação foram melhorados, os banheiros incluem espaço para cadeiras de rodas e o carro-restaurante também oferece uma oferta mais variada. Todo o equipamento interior, desde sanitários a área de circulação, passando pelo vagão-restaurante foi desenhado em colaboração com organizações de pessoas com deficiência.
O trem, que entrará em operação no dia 16 de novembro, vai operar a linha Estocolmo-Gotemburgo que, no início de 2022, receberá outra unidade reformada. Novas unidades vão chegar ainda para operar na linha Estocolmo-Malmö.
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Ferrovia entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
Kommentit