top of page

F1: Gabriel Bortoleto roda na primeira volta do GP da China, mas termina na frente do seu companheiro

Foto do escritor: Redação PubliracingRedação Publiracing
F1: Gabriel Bortoleto roda na primeira volta do GP da China, mas termina na frente de seu companheiro

Terminou neste domingo (23) a segunda etapa do Campeonato Mundial de F1. No Circuito Internacional de Xangai, na China, o brasileiro Gabriel Bortoleto, que faz sua temporada de estreia na categoria, largou da 19ª posição e, após corrida de recuperação, e beneficiar da exclusão de três pilotos concluiu oficialmente a prova no 14º lugar.


Assim como programado no calendário da F1 o GP da China tem programação diferenciada sendo a primeira de seis praças que conta com a corrida Sprint. Assim, na sexta-feira, os pilotos tiveram apenas um treino para se adaptarem ao traçado e, logo em seguida, foram direto para a sessão classificatória da Sprint Race. Bortoleto completou 24 voltas no treino e seguiu confiante para a classificação. Nesta sessão, assim como aconteceu na Austrália, ele conseguiu levar o carro #5 da equipe Sauber para o Q2 e, com o tempo de 1m32s564 conseguiu garantir um lugar na sétima fila do grid de largada, na 14ª colocação.


No sábado a programação foi iniciada com a Sprint Race. Gabriel largou bem e manteve-se em sua posição, porém, com o passar das voltas passou a sofrer bastante com a degradação dos pneus de composto médio. Assim, nas últimas voltas foi perdendo rendimento e foi superado por alguns concorrentes concluindo a corrida na 18º posição. Na última volta ele ainda sofreu uma batida de Jack Doohan que o fez rodar na pista e estragou parte de sua Sauber.


F1: Gabriel Bortoleto roda na primeira volta do GP da China, mas termina na frente de seu companheiro

Horas depois os carros voltaram à pista para a classificação da corrida principal. Gabriel estava animado já que havia conseguido levar o carro ao Q2 na Austrália e no qualy para a Sprint Race. Desta vez, porém, o jovem de São Paulo ficou preso no tráfego em sua volta de preparação. Com isso ele não conseguiu o aquecimento ideal para os pneus e ficou apenas com a 19ª posição do grid de largada para a corrida principal.


"Na corrida de hoje, apesar de uma boa posição de largada, infelizmente lutamos com a degradação dos pneus e não conseguimos capitalizar o bom trabalho que fizemos na sexta-feira. Não consegui acompanhar o ritmo e o contato com o Doohan no final também causou alguns danos no carro. No geral, faltou aderência em comparação com os outros competidores, o que tornou difícil manter nossa posição. Ainda assim, estou gostando de correr neste circuito até agora, e aprendemos mais algo que será útil para a corrida de domingo", explicou Bortoleto.

A corrida principal

Após partir da última fila do grid Bortoleto fez uma bela largada na prova deste domingo e partiu para cima de seus concorrentes. Em apenas duas curvas ele já tinha superado quatro concorrentes quando, em disputa com Oliver Bearman, acabou ficando na parte suja do traçado e rodou indo parar na caixa de britas. Ele conseguiu tirar o carro da área de escape e a equipe o chamou para os boxes para trocar os pneus. Ele colocou um novo jogo de pneus "duros" e voltou para a pista, porém, bem atrás do pelotão. Com bom ritmo dentro das expectativas do carro o piloto fez voltas realmente velozes e foi tirando a diferença para os demais.

F1: Gabriel Bortoleto roda na primeira volta do GP da China, mas termina na frente de seu companheiro

Na volta 27 ele voltou aos boxes para um novo pit stop e, após bom trabalho da equipe, voltou para a pista com uma diferença de 15 segundos para o Nico Hulkenberg, seu companheiro de equipe que estava diretamente à sua frente. Muito concentrado e com voltas realmente muito velozes Gabriel foi volta a volta reduzindo esta diferença até que, na volta 47, ele conseguiu superar Nico assumindo, àquela altura, a 18ª colocação. Gabriel seguiu com seu ritmo forte e, ao final das 56 voltas, Bortoleto concluiu a corrida na 17ª posição, com quase 10 segundos de vantagem à frente de Hulkenberg. Após a corrida os dois pilotos da Ferrari e ainda Pierre Gasly acabaram por ser desclassificados por questões técnicas e o brasileiro subiu para a 14ª posição.


"Hoje definitivamente não foi uma corrida ideal. Depois do incidente na primeira volta me foquei em me recuperar e obter o máximo de informações possível sobre o carro. Embora nossa posição não fosse favorável, foi bom poder continuar e terminar a corrida, já que foi minha primeira corrida principal completa. Encarei isso como uma oportunidade para aprender mais sobre gestão de pneus e nosso ritmo, entendendo como estamos em relação aos outros. É difícil dizer onde poderíamos ter estado com uma corrida mais limpa. Obviamente eu queria que esse final de semana fosse mais positivo. Seguiremos trabalhando e voltamos para a fábrica para analisar o que aprendemos nessas duas primeiras corridas e vamos nos preparar para Suzuka. Estou realmente ansioso para correr lá... pratiquei muito no simulador e estou ansioso para finalmente correr na pista real", concluiu Bortoleto.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Publiracing AutoMadrid.png
Publiracing VTM.png
Publiracing AutoQRO.png
AEA_SDEEEEC2025_CARROSSEL_A.png

Testes Revista Publiracing

Novo Citroën C3 inovou no interior e carregou no conteúdo 🥇

Publiracing Portal de Notícias
Novo Citroën C3 inovou no interior e carregou no conteúdo 🥇
Novo Citroën C3 inovou no interior e carregou no conteúdo 🥇

Novo Citroën C3 inovou no interior e carregou no conteúdo 🥇

01:31
Reproduzir vídeo
Olha quem chegou! - O carro do ano 2025 em Portugal🏆

Olha quem chegou! - O carro do ano 2025 em Portugal🏆

01:31
Reproduzir vídeo
BYD Atto 3 com nota elevada em comportamento dinâmico 🏆

BYD Atto 3 com nota elevada em comportamento dinâmico 🏆

01:30
Reproduzir vídeo
bottom of page