Uma das muitas novidades apresentadas recentemente pela Yamaha para o Brasil, uma delas é a Scooter elétrica Neo’s, que chega nas lojas em janeiro com uma autonomia de 80 km e fabricada no Brasil.
A Yamaha é a segunda montadora que mais emplaca atualmente com market share de 17%.
O mercado brasileiro de motos 100% elétricas é ainda pequeno, vendendo apenas 5000 unidades anualmente (2023).
O motor elétrico da nova scooter da Yamaha, do tipo sincronizado trifásico de excitação, tem potência nominal de 2,3 kW a 424 rpm (potência máxima de 2,4 kW a 400 rpm). As duas baterias de lítio, com tensão de 50,4 V, têm capacidade máxima de 23,2 Ampère-hora (Ah). Com esse conjunto elétrico entrega um torque máximo de 135,3 N.m.
Pensada para deslocamentos urbanos de pequenas distâncias, a Yamaha Neo’stem duas baterias de série. Para mais praticidade, as baterias do modelo elétrico da Yamaha são removíveis e podem ser carregadas tanto na própria scooter ou em casa, sempre em uma tomada de dois pinos. As baterias podem ser carregadas de 0 a 100% no período de nove horas. Já para carregar de 20 a 80% são necessárias cinco horas.
A Scooter tem dois modos de pilotagem diferentes, STD (padrão) e ECO (econômico), que podem ser selecionados no punho direito, para atender condições variadas e preferências individuais. O modo STD oferece entrega total de potência, enquanto o modo ECO prioriza a economia de bateria da scooter elétrica.
Ainda é destaque o painel multifunções 100% digital, exibindo na tela LCD as seguintes informações: velocímetro, hodômetro, trip, relógio e ícones de conectividade (notificação de mensagem e chamada recebida e status da bateria do smartphone conectado).
Também são exibidos no painel os indicadores de carga das baterias, aviso de modo de pilotagem ECO, indicador RUN (quando a scooter está pronta para rodar) e ainda luzes indicadoras de problema no motor e erro na chave de presença com Sistema Smart Key. Uma luz amarela com uma tartaruga acende para indicar quando o nível da bateria é menor ou igual a 20%, então a velocidade é reduzida.
Além disso, quando a bateria está muito fria, aparece no painel a mensagem "COLD", e quando está muito quente, "HOT", e o indicador de “Tartaruga” acende e a velocidade é reduzida para preservar a bateria.
Hélio Ninomiya, Diretor Comercial Executivo da Yamaha do Brasil declarou:
"Com certeza será uma moto de nicho oferecendo ótimas soluções de mobilidade em trechos urbanos", com facilidade de carregamento e tornando ainda mais barato e eficiente andar de moto em grandes centros urbanos.
Comments