
A Stellantis vem desenvolvendo desde 2022 um projeto para veículos elétricos de suas marcas para que a recarga seja realizada através de um sistema por indução, ou seja, sem a necessidade de ligar um cabo no carro. O projeto piloto da Stellantis e todos os parceiros envolvidos é coordenado pela A35 Brebemi, e ganhou mesmo um destaque especial ao ser considerado pela conceituada revista TIME como uma das 100 invenções mais importantes de 2021.
A tecnologia chamada DWTP (Dynamic Wireless Power Transfer) é constituído por um sistema de bobinas colocados sob o asfalto e que transmitem a energia diretamente para os carros, caminhões ou ônibus em movimento, veículos equipados com um "receptor" especial que transfere a energia proveniente da infraestrutura viária diretamente para as baterias do veículo.
Testes na Arena del Futuro provaram em 2022 que um Fiat 500 elétrico circulando na pista de teste, e utilizando o sistema de recarga por indução, percorre toda a distância escolhida sem consumir a energia armazenadas no veículo. Os testes ainda mostraram que a eficiência do fluxo de energia do asfalto para o carro é comparável à eficiência das estações de carregamento rápido. Além disso, as medidas na intensidade do campo magnético provam que não há impacto no motorista e nos passageiros.
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