top of page

Exportações de componentes automóveis produzidos em Portugal continua batendo recordes

Foto do escritor: Redação PubliracingRedação Publiracing

Exportações de componentes automóveis produzidos em Portugal continua batendo recordes

A AFIA - Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel (Portugal) anunciou que as exportações de componentes automóveis terminaram o ano de 2022 a subir, tendo ultrapassado o valor produzido e faturado em 2019, último indicativo antes da pandemia. Esta tendência de crescimento tem-se vindo a registar nos últimos oito meses, atingindo no mês de dezembro os 722 milhões de euros. Este valor representa uma subida de 15,9% relativamente ao mesmo mês de 2021.


No 4.º trimestre de 2022 venderam-se ao exterior 2.719 milhões de euros. Um aumento de 18,6% face ao período outubro a dezembro de 2021. Assim, no ano de 2022 as exportações de componentes automóveis ultrapassaram pela primeira vez a barreira dos 10 mil milhões de euros – recorde absoluto - o que significa um acréscimo de 7,6% face ao período compreendido entre janeiro a dezembro de 2021.


Já no que diz respeito às exportações de componentes automóveis por país, o top 5 dos principais países continua a representar 70% das exportações portuguesas de componentes automóveis. Espanha mantém-se na primeira posição com vendas de 2.775 milhões de euros (+1,1%), seguida pela Alemanha com 2.347 milhões de euros (+20,2%). Na terceira posição continua a França, com 1024 milhões de euros (-6,6%), seguida dos Estados Unidos da América com 613 milhões de euros (+21,8%) e, finalmente, na quinta posição temos o Reino Unido, com 402 milhões de euros (-9,3%).


O comportamento das exportações para a Alemanha, o segundo país cliente dos componentes fabricados em Portugal, que aumentaram 20,2 % relativamente a 2021, continua a merecer destaque positivo, assim como as exportações para Espanha, principal cliente dos componentes fabricados em Portugal, que aumentaram 1,1% relativamente a 2021. Por último, destacamos ainda os EUA, que continua a ser o 4º mercado cliente das exportações de componentes automóveis produzidos em Portugal registando também um aumento de 21,8%.


De uma forma menos positiva, temos de realçar que as exportações para França, apesar de manter o seu lugar como o terceiro país cliente dos componentes automóveis fabricados em Portugal, a receita diminuiu 6,6% face a 2021. Também as exportações para o Reino Unido continuam em queda, tendo caído 9,3%, relativamente ao ano anterior.


Expectativas para 2023

Já em relação ao esperado para 2023, o ano será de constante desafio, pois continuamos a viver momentos de incerteza mundial devido à difícil situação geopolítica determinada pela guerra na Ucrânia e a tensão entre os EUA e a China. Continuamos também a assistir à escassez de semicondutores, assim como à inflação dos custos relacionadas com os transportes, energia e matérias-primas, que obrigam à interrupção das cadeias de abastecimento.


Todos estes fatores obrigam as empresas a gerir de uma forma constante toda esta incerteza, que acaba por acontecer dentro de um contexto, especialmente exigente, de dupla transição – digital e energética.


Apesar de tudo, a Indústria Portuguesa de Componentes Automóveis tem revelado um desempenho acima da produção automóvel na Europa, tendo entre 2015-2021 registado um crescimento de +4,2% ao ano, o que compara com um decréscimo médio anual de -4,4% da produção automóvel na Europa. Esta performance só é possível pela capacidade de resiliência, competência e fiabilidade continuadamente demonstradas pela indústria junto dos clientes internacionais. Refira-se que 98% dos carros produzidos na Europa têm pelo menos um componente fabricado em Portugal.


Os cálculos da AFIA têm como base as Estatísticas do Comércio Internacional de Bens divulgadas a 09 de fevereiro pelo INE – Instituto Nacional de Estatística.

 

Com jornalistas nos dois lados do oceano, informamos que nossos textos contêm expressões e palavras utilizadas tanto no Brasil como em Portugal, de acordo com a origem do conteúdo e o mercado principal a que se destinam.


Visite nossa Plataforma de Compra e Venda de Veículos e tenha atendimento com especialistas que vão ajudar você a realizar o melhor negócio



Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente e totalmente gratuito.


Para publicidade, apoio ou parcerias na seção #Peças e #Mecanica entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Teste (6).png

Testes na Europa

Artur Semedo

Antecipamos as novidades que vão chegar ao mercado brasileiro

20230830_222637.jpg

Turismo

Keller Carvalho

Uma viagem de trem pela Europa com passagem por cinco países

Publiracing AutoMadrid.png
Publiracing VTM.png
Publiracing AutoQRO.png

Testes Revista Publiracing

Segunda feira dia 24 tem teste com a Ford Ranger Raptor

Publiracing Portal de Notícias
Segunda feira dia 24 tem teste com a Ford Ranger Raptor
Segunda feira dia 24 tem teste com a Ford Ranger Raptor

Segunda feira dia 24 tem teste com a Ford Ranger Raptor

01:30
Reproduzir vídeo
Você sabe o que representa a logo da Opel?

Você sabe o que representa a logo da Opel?

01:31
Reproduzir vídeo
Opel Astra GS hibrido com motor de 136 CV ganha nossa atenção

Opel Astra GS hibrido com motor de 136 CV ganha nossa atenção

01:31
Reproduzir vídeo
bottom of page