A Diavel V4 chega com o motor V4 Granturismo de 1.158 cc da Ducati, com seus 168 cv e 12,8 kgfm de torque, é capaz de combinar linearidade em baixas rotações com torque vigoroso em toda a faixa de entrega.
A Diavel V4 inspira-se nos muscle cars, na estética dos super-heróis e reproduz a imagem de um atleta pronto para correr para os blocos de partida, com todas as massas concentradas na frente e uma traseira ágil e aerodinâmica.
Os exclusivos conjuntos de luzes dianteiras e traseiras e os piscas, obviamente full-LED, também contribuem para a aparência inconfundível da Diavel V4. O DRL dianteiro muda de forma, com um perfil de duplo C que evolui a partir da característica estilística anterior. O conjunto de luzes traseiras consiste em uma matriz de LEDs puntiformes posicionados sob a rabeta, também com uma assinatura óptica inconfundível da Ducati: uma solução única e espetacular que torna a motocicleta instantaneamente reconhecível. Os piscas dinâmicos estão integrados ao guidão, em frente aos reservatórios de controle do freio e da embreagem.
Outro elemento distintivo da Diavel V4 é o enorme pneu traseiro 240/45. As rodas são de liga leve de cinco raios com um perfil embelezado com superfícies usinadas e são um dos elementos mais refinados da estética da Diavel V4.
Motor
A Diavel adota o motor V4 Granturismo de 1.158 cc, um elemento central do design da motocicleta e, ao mesmo tempo, uma escolha técnica que melhora o desempenho, a dinâmica e o prazer de pilotar, graças também à escolha sofisticada de um virabrequim contra-rotativo, que reduz o efeito giroscópico e aumenta a agilidade da motocicleta.
Potente (168 cv), rica em torque a cada rpm (com um valor de pico de 12,8 kgfm a 7.500 rpm, 0,5 a mais que a Multistrada V4), mas também extremamente leve e compacta, a V4 Granturismo (que deriva da Desmosedici Stradale da Panigale V4 e da Streetfighter V4) é ao mesmo tempo suave, regular e agradável desde as rotações mais baixas.
Ela também se caracteriza pelos baixos custos de operação, com manutenção principal em intervalos de 60.000 km (um valor recorde no cenário mundial) e eficiência no consumo de combustível e nas emissões graças ao sistema de desativação estendida. Esse recurso desliga o banco traseiro não apenas quando o veículo está parado, mas também durante a condução em baixas rotações com carga reduzida do motor.
A ordem de disparo Twin Pulse, juntamente com o sistema de escapamento dedicado desenvolvido com grande atenção à “qualidade sonora”, caracteriza inconfundivelmente a marca do Granturismo V4. O sistema de desativação estendido para os cilindros traseiros, que permite que o motor opere como um cilindro duplo ou como um cilindro quádruplo com uma transição imperceptível devido à sua gradualidade, gera uma mudança no tom do ruído do escapamento quando ele muda de um modo para o outro. Um som mais profundo, com frequências mais baixas, caracteriza o Granturismo V4 quando apenas os dois cilindros dianteiros estão ativos. As frequências, por outro lado, tornam-se mais altas quando todos os quatro cilindros estão funcionando.
Chassi e ergonomia
O desempenho estimulante do motor V4 Granturismo é combinado com agilidade e dinâmica surpreendentes para uma motocicleta desse tipo. A Diavel V4 tem um peso em ordem de marcha sem combustível de 223 kg, o que representa uma economia de mais de 13 kg (-5 no motor, -8 no veículo) em comparação com a Diavel 1260 S, graças à leveza do V4 Granturismo e às ações específicas de muitos de seus componentes.
O resultado é uma motocicleta capaz de acelerações e desacelerações de tirar o fôlego. De fato, o desempenho do V4 Granturismo de 168 cv, combinado com o pneu traseiro 240/45 e uma engrenagem dedicada, permite acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 3'', com um impulso verdadeiramente impressionante.
Com um garfo invertido de 50 mm e um amortecedor com padrão cantilever, ambos totalmente ajustáveis, o sistema de freios, do tipo superesportivo, é com discos de 330 mm e pinças Brembo Stylema, com isso apresenta um desempenho impressionante, com valores de pico de desaceleração de até 11,5 m/s2: um valor que geralmente caracteriza as motocicletas de corrida, obtido somente graças a uma calibração muito refinada do sistema ABS.
O piloto - que pode desfrutar de um assento baixo (a 790 mm do solo), pedais centrais e guidão alto 20 mm mais próximo do que na Diavel 1260, o que facilita o uso, especialmente ao manobrar - está no centro da moto, com uma posição de pilotagem que também transmite visualmente uma sensação de controle e autoconfiança.
O conforto também melhora substancialmente em viagens longas graças à suspensão traseira, que aumenta o curso em 15 mm, e especialmente ao assento largo e bem perfilado, projetado para oferecer o máximo de liberdade de movimento em todas as direções, oferecendo assim também benefícios em termos de eficiência em uma pilotagem mais esportiva.
O garupa pode contar com um assento espaçoso e confortável, apoios para os pés que se retraem sob a traseira e uma barra de apoio traseira telescópica. Os apoios para os pés e a barra de apoio são efetivamente invisíveis na posição fechada e, juntamente com a cobertura do assento do passageiro, fornecida como padrão e de fácil instalação, permitem que a Diavel V4 seja transformada de um assento de dois lugares para um assento de um lugar com apenas alguns gestos.
Componentes eletrônicos
A Diavel V4 oferece três modos de potência e quatro modos de pilotagem: Sport, Touring, Urban e o novo Wet, projetado para superfícies de baixa aderência. Os modos de pilotagem permitem que o motociclista adapte o fornecimento do motor e a intervenção dos sistemas de auxílio à pilotagem (Ducati Traction Control na versão Cornering, ABS Cornering e Ducati Wheelie Control) à situação e às preferências do motociclista.
O Cruise Control torna os deslocamentos em rodovias mais relaxados, enquanto o Launch Control proporciona arrancadas incríveis e o Ducati Quick Shift up/down torna as mudanças de marcha em geral menos cansativas e mais eficazes na pilotagem esportiva.
O piloto pode gerenciar todos os sistemas eletrônicos por meio de controles retroiluminados no guidão e no novo painel TFT colorido de 5 polegadas, que também oferece conectividade Bluetooth para emparelhar o smartphone e usá-lo para chamadas, mensagens de texto e música, ou usar o sistema de navegação curva a curva (disponível como acessório) por meio do aplicativo.
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