No geral, em 2020, 72,9% de todos os novos ônibus médios e pesados (mais de 3,5 toneladas) registrados na União Europeia funcionavam com diesel, uma queda de quase 10 pontos percentuais em relação a 2019. Ao mesmo tempo, veículos eletricamente recarregáveis (ECV) já são 6,1% do total de registros de ônibus novos no ano passado, com aumento também dos ônibus híbridos, de 5,7% em 2019 para 9,5%. Todos os veículos com motorização alternativa (APV) combinados já representaram mais de um terço do mercado total de ônibus da UE em 2020.
Ônibus a diesel e gasolina
No ano passado, os registros de ônibus movidos a diesel sofreram o maior golpe com a crise do coronavírus, com as vendas caindo 27,1% para 20.458 unidades em toda a União Europeia. O diesel fechou o ano com uma participação de mercado em toda a UE de 72,9% em 2020, ante 82,4% em 2019. Cada um dos quatro principais mercados da UE registrou perdas de dois dígitos no ano passado: Espanha (-46,2%), Itália (-26,6%), França (-21,9%) e Alemanha (-15,9%). No mesmo período, apenas seis veículos a gasolina foram vendidos na UE, todos eles na Hungria.
Veículos com motor alternativo (APV)
Em 2020, os registros de novos ônibus eletricamente recarregáveis aumentaram 18,4%, de 1.448 unidades em 2019 para 1.714 ônibus vendidos em 2020, representando uma participação de mercado de 6,1%. Com 446 ônibus totalmente elétricos vendidos no ano passado, a Holanda foi o mercado líder para esses veículos, seguida pela Alemanha (388 unidades) e Polônia (200 unidades). Juntos, estes três países representaram mais de 60% das vendas totais de ônibus eletricamente recarregáveis em toda a UE.
Os veículos elétricos híbridos (HEV), por outro lado, representaram 9,5% do mercado de ônibus da UE em 2020. Os registros de ônibus híbridos totalizaram 2.662 unidades no ano passado, um aumento de 36,0% em relação ao ano anterior. A Alemanha foi responsável por cerca de metade das vendas totais, com 1.243 unidades. Em contraste, em 14 países da UE nem um único ônibus elétrico híbrido foi vendido no ano passado.
11,4% de todos os ônibus novos vendidos na União Europeia em 2020 funcionaram com combustíveis alternativos, quase todos movidos a gás natural. França (+ 71,3%), Suécia (+ 63,4%) e Espanha (+ 13,4%) - os maiores mercados da UE para esses veículos - todos registraram aumentos percentuais de dois dígitos em 2020. Isso contribuiu para um aumento nas vendas de 24,3% em todo região, atingindo um total de 3.206 ônibus emplacados no ano passado com propulsão alternativa.
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