No dia mais difícil para os brasileiros, navegador Cadu Sachs chega em 7º na categoria Challenger e mantém vice-liderança naquele grupo
Pelo segundo ano consecutivo, uma quebra prejudicou o brasileiro Lucas Moraes na briga pelo título inédito para o Brasil no Dakar Rally, competição que teve início no dia quatro de janeiro e será encerrada na próxima sexta-feira, dia 17, com percurso realizado na Arábia Saudita. Ainda no quilômetro 17 dos 605 disputados neste sábado (11), o piloto e o navegador espanhol Armand Monleón ficaram parados por quase duas horas para substituir os amortecedores e reparar a suspensão traseira de seu Toyota GR DKR Hilux.
O duo, que vinha em quinto na classificação geral, com chances de brigar pelo pódio ou mesmo a inédita vitória para o Brasil, conseguiu retornar à corrida, mas agora com chances reduzidas na luta pelo pódio. Moraes e Monleón continuarão na prova, em busca de pontos para o Campeonato Mundial de Rally Raid, no qual terminaram em um também inédito terceiro lugar para o Brasil em 2024, já na primeira participação do piloto de São Paulo.
Risco noturno nas dunas – Moraes e Monleón, que no Dakar do ano passado também foram prejudicados por uma quebra, competem na categoria Ultimate, considerada a Fórmula 1 do rally. Outro brasileiro que é destaque neste Dakar é o navegador Cadu Sachs, que compete em um Taurus T3 Max ao lado do piloto português Gonçalo Guerreiro na categoria Challenger, destinada a protótipos leves construídos especialmente para competição. Neste sábado, a dupla ficou na sétima posição. O resultado, no entanto, mantém o duo na vice-liderança da prova na categoria, com a dupla argentina Nicolas Cavigliasso e Valentina Pertegarini (Taurus T3 Max) mantendo a liderança desde o primeiro dia desta 47ª edição do Dakar.
“Foi um dia difícil”, resumiu o piloto Gonçalo Guerreiro, companheiro do brasileiro Cadu Sachs. “Chegamos de noite e esse foi um erro gigante (da organização), ainda há muitos carros na pista (que não chegaram)”, criticou ele, chamando a atenção para o aumento potencial do risco de se andar em alta velocidade pelas dunas do deserto com pouca visibilidade. “Não perdermos nenhum way point (ponto de registro de passagem), mas tivemos mais um pneu furado e, claro, perdemos tempo trocando a roda. De qualquer forma, chegamos ao final e estamos focados em terminar esse Dakar”, finalizou.
Liderança – A vitória na classificação geral da prova, e da categoria Ultimate, foi do Mini X-Raid da dupla Guillaume de Mevius (Bélgica)/Mathieu Baumel (França), com o tempo de 4h34min49s para o percurso de 605km cronometrados. Moraes e Monleón chegaram em 46º e caíram do quinto para o 14º lugar no acumulado das seis etapas disputadas. A liderança na classificação geral é do Toyota GR DKR Hilux da dupla sul-africana Henk Lategan e Brett Cummings, com 32h51min36s para os 3.135km cronometrados percorridos até este sábado. O duo brasileiro Marcos Moraes e Maykel Justo, que conduz um Toyota Overdrive, chegou na 29ª posição e está em 19º lugar no acumulado. Eles também cruzaram a linha de chegada à noite. “Não foi fácil andar nas dunas de noite, mas o Maykel mandou muito bem (na navegação)”, comemorou Moraes. Já o Century CR7 do brasileiro Marcelo Gastaldi e do francês Adrien Metge foi o 19º carro a cruzar a linha de chegada neste sábado e agora ocupa o 22º lugar na soma de todas as etapas na prova.
Segundo números atualizados pela organização, ainda faltam mais seis etapas, que somam 1.735km de trecho cronometrado, ou seja, trilhas válidas para a corrida. Até o momento o Dakar já percorreu 3.135km contra o cronômetro – de um total agora previsto de 4.870. Somando 2.659km correspondentes aos deslocamentos (trechos que não valem para a corrida e que servem para se chegar ao ponto de largada ou voltar ao acampamento), ao final da corrida os competidores terão percorrido 7.529km entre desertos, trechos de piso vulcânico e escarpados. Confira as informações:
RESULTADO CATEGORIA ULTIMATE – CARROS
Etapa 6 / 11 de janeiro / Hail-Al Duwadimi / 605km cronometrados / 829km totais
1) Guillaume de Mevius (Bélgica)/Mathieu Baumel (França), Mini X-Raid, 605 km em 4h34min49s
2) João Ferreira (Portugal)/Felipe Palmeiro (Portugal), Mini X-Raid, a 01min34s
3) Nasser Al-Attiyah (Qatar)/Edouard Boulanger (França), Dacia SandRider, a 02min01s
4) Guy David Botterill (África do Sul)/Dennis Murphy (África do Sul), Toyota Hilux, a 3min25s
5) Yazeed Al Rajhi (Arábia Saudita)/Timo Gottschalk (Alemanha), Toyota Overdrive, a 03min35s
6) Rokas Baciuska (Lituânia)/Oriol Mena (Espanha), Toyota Overdrive, a 05min31s
19) Marcelo Gastaldi (Brasil)/Adrien Metge (França), Century CR7, a 22min29s
29) Marcos Moraes (Brasil)/Maykel Justo (Brasil), Toyota Overdrive, a 47min54s
46) Lucas Moraes (Brasil)/Armand Monleón (Espanha), Toyota GR DKR Hilux, a 2h59min37s
Classificação Geral / Após seis etapas / Seis primeiros + brasileiros
1) Henk Lategan (África do Sul)/Brett Cummings (África do Sul), Toyota GR DKR Hilux, 32h51min36s
2) Yazeed Al Rajhi (Arábia Saudita)/Timo Gottschalk (Alemanha), Toyota Overdrive, a 07min16s
3) Mattias Ekström (Suécia)/Emil Bergvist (Suécia), Ford Raptor, a 22min27s
4) Nasser Al-Attiyah (Qatar)/Edouard Boulanger (França), Dacia SandRider, a 30min25s
5) Mitchell Guthrie (Estados Unidos)/Kellon Walch (Estados Unidos), Ford Raptor, a 50min16s
6) Mathieu Serradori (França)/Loic Minaudier (França), Century CR7, a 56min28s
14) Lucas Moraes (Brasil)/Armand Monleón (Espanha), Toyota GR DKR Hilux, a 3h34min56s
19) Marcos Moraes (Brasil)/Maykel Justo (Brasil), Toyota Overdrive, a 4h55min
22) Marcelo Gastaldi (Brasil)/Adrien Metge (França), Century CR7, a 5h41min07s
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