top of page
Foto do escritorRedação Publiracing

Dakar: Brasileiro lidera etapa, mas segue estratégia da equipe e diminui ritmo para não sair na frente amanhã

Dakar: Brasileiro lidera etapa, mas segue estratégia da equipe e diminui ritmo para não sair na frente amanhã

Lucas Moraes tomou a liderança com cerca de 300km, testou seu ritmo e parou o carro propositalmente para não ser o vencedor de hoje. Meta era evitar largar na ponta amanhã.


 

Uma característica do Rally Dakar está sempre presente: o longo e difícil desafio é disputado no deserto, onde não há caminhos abertos ou qualquer tipo de sinalização que indique qual é a rota a seguir. E essa regra orientou os principais competidores que disputaram neste sábado (4) o primeiro dos 13 dias de corrida da famosa aventura, que realiza até 17 de janeiro sua 47ª edição, na Arábia Saudita. Um deles foi o brasileiro Lucas Moraes, que conta com a navegação do espanhol Armand Monleón no Toyota GR DKR Hilux da categoria Ultimate.


Sempre posicionado entre os dez primeiros ao longo deste sábado, Moraes assumiu a liderança na penúltima especial, por volta do km 300 dos 412km que compuseram o trecho cronometrado de hoje. O piloto, que é a principal revelação recente no cenário mundial, seguiu na liderança, provando o bom resultado dos meses de preparação prévia em 2024. Mas simplesmente parou o carro a um quilômetro da bandeirada final, esperou cinco minutos e só depois seguiu em frente, com o objetivo de não terminar em primeiro neste sábado.


“Fazer isso me deu até calafrios, porque a gente sabia que estava indo bem, num bom ritmo e estava em condições de brigar pela vitória hoje. Mas combinamos que se passássemos vários carros a gente pararia no final, antes de cruzar a chegada, para dar um tempo e não terminar em primeiro. A estratégia foi determinada pela equipe e acho que foi o melhor para este momento, apesar de que como piloto a gente não gostar de fazer isso, de ceder a ponta ou uma boa posição. Mas faz parte do jogo no Dakar. O que importa é o resultado final no dia 17”, detalhou Lucas.

Dakar: Brasileiro lidera etapa, mas segue estratégia da equipe e diminui ritmo para não sair na frente amanhã
“Amanhã teremos o primeiro dos dois dias da etapa de 48 horas, ou seja, uma etapa disputada durante dois dias inteiros e que vai percorrer praticamente mil quilômetros. E quem larga na frente acaba tendo que descobrir sozinho por onde ir, só com a ajuda da planilha. Você se arrisca muito mais e isso não é bom no Dakar, especialmente em uma etapa de dois dias, por que aqui estamos no deserto, não tem estrada, é tudo via planilha e uma erradinha vai custar muito caro. Então, pensando na prova como um todo, é melhor largar mais atrás. Entre os 15 primeiros sempre é o ideal nessa situação. Então, a estratégia da equipe funcionou, nosso time está de parabéns por essa orientação”,

comentou o brasileiro, que mesmo assim neste sábado terminou em sétimo – que será sua posição de largada amanhã.


A vitória no dia na Ultimate foi norte-americano Seth Quintero e o alemão Dennis Zenz, a bordo de um Toyota GR DKR Hilux, com a marca de 4h35min08s para os 412km de corrida, isto após terem terminado o dia em segundo mas terem tido creditado no final o tempo em que pararam para ajudar uma piloto acidentada após esta capotar. Moraes e Monleón chegaram 3min18s atrás, na sétima posição. Os atuais campeões do Dakar, os espanhóis Carlos Sainz/Lucas Cruz, com um Ford Raptor, chegaram uma posição atrás, em oitavo a 3min27s dos vencedores do dia. Outro destaque é a espanhola Cristina Gutierrez, que conta com navegação do também espanhol Pablo Moreno em um Dacia Sandrider. Única mulher entre os líderes, ela terminou em quinto, a 2min13s dos vencedores.


Os outros dois carros pilotados por brasileiros na Ultimate também completam a etapa: Marcelo Gastaldi, que tem o francês Adrien Metge na navegação de seu Century CR7, terminou em 10º (a 5min43s dos líderes) e a dupla Marcos Moraes/Maykel Justo (Toyota Overdrive) ficou na 26ª posição (19min50s atrás do líder).


O Brasil também conta com o navegador Cadu Sachs, que compete na categoria Challenger (protótipos leves) a bordo de um Taurus T3 Max com o piloto português Gonçalo Guerreiro. O duo terminou na segunda posição na categoria, a apenas quatro segundos dos vencedores, os argentinos Nicolas Cavigliasso/Valentina Pertegarini (Taurus T3 Max).


Na categoria motos, o vencedor foi o australiano Daniel Sanders, da KTM. Já entre os caminhões, o trio Mitchel Van Den Brink (piloto, holandês), Jarno Van de Pol (navegador, holandês) e Moises Torrallardona (mecânico, espanhol) conquistou a primeira posição.


Disputada em dois dias, a desgastante etapa dupla que será aberta amanhã e se encerrará na tarde da segunda-feira terá 971km de trechos cronometrados, e um total de 1.067km de percurso se considerados os trechos de deslocamento.


RESULTADO CATEGORIA ULTIMATE - CARROS

Etapa 01 / 4 de janeiro / Bisha-Bisha / 412km cronometrados / 500km totais

1) Seth Quintero (EUA)/Dennis Zenz (Alemanha), Toyota GR DKR Hilux, 412km em 4h35min08s

2) Guerlain Chicherit (França)/Alex Winocq (França), Mini X-Raid, a 0min45s

3) Saood Variawa (África do Sul)/François Cazalet (França), Toyota TGR, a 1min48s

4) Martin Prokop (Rep. Checa)/Viktor Chytka (Rep. Checa), Ford Raptor, a 1min49s

5) Cristina Gutierrez (Espanha)/Pablo Moreno (Espanha), Dacia SandRider, a 2min13s

6) João Ferreira (Portugal)/Felipe Palmeiro (Portugal), Mini X-Raid, a 2min38s

7) Lucas Moraes (Brasil)/Armand Monleón (Espanha), Toyota GR DKR Hilux, a 3min18s

8) Carlos Sainz (Espanha)/Lucas Cruz (Espanha), Ford Raptor, a 3min27s

9) Guillaume de Mevius (Bélgica)/Mathieu Baumel (França), Mini X-Raid, a 5min37s

10) Marcelo Gastaldi (Brasil)/Adrien Metge (França), Century, a 5min43s

26) Marcos Moraes (Brasil)/Maykel Justo (Brasil), Toyota Overdrive, a 19min50s

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
20240915_163811_HDR.jpg

Testes na Europa

Artur Semedo

Antecipamos as novidades que vão chegar ao mercado brasileiro

bottom of page