Nesta primeira abordagem ao universo dos veículos e híbridos e elétricos vamos falar do sistema de ar-condicionado, responsável por muito do conforto no habitáculo do veículo.
Nos veículos convencionais o compressor de A/C é acionado através de uma polia tracionada pelo motor de combustão interna (MCI). Através de uma embreagem elétrica, pode-se controlar o acionamento ou não do compressor. Existem também os modernos compressores variáveis que permitem aumento ou diminuição compressão exercida pelo componente de acordo com a demanda momentânea. Porém em todos os casos há utilização do MCI para realizar o resfriamento do habitáculo, e isso gera perdas de até 5 a 7 cv, o que é considerável dependendo da potência disponível no propulsor.
Nos veículos híbridos e elétricos (HEV & EV) se utilizam os compressores elétricos. Ou seja, ao invés de se obter a energia necessária para movimentação do compressor do A/C através do uso de correia acionada pelo MCI, há um motor elétrico no próprio compressor que é energizado pelo sistema de alta tensão do veículo. O sistema de alta tensão pode ser da ordem de 300 ou até 400V. Já existem no mercado de EVs, sistemas de propulsão que usam sistemas de 800V, como o Porsche Taycan e o Audi e-tron GT. Mas nestes casos o A/C é acionado pelo sistema de 400V.
Com esse sistema de acionamento elétrico, consegue-se preservar a potência da propulsão do veículo para as acelerações e o compressor pode ser acionado mesmo com o motor do carro parado (no caso de uma parada no semáforo, por exemplo). Os compressores elétricos de A/C são uma tendência e, com os HEV & EV cada vez mais presentes no mercado, certamente aumentarão a sua participação nos automóveis modernos.
Em alguns dias continuaremos a falar sobre o mundo dos veículos híbridos e elétricos.
Abraço a todos
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