
A Comissão Europeia informou, em comunicado, ter aprovado, no âmbito do regulamento do órgão europeu e condicionado a uma serie de regras a que ficou obrigado o grupo francês, a aquisição pela Alstom da área de transporte ferroviária da canadense Bombardier.
Alstom e Bombardier são líderes mundiais na área do transporte ferroviário, atuando ambas no desenvolvimento e produção de material circulante e em soluções de sinalização. Ao juntarem-se, as duas companhias darão origem à segunda maior companhia do mundo de material ferroviário, só perdendo para a chinesa CRRC.
O negócio continua, no entanto, dependendo de outras autorizações, em operação que deve estar totalmente concluída no primeiro trimestre de 2021.
Entre as obrigações acordadas estão a saída da Bombardier do projecto V300 Zefiro, trem de Alta Velocidade desenvolvido conjuntamente com a Hitachi para o mercado britânico, ou o desinvestimento da Alstom no Coradia Polyvalent, bem como a venda da plataforma Talent 3 pela Bombardier.
A decisão anunciada vem após um ano em que Bruxelas reprovou a tentativa da Alstom em fundir os seus ativos ferroviários com a Siemens, precisamente por ambas as companhias se recusarem a avançar com soluções para impedir a concentração, prejudicando a concorrência.
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