
Bruxelas acolhe a sede da recém-criada Associação Europeia de Locadores de Material Rodante Ferroviário, AERRL, que visa promover a interoperabilidade do material rodante, a sua eficiência, sustentabilidade e segurança, representando mais da metade do material rodante alugado na União Europeia, Suíça e Noruega.
A organização visa melhorar a colaboração técnica e representar os interesses dos proprietários do material e seus clientes, sejam eles empresas ou autoridades de transporte nacionais e regionais, perante os organismos públicos europeus. Akiem, Railpool, MRCE e Northrail são membros plenos e Cargounit, ELP e Beacon Rail Finance são membros associados.
A Associação considera que a União Europeia se encontra numa encruzilhada para reforçar a sua base produtiva, consolidar a coesão territorial e descarbonizar a economia se posicionando como parte da solução para estes desafios. Além disso, destaca que o setor de locação de material circulante desempenha um papel estratégico de interface entre operadores, fabricantes, prestadores de manutenção, financiadores e reguladores, pelo que deve contribuir para melhorar a competitividade e o desenvolvimento da ferrovia na Europa.
Os parceiros da Associação têm mais da metade do material rodante alugado na União Europeia, Suíça e Noruega, 1.850 2.850 locomotivas e mais de quatrocentos carros e unidades múltiplas. No período 2016-2020, 40 por cento das entregas de locomotivas na União, Suíça e Noruega foram para locadoras, contra 25 por cento entre 2011 e 2015
Atualmente, mais de 150 operadores de carga e passageiros usam locomotivas alugadas, um quarto delas para operadores públicos e o restante para novos concorrentes privados.
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Ferrovia entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
Comentários