A série 200 da Peugeot (203, 205, 206, 207, 208 e e-208GT) sempre foi sinônimo de produtos a frente do seu tempo. O retrospecto de toda a saga revela como ponto comum aos representantes de cada uma das gerações o fato de serem produtos completos, capazes de conquistar com muita versatilidade e dinamismo os mais diversos públicos nos cinco continentes.
O histórico 203, mesmo não sendo comercializado no Brasil, não poderia ser esquecido, sendo o primeiro modelo monobloco de cabeçote hemisférico e válvulas em V, atingindo 116 km/h e o primeiro da marca produzido em massa, na ordem de meio milhão de unidades.
PEUGEOT 205 (1983)
O Peugeot 205 foi o 'Carro de Ouro do Ano' da década de 1980. Um hatch que conquistou várias gerações com seu design exterior original, o dinamismo de suas linhas e a confiabilidade. Esse modelo tinha caráter global, sendo produzido em 7 fábricas de 3 continentes. Lendário, sua leveza, robustez e chassi resultaram em um ótimo desempenho que, desde então, faz parte do DNA da família 200.
O Peugeot 205 Turbo 16 foi uma série limitada de 200 unidades construídas para homologar a participação do modelo no Grupo B do Campeonato Mundial de Rally. Com sua carroceria reforçada, motor central transversal de 200 cv e tração nas quatro rodas, logo se tornou um carro cult e alcançou grande sucesso nas competições, vencendo o Campeonato Mundial de Rally para pilotos e construtores em 1985 e 1986; além do Paris-Dakar, em 1987 e 1988.
PEUGEOT 206 (1998)
O Peugeot 206 nasceu com o desafio de substituir o 205. Não apenas o fez, como também se tornou o carro mais vendido da marca no mundo. Atualizando os atributos de seu antecessor, este carro ganhou uma variedade importante de tipos de carroceria e tecnologia superior.
A oferta foi se ampliando ao longo dos anos, com carrocerias inovadoras em seu segmento, como o CC (Coupé Cabriolet), o sedã e a família SW; e uma longa lista de versões e motores, incluindo os esportivos 206 GTI, 206 RC, 206 Rallye (séries especiais).
Também foi do 206 a merecida honra de ser o primeiro automóvel da Peugeot produzido na fábrica de Porto Real (RJ), em 2001. O 206 não apenas fez sucesso instantâneo, como subiu a régua do segmento, fazendo com que toda a concorrência se apressasse para lançar projetos renovados que tivessem alguma chance de encará-lo.
PEUGEOT 207 (2008)
Era uma nova geração de carros pequenos, especialmente desenvolvida e fabricada no Mercosul. Com um estilo externo vigoroso, essa nova geração adotou a tendência estilística das criações então recentes da marca, como os 307 e 407. O 207 também era oferecido em múltiplas versões que combinavam níveis de equipamentos e motores a gasolina, além das carrocerias SW e Sedan.
PEUGEOT 208 (2013)
Seu lançamento significou um profundo repensar da experiência de dirigir, com a estreia de uma nova arquitetura completamente ergonômica chamada i-cockpit®, a reinterpretação da marca da posição de dirigir.
Com um design inovador, um equilíbrio dinâmico requintado e equipamentos sem precedentes para o segmento, o 208 tornou-se rapidamente a nova referência entre os carros compactos.
Novo 208 (2020)
A reinterpretação da posição de condução proporcionada, agora com o I-COCKPIT 3D, oferecendo uma verdadeira inovação no segmento de veículos, melhorando a condução em todos os aspectos ao potencializar a eficiência e simplicidade da leitura de informações.
Na cabine, materiais e acabamento em alto padrão, imprimindo ao 208 uma qualidade muito acima do que se vê em seu segmento - e até mesmo em categorias superiores. Com uma distribuição harmoniosa dos equipamentos, o layout privilegia o motorista, reforçando a ergonomia. O tratamento estético apurado faz uso de superfícies refinadas em todos os pontos de contato, como volante, laterais de portas e botões, realçando ainda mais a beleza, a ergonomia e a funcionalidade diferenciadas do i-Cockpit 3D.
Peugeot e- 208 GT (2021)
Nascido para escrever o capítulo mais esportivo e “elétrico” com olhar para o futuro da linha 200, o e-208 GT entrega 260 Nm de torque imediatos (26,5 kgfm) e 136 cavalos de potência (100 kW), que permite ao modelo acelerar de 0 a 100km/h em apenas 8,3 segundos.
Brevemente a linha 208 receberá uma atualização, com a chegada de uma nova opção de motorização, o 1.0 já utilizado em outras marcas do grupo Stellantis, e que chega para ampliar a versatilidade em termos de opção comercial para a linha 208 no país.
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