Exatamente 50 anos atrás no Salão Automóvel de Genebra, a estrela indiscutível do evento foi apresentada: o Lamborghini Countach LP 500 em amarelo. Às dez horas da manhã, no espaço expositivo da Carrozzeria Bertone, este protótipo fez a sua primeira aparição pública. Seu lançamento foi tão bem-sucedido que a empresa correu contra o tempo para atender às solicitações dos clientes e transformar o carro de exibição futurista em um carro de produção, embora em uma pequena série.
A decisão de revelar o Countach LP 500 no espaço da Carrozzeria Bertone foi motivada pelo fato de o estande da Lamborghini apresentar o Miura SV, aperfeiçoado após cinco anos de produção.
O projeto Countach, com o número de código interno LP112, onde LP indica a posição longitudinal traseira ("Longitudinale Posteriore" em italiano) do motor de 12 cilindros, surgiu do desejo de Ferruccio Lamborghini de manter a imagem de uma empresa na vanguarda do estilo e tecnologia seguindo o Miura.
À frente desta conquista recorde estava o engenheiro Paolo Stanzani, que estava na Lamborghini desde 1963, e em 1968 foi nomeado Gerente Geral e Diretor Técnico, responsável pela parte mecânica do Countach.
As linhas lindas, limpas e futuristas do Countach, ainda assim depois de 50 anos, foram estilizadas por Marcello Gandini, Diretor de Design da Carrozzeria Bertone. Gandini também foi responsável pela decisão de usar as portas de tesoura, que desde então têm caracterizado a produção dos modelos de 12 cilindros da Lamborghini. O LP 500 era um carro substancialmente diferente do Countach que entraria em produção em 1974. Ele tinha uma estrutura de plataforma em vez de tubular, era equipado com um motor de 12 cilindros de 4971 cc (único), as entradas de ar para o motor tinham um desenho de guelras de tubarão e, dentro delas, uma instrumentação eletrônica sofisticada.
A origem do nome deste carro está no dialeto da região de Piemonte. Em sua fase final de montagem, o carro foi escondido em um galpão de maquinário agrícola em uma fazenda perto de Grugliasco (província de Torino) para evitar possíveis paralisações relacionadas à agitação trabalhista, e foi “descoberto” por um fazendeiro que exclamou de espanto e entusiasmo, “Countach!” (uma palavra no dialeto piemontês que expressa admiração). Quando Marcello Gandini, nascido no Piemonte, tomou conhecimento do fato, pensou que essa palavra tinha uma força comunicativa particularmente forte e também convenceu Nuccio Bertone, Ferruccio Lamborghini e seu colega Paolo Stanzani disso.
Após o sucesso do LP 500 em Genebra, o piloto de testes chefe da Lamborghini, Bob Wallace, usou o carro, equipado com um motor de 4 litros mais confiável, para todos os tipos possíveis de teste de estrada. A carreira deste carro extraordinário terminou no início de 1974, quando foi utilizado para os testes de colisão necessários para a homologação do carro de produção e posteriormente sucateado.
De 1974 a 1990, foram produzidos 1.999 Countachs em cinco séries diferentes, representando um modelo que, além de acabar exposto nas paredes de quartos de uma geração inteira e ser utilizado em dezenas de filmes, permitiu à Lamborghini sobreviver aos anos mais difíceis da sua história e entrar permanentemente nos corredores da lenda.
Lamborghini Polo Storico
Inaugurado em 2015, Lamborghini Polo Storico é um departamento da Automobili Lamborghini dedicado a preservar a herança da empresa de Sant'Agata Bolognese. A restauração e certificação de todos os carros Lamborghini produzidos até 2001 são apenas parte do trabalho realizado pela Polo Storico. Também realiza a reconstrução de peças de reposição para Lamborghinis vintage, com cerca de 200 novos códigos introduzidos a cada ano, e a preservação e gestão do arquivo, atividades com as quais a Lamborghini Polo Storico visa apoiar a preservação de veículos Lamborghini clássicos.
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Automóveis entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
コメント