A Citroën celebra os 75 anos do 2 CV, o seu modelo icónico que teve um total de 5.114.969 unidades produzidas entre 1949 e 1990.
O 2 CV nasceu do projeto TPV (very small car) de 1936 que tinha como objetivo tornar o automóvel um produto acessível, versátil e económico.
Imaginado no coração de Paris, no escritório de design da Citroën na Rue du Théâtre e desenvolvido no centro de testes Ferté-Vidame em Eure-et-Loir, foi apresentado ao público em geral durante o Salão Automóvel de Paris, 7 de outubro de 1948. Os 2 CV terão uma carreira excepcional ao longo de décadas e do total de 5.114.969 unidades, 1.246.335 foram vans 2 CV destinadas, em sua grande maioria, ao trabalho como veículos comerciais. 42 anos depois do seu lançamento, no dia 27 de julho de 1990, pelas 16h00, os últimos 2 CV saíram da fábrica de Mangualde, em Portugal.
A ORIGEM DO 2 CV: O PROJETO TPV
O projeto TPV (very small car) nasceu em meados da década de trinta, em 1936. Tinha como objetivo oferecer um produto automóvel económico, versátil e acessível às classes trabalhadoras. Em 1937, o primeiro protótipo do projeto TPV viu a luz do dia, pesava apenas 370 kg e possuía apenas um farol (a legislação vigente na época não exigia dois). É um veículo capaz de transportar quatro pessoas, 50 kg de bagagem a uma velocidade máxima de 50 km/h, tudo com o máximo conforto.
250 modelos de pré-produção deveriam ser revelados no Salão Automóvel de Paris de 1939, mas isso acabou não acontecendo devido à declaração de guerra. Os modelos já produzidos são, portanto, destruídos, exceto quatro deles que serão guardados secretamente no Centro de Testes Citroën em La Ferté-Vidame.
UM CARRO MÍTICO, TORNE-SE UM ÍCONE DO MUNDO AUTOMOTIVO
Quando a produção começou em julho de 1949, o 2 CV era um carro pequeno equipado com um motor bicilíndrico plano de 375 cm³, 9 cv, refrigerado a ar, capaz de atingir uma velocidade máxima de 50 km/h. Com este modelo, a Citroën conseguiu revolucionar a indústria automóvel ao oferecer um veículo económico e versátil.
A sua silhueta singular e seu aspecto simpático permitiram seduzir rapidamente grande parte da população. Mas são também as suas infinitas utilizações com os seus bancos amovíveis, a sua leveza, a sua agilidade e também o seu conforto que lhe darão grande sucesso. Sem esquecer o seu carácter ultraeconómico, que o tornará o automóvel mais popular. Seu sucesso foi tão grande que em 1950 o prazo de entrega era de 6 anos.
O seu espírito vanguardista, com as suas tecnologias, simples, mas muito engenhosas para a época, permitiram que o modelo fizesse parte do panorama automóvel durante muitos anos. O 2 CV é um modelo intemporal, que se tornou um verdadeiro fenómeno social que hoje reúne colecionadores em todo o mundo e que é frequentemente encontrado nas nossas estradas.
O 2 CV é também um nome conhecido em todo o mundo de diferentes formas, aliás, a notoriedade deste modelo lhe valerá diversos apelidos. Podemos referir em particular os mais conhecidos, “Deuche”, “Deudeuche”, “Patinho Feio” e muito mais. Esta grande variedade de apelidos mostra a popularidade deste modelo histórico e icônico.
DIVERSAS VERSÕES E ÉPOPOS PELAS ESTRADAS DO MUNDO
No total, o 2 CV terá dez séries especiais, lançadas em França e em alguns países europeus. Entre eles podemos citar o Spot, o Charleston ou mesmo o Cocorico. O 2 CV também conhecerá alguns desenvolvimentos, como em 1951, com o lançamento da carrinha de 2 CV (denominada 2 CV AU) ou em 1954 com a produção do 2 CV AZ equipado com motor de 12 CV e a famosa embraiagem centrífuga.
Além disso, o 2 CV percorreu estradas de todo o mundo através de vários Raids - como o Raid Paris-Kaboul-Paris de 16.500 km em 1970, o Raid Paris-Persépolis de 13.500 km em 1971 e o Raid África de Abidjan a Tunis de 8.000 km em 1973, todos eles organizados pela Citroën.
CELEBRAÇÃO DO ANIVERSÁRIO A 7 DE OUTUBRO NO CONSERVATÓRIO
Aproxima-se um acontecimento automóvel imperdível para o próximo dia 7 de outubro: a celebração do 75º aniversário do lendário Citroën 2 CV no Conservatório Citroën. Para assinalar este aniversário memorável, 75 unidades registadas do Citroën 2 CV, restauradas e apaixonadamente conservadas por colecionadores privados, reunir-se-ão no Conservatório Citroën de Aulnay-sous-Bois. A partir das 10 horas, os visitantes terão a oportunidade de conhecer estas joias da história do automóvel e de falar com os seus proprietários.
O evento é aberto ao público e constituirá um dia inesquecível para os fãs da Citroën, para os entusiastas dos automóveis clássicos e igualmente para os curiosos. Os visitantes terão também a oportunidade de visitar o Conservatório, espaço que alberga cerca de 250 modelos emblemáticos da marca do double chevron, proporcionando uma visão fascinante da rica história da Citroën.
OITO 2 CV ICÓNICOS FOTOGRAFADOS PARA A OCASIÃO
Para assinalar este aniversário, oito icónicos 2 CV do Conservatório Citroën foram fotografados de um ângulo particularmente artístico:
O 2 CV 6 by Hermès, "vestido" por Hermès por dentro e por fora, foi apresentado no Salão Automóvel de Paris de 2008 para assinalar o 60º aniversário do 2 CV.
O 2 CV 6 Spécial, um dos últimos 2 CV produzidos na fábrica de Levallois em 1988.
O 2 CV Spot, a primeira edição especial da Citroën. Foram produzidas 1.800 unidades com estofos em dois tons e carroçaria baseada num design do estilista Serge Gevin.
O 2 CV A, um dos 250 protótipos construídos em 1939 para o Salão do Automóvel que acabou por ser cancelado devido à Segunda Guerra Mundial. Um dos quatro veículos que restam no Conservatório Citroën.
O 2 CV A Berline (1950) idêntico ao apresentado por Pierre Boulanger aquando da abertura do Salão Automóvel de Paris de 1948.
O 2 CV A de condução à direita, fabricado em Slough (Reino Unido) a partir de 1953. Dispunha de uma bagageira em chapa metálica e de vidros traseiros de abrir. Ainda hoje, é o mais antigo 2 CV britânico na Europa.
O 2 CV AZU, um 2 CV furgão produzido de 1954 a março de 1978, com uma grande capacidade de carga e portas traseiras do tipo "armário" para facilitar o carregamento.
O 2 CV 4 x 4 "Sahara" com tração às quatro rodas e dois motores que lhe permitem ultrapassar inclinações de mais de 40% sobre areia.
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