top of page
Foto do escritorRedação Portugal

Clássico: Fiat-Abarth 850 TC histórico em exibição na exposição Rétromobile de Paris


Fiat-Abarth 850 TC histórico em exibição na exposição Rétromobile de Paris

A partir de 1 de fevereiro, a Abarth estará presente na exposição Rétromobile em Paris com o Fiat-Abarth 850 TC. Sendo a exposição de automóveis clássicos mais antiga da Europa, uma parte essencial deste evento é a participação do departamento Heritage da Stellantis, fundado em Turim em 2015.


O Fiat-Abarth 850 TC - adquirido pelo Heritage em condição de "barn find" - foi restaurado à sua antiga glória pelos técnicos da Officine Classiche e pelos seus meticulosos e exigentes trabalhos de restauro da carroçaria, mecânica, interior e instrumentação. O automóvel estará em exposição como um trabalho em curso, para testemunhar a qualidade da equipa técnica.


Um exemplar muito raro do Fiat-Abarth 850 TC, com base no FIAT 600, é o resultado de longas horas de um trabalho árduo por parte do departamento Heritage da Officine Classiche: a esplêndida pintura na carroçaria, incluindo no compartimento de passageiros, com os bancos e estofos removidos especificamente para proporcionar a oportunidade de apreciar a qualidade dos trabalhos de restauro.


Este modelo é um verdadeiro automóvel de competição devido à atenção obsessiva que Carlo Abarth prestou à reformulação completa das suas criações em termos de mecânica e chassis. Um exemplo é o facto de cada biela dos quatro êmbolos ter sido reequilibrada através da inserção de pesos microscópicos em titânio nesse componente metálico fundido, cada um dos quais gravado com as iniciais do operador que completou o trabalho.


O Fiat-Abarth 850 TC é o primeiro automóvel do Escorpião com a marca "Turismo Competizione", um tranquilo veículo familiar transformado num automóvel de competição ágil, leve e rápido que ganhou inúmeras competições europeias. Carlo Abarth tomou como ponto de partida o Fiat 600 D, equipado com um motor de quatro cilindros em linha com 767 cc de cilindrada e aumentou-a para 847 cc, elevando a potência do motor para 52 cv às 5.800 rpm. O veículo modificado podia atingir os 140 km/h, pelo que foi necessário trabalhar no sistema de travagem, onde os discos substituíram os tambores nas rodas da frente.

Fiat-Abarth 850 TC histórico em exibição na exposição Rétromobile de Paris

O 600 preparado pela Abarth também viria a ser alterado no seu visual: Acima do para-choques dianteiro estavam colocados os radiadores de óleo. Depois, para arrefecer ainda mais o motor cada vez mais potente, a porta traseira foi mantida numa posição elevada usando suportes, antecipando o que se tornaria o spoiler traseiro, outra característica típica do enérgico Abarth.


Os sucessos nas pistas seguiram-se pouco tempo depois, especialmente nas provas de resistência que enfatizaram tanto a performance como a fiabilidade do 850 TC. Uma última nota, uma vez que o exemplar exposto no stand tem a sua própria história: o automóvel pertenceu efetivamente à Guardia di Finanza (a polícia financeira italiana), que o utilizou na prevenção e repressão do contrabando.


A missão do departamento Heritage da Stellantis é recuperar, proteger e promover o património histórico das suas marcas, bem como fomentar e divulgar os valores que lhe são inerentes, quer participando em eventos da indústria, quer oferecendo novos serviços e oportunidades aos entusiastas de automóveis clássicos. Estas incluem visitas ao Heritage Hub em Turim, Certificados de Origem e de Autenticidade, serviços de restauro e muitos outros.

 

Com jornalistas nos dois lados do oceano, informamos que nossos textos contêm expressões e palavras utilizadas tanto no Brasil como em Portugal, de acordo com a origem do conteúdo e o mercado principal a que se destinam.


Visite nossa Plataforma de Compra e Venda de Veículos e tenha atendimento com especialistas que vão ajudar você a realizar o melhor negócio



Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente e totalmente gratuito.


Para publicidade, apoio ou parcerias na seção #Clássicos entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page