O Cinturato CN12, que uma vez equipou o protótipo Lamborghini Countach LP500 1971, está de volta à estrada após uma espera de 50 anos. A versão definitiva do Countach finalmente entrou em produção em 1974 com um pneu que tinha especificações diferentes do protótipo CN12 original, que permaneceu exclusivo do LP500. Agora, no entanto, a Lamborghini decidiu recriar o carro histórico de 1971 para um colecionador. Os engenheiros da Pirelli - após um processo meticuloso de análise e pesquisa no arquivo da Fundação Pirelli - recriaram fielmente o CN12 que foi projetado na época para a obra-prima da Lamborghini.
O CINTURATO CN12 PARA O LP500 1971
A Pirelli, que trabalha com a Lamborghini desde 1963, refez os pneus usados para o protótipo LP500, que usava o Cinturato CN12 quando foi exibido pela primeira vez no Salão do Automóvel de Genebra. Este foi o primeiro pneu de perfil baixo, já usado pelo lendário Miura em diferentes medidas. A Pirelli desenvolveu uma versão específica deste pneu para o LP500, com uma relação altura/largura de 0,6: a mais baixa que já havia sido vista na época. Os pneus tinham a medida 245/60 R14 na frente e 265/60 R14 na traseira: exatamente as mesmas dimensões usadas para a versão reconstruída de hoje. O desenho do padrão da banda de rodagem também é idêntico, enquanto o composto e a estrutura usam a mais recente e moderna tecnologia para oferecer mais segurança com relação ao que estava disponível na época.
A revitalização do Countach LP500, que fez sua estreia no famoso Villa d'Este Concours, foi realizada pela divisão de patrimônio da Lamborghini, que dedicou mais de 25.000 horas de trabalho para dar vida ao sonho de um dos colecionadores mais dedicados da marca. O Lamborghini Countach se tornou um clássico instantâneo, lançando uma série de sugestões de design imediatamente reconhecíveis que caracterizariam os carros dos anos 1970 até agora.
A GAMA P ZERO: PNEUS DE ALTO DESEMPENHO PARA CADA LAMBORGHINI MODERNO
A colaboração histórica entre a Pirelli e a Lamborghini - duas empresas italianas - pode ser definida como um processo contínuo de inovação técnica mútua que seguiu incansavelmente ao longo das décadas. Desde os primeiros modelos Lamborghini, que usavam pneus da família Cinturato, a história continua até os dias atuais, com cada Lamborghini moderno usando os mais recentes pneus P Zero de Ultra High Performance (UHP), unindo a experiência da Pirelli nos mais prestigiosos campeonatos de automobilismo do mundo com uma colaboração contínua envolvendo os melhores fabricantes de automóveis. A gama da Lamborghini está em constante evolução, o que significa que a Pirelli continua a desenvolver pneus sob medida para atender às exigentes características de desempenho de cada modelo: do P Zero e P Zero Corsa para os coupés, spyders e roadsters, ao Scorpion para o SUV Urus.
O PASSADO E O FUTURO NOS PNEUS COLLEZIONE DE PIRELLI
A família Pirelli Collezione tem a missão de preservar e promover a história automotiva, combinando visuais vintage com tecnologia moderna e processos de produção para melhor eficiência e segurança. Os pneus Collezione da Pirelli garantem materiais de qualidade e uma estrutura segura que só pode ser alcançada com a ajuda das mais recentes técnicas de fabricação de pneus. Assim como reproduzir um design de padrão de banda de rodagem clássico ou letras vintage, os pneus Collezione da Pirelli também refletem os marcos do design de pneus de época, como a carcaça cross-ply do histórico Stella Bianca, ainda produzido com maquinário baseado no know-how da época. A gama Collezione é composta por alguns nomes verdadeiramente lendários: do icônico Stella Bianca lançada em 1927, ao Stelvio, ao mais recente Cinturato P7 (1974), P5 (1977), P Zero (1984) e P700-Z (1988). O resultado desta estreita colaboração com os fabricantes de automóveis mais desejados do mundo melhora o desempenho original dos carros clássicos em que estes pneus Collezione estão agora equipados.
MAIS DE 3,5 QUILÔMETROS DE HISTÓRIA NA FUNDAÇÃO PIRELLI
Para reproduzir os pneus apresentados no Pirelli Collezione, era vital ter acesso a todos os materiais usados em seu desenvolvimento quando eram novidade, do design à produção. Esses documentos relacionados a cada pneu Pirelli são cuidadosamente armazenados na Fundação Pirelli: o arquivo histórico do grupo. Nele podem ser encontrados dezenas de milhares de documentos relativos ao desenvolvimento de todos os pneus ao longo do século passado, bem como a especificação das máquinas utilizadas para os fabricar, sem falar dos arquivos técnicos que especificam as dimensões dos moldes de vulcanização, o desenho do padrão de banda de rodagem e as marcações originais - com tamanho, tipo de pneu e logotipo da empresa - na parede lateral.
A Fundação Pirelli, criada em 2008, mantém um arquivo com mais de 3,5 quilômetros de extensão, cobrindo a história da Pirelli desde sua inauguração em 1872 até hoje. O arquivo também contém todos os elementos visuais utilizados para contar a história, como fotografias, esquetes e cartazes, bem como gravações de áudio, filmes e revistas corporativas. Desde 1972, é protegida pelo departamento de patrimônio cultural nacional. A Fundação Pirelli hospeda várias atividades que destacam o patrimônio industrial da empresa, incluindo publicações, exposições e convenções, bem como visitas guiadas. Esses eventos envolvem milhares de pessoas todos os anos, e um dos elementos-chave é a educação, com cursos voltados para escolas de todos os níveis, até as principais universidades. O principal objetivo é aumentar a conscientização sobre o mundo da Pirelli, mesmo entre os alunos mais jovens, aproximando-os dos valores e da cultura da empresa.
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