A empresa espanhola CAF foi selecionada como licitante preferencial pela operadora London North Eastern Railway (LNER) para o projeto de fornecimento de 10 composições trimodais que poderão operar tanto no modo eléctrico, diesel ou com baterias, tornando-se assim unidades altamente versáteis graças à sua capacidade de usar diferentes tecnologias de propulsão. O projeto também inclui serviços de manutenção das referidas unidades por um período de 8 anos. O montante da operação ultrapassa os 500 milhões de euros e inclui tanto o custo de aquisição dos comboios parte da Porterbrook, que posteriormente alugará as unidades para a LNER, bem como a manutenção das unidades que a CAF fornecerá.
As unidades serão compostas por 10 vagões cada e são baseadas na plataforma que a CAF batizou de Civity UK, um comboio projetado para serviços intermunicipais, que conta com o que há de mais moderno em termos de segurança, além de atender às mais altas exigências em relação ao design interior e ao conforto do passageiro.
A nova frota de veículos que atenderá a East Coast Main Line (ECML), operada pela LNER, poderá circular tanto nas vias eletrificadas da rede como nas rotas não eletrificadas, aumentando a eficiência e flexibilidade para a operação de seus serviços, alcançando assim transportes mais sustentáveis e ecológicos bem como mais confortáveis para passageiros, que terão que realizar menos mudanças de composições.
Está previsto que a montagem final das unidades seja realizada na planta que a CAF possui em Newport, no País de Gales. Esta central, em funcionamento desde Setembro 2018, conta atualmente com um quadro de pessoal de cerca de 220 pessoas e está preparada para a fabricação de todos os tipos de veículos ferroviários, realizando tanto a montagem e acabamento dos veículos, bem como todos os testes necessários antes de colocá-los em operação.
Este projeto confirma o compromisso da CAF com o mercado ferroviário britânico, reafirmando a sucessos recentes da empresa no Reino Unido, onde desenvolveu nos últimos anos vários contratos com vários operadores como First Group, Arriva, Serco Group, West Midlands, Transporte para o País de Gales, Transporte para Londres ou Metro de West Midlands, projectos com um volume global superior a 2.500 milhões de euros.
Tudo isso, faz parte de uma estratégia totalmente alinhada ao programa de crescimento económico do Governo Britânico, que visa desenvolver a transformação do país e tendo como um dos principais eixos a reindustrialização e um firme compromisso com a modernização do setor ferroviário.
Com jornalistas nos dois lados do oceano, informamos que nossos textos contêm expressões e palavras utilizadas tanto no Brasil como em Portugal, de acordo com a origem do conteúdo e o mercado principal a que se destinam.
Comments