
A Bombardier Transportation recebeu um pedido de 33 trens Bombardier Omneo Regio 2N, da SNCF em nome da região de Hauts-de-France. Este novo pedido chega a aproximadamente 565 milhões de euros (US $ 688 milhões) e faz parte do acordo assinado com a SNCF em 2010 para fornecer um máximo de 860 trens desta família para diversas regiões francesas.
A região de Hauts-de-France pretende implantar esses novos trens mais espaçosos e confortáveis nas linhas mais movimentadas de sua rede, em particular as que ligam a Picardia à região de Paris. As novas composições, equipadas com Sistema Europeu de Gestão do Tráfego Ferroviário (ERTMS), sistema que visa aumentar a segurança, aumentar a eficiência e a programação dos trens, irão também fornecer novos serviços ferroviários no âmbito do projecto Picardie-Roissy, cuja entrada em serviço está prevista para 2025.
Os trens deste novo pedido serão entregues gradativamente entre 2024 e 2025.
A região terá assim uma frota de 77 trens da Bombardier desta geração:
• 18 composições compostas por sete carros, entregues entre 2014 e 2017 na antiga região Nord-Pas-de-Calais
• 7 trens do tipo extralongo com dez carros, entregues em 2017 na antiga região da Picardia
• 19 trens do tipo intermunicipal encomendados em 2018 como parte da transferência para a região Hauts-de-France das linhas Intercity Paris - Amiens e Paris - Saint-Quentin - Maubeuge / Cambrai (que serão entregues em 2022 e 2023)
• 33 trens Regio 2N para SNCF para a região de Hauts-de-France
A opção da região por ter uma frota da mesma família de produtos permitirá ganhar flexibilidade operacional e otimizar custos de manutenção. Esses novos trens também vão melhorar a regularidade do serviço.

Trens mais espaçosos e confortáveis
Estes novos trens foram projetados para permitir que os viajantes redescubram o prazer das viagens diárias. Os comboios terão, por exemplo, ar condicionado e piso aquecido garantindo um elevado nível de conforto térmico, um novo assento será desenvolvido com inclinação alta e otimizada, espuma de densidade e inclinação do encosto otimizando o conforto postural, bem como apoios de braços para todas as posições de assento.
O layout dessas novas composições Omneo Regio 2N foi adaptado para permitir 620 assentos fixos e 12 vagas para bicicletas por trem de 135 metros. Como as composições podem ser operadas em unidades duplas, os novos trens oferecerão até 1.240 assentos, o que é mais do que os trens atuais.
Graças a uma ampla caixa, o projeto do trem oferecerá um layout de cinco assentos em uma fileira em vagões de dois níveis, enquanto oferece um grande corredor. O gerenciamento de fluxo também foi aprimorado com um layout 2 + 1 próximo às portas de acesso.
A plataforma Omneo, de onde vêm o Regio 2N e o Premium, é uma família de trens de dois andares extra-largos que combinam capacidade, conforto e acessibilidade. As diferentes versões permitem a prestação de serviços periurbanos, regionais e intermunicipais. O desempenho dos 250 trens OMNEO Regio 2N que hoje circulam contribui para a regularidade do serviço.
Até o momento, as regiões francesas encomendaram no total 491 composições da plataforma Omneo, incluindo 118 composições da versão Premium para Centre-Val de Loire (32), Hauts-de-France (19), Normandia (67), e 373 trens Regio 2N para Auvergne-Rhône-Alpes (59), Bretanha (26), Centre-Val de Loire (16), Hauts-de-France (58), Ile-de-France (145), Nouvelle Aquitaine (24), Occitanie (18 ), Pays-de-la-Loire (11) e Provence-Alpes-Côte d'Azur (16).
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