O primeiro NH90 Sea Tiger decolou dentro do prazo para seu voo inaugural, nas instalações da Airbus Helicopters em Donauwörth, na Alemanha. Em 2020, a Bundeswehr alemã encomendou 31 helicópteros multifuncionais NH90 Sea Tiger para as operações marítimas da Marinha Alemã.
A Airbus Helicopters está agora entrando em uma fase de qualificação que se concentrará nos testes de voo do helicóptero e nos novos sistemas a serem instalados a bordo do NH90 Sea Tiger. As entregas estão programadas para começar no final de 2025.
“Estamos orgulhosos de equipar a Marinha Alemã com o NH90 Sea Tiger. Operar tanto o NH90 Sea Lion quanto o Sea Tiger permitirá à Marinha agilizar ainda mais suas operações e manutenção”, disse Stefan Thomé, Diretor Geral da Airbus Helicopters na Alemanha. “O NH90 Sea Lion, que já está em serviço na Marinha, provou recentemente suas capacidades durante uma primeira grande operação de resgate no Mar do Norte.”
Os helicópteros substituirão a antiga frota Mk88A Sea Lynx da Marinha Alemã, que entrou em serviço em 1981. A Bundeswehr já opera 18 helicópteros de transporte naval NH90 Sea Lion, que foram entregues dentro do prazo entre 2019 e 2023.
O Sea Tiger é a versão mais recente do comprovado NH90 NFH (Versão Naval). Ele foi projetado especificamente para atender às necessidades da Marinha Alemã em um helicóptero de guerra anti-submarino de última geração. As novidades incluem um novo sistema eletro-óptico e medidas de suporte eletrônico (ESM) aprimoradas. Além disso, o Sea Tiger está equipado com sonar de mergulho, sonobóias e armas (torpedos e mísseis). As missões dos Sea Tigers embarcados incluem, além de reconhecimento e transporte, o envolvimento em alvos acima e abaixo da superfície.
135 helicópteros exclusivamente navais NH90 já foram entregues a seis países e completaram mais de 90.000 horas de voo em operações de busca e salvamento, humanitárias e militares. Existem mais de 500 helicópteros NH90 em serviço em todo o mundo que acumularam mais de 370.000 horas de voo.
A NHIndustries é a maior joint venture de helicópteros e é responsável pelo projeto, fabricação e suporte do helicóptero NH90, um dos líderes da última geração de helicópteros militares. A Empresa aproveita o que há de melhor na indústria europeia de helicópteros e defesa, sendo propriedade da Airbus Helicopters (62,5%), Leonardo (32%) e GKN Fokker (5,5%). Cada empresa tem um longo pedigree aeroespacial e traz o máximo de suas habilidades e conhecimentos para o produto final.
Com jornalistas nos dois lados do oceano, informamos que nossos textos contêm expressões e palavras utilizadas tanto no Brasil como em Portugal, de acordo com a origem do conteúdo e o mercado principal a que se destinam.
Comments