top of page
Foto do escritorRedação Europa

Aviação: Boeing, Nasa e United Airlines testarão benefícios do SAF em voos


Aviação: Boeing, Nasa e United Airlines testarão benefícios do SAF em voos

Em uma colaboração para fortalecer a sustentabilidade na aviação, a Boeing está fazendo parceria com a Nasa e a United Airlines para testes em voo para medir até que ponto o combustível de aviação sustentável (SAF ) afeta rastros e emissões não carbônicas, além de reduzir o impacto climático do ciclo de vida do combustível.


O segundo ecoDemonstrator Explorer da Boeing, um 737-10 destinado à United Airlines, voará com 100% SAF e combustível de aviação convencional em tanques separados e combustíveis alternativos durante os testes. O DC-8 Airborne Science Lab da NASA voará atrás do jato comercial e medirá as emissões produzidas por cada tipo de combustível e partículas de gelo. Os satélites da Nasa capturarão imagens da formação de rastros como parte dos testes.


Os investigadores pretendem compreender como os combustíveis avançados, os designs dos combustores dos motores e outras tecnologias podem reduzir o aquecimento atmosférico. Por exemplo, os testes avaliarão como o SAF afeta as características dos rastos, os rastos de condensação persistentes produzidos quando os aviões voam através do ar frio e húmido. Embora o seu impacto total ainda não seja compreendido, algumas pesquisas sugerem que certos rastos podem reter o calor na atmosfera.


A World Energy está fornecendo SAF para os testes em suas instalações da Paramount, Califórnia. O suporte adicional inclui:


A Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) está fornecendo financiamento por meio do Centro de Excelência ASCENT.


A GE Aerospace está fornecendo conhecimento técnico e financiamento de projetos


O Centro Aeroespacial Alemão (Deutsches Zentrum für Luft- und Raumfahrt ou DLR) está fornecendo especialistas e instrumentação

Aviação: Boeing, Nasa e United Airlines testarão benefícios do SAF em voos

O projeto é a última fase de uma parceria plurianual entre a Boeing e a Nasa para analisar como o SAF pode reduzir as emissões e permitir outros benefícios ambientais. Comparado ao combustível de aviação convencional, o SAF – fabricado a partir de uma variedade de matérias-primas produzidas de forma sustentável – pode reduzir as emissões em até 85% ao longo do ciclo de vida do combustível e oferece o maior potencial para reduzir o CO2 da aviação nos próximos 30 anos. O SAF também produz menos fuligem, o que pode melhorar a qualidade do ar perto dos aeroportos.


O programa Boeing ecoDemonstrator foi ampliado este ano para incluir aviões Explorer focados em projetos de testes específicos de curto prazo. A Boeing e a NASA conduziram testes de solo de emissões SAF em um 737-9 da Alaska Airlines em 2021 e em jatos de teste de voo ecoDemonstrator 777-200ER e 787-10 em 2022. A Boeing se comprometeu a entregar aviões comerciais compatíveis com 100% SAF até 2030.

 

Com jornalistas nos dois lados do oceano, informamos que nossos textos contêm expressões e palavras utilizadas tanto no Brasil como em Portugal, de acordo com a origem do conteúdo e o mercado principal a que se destinam.



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page