A Boeing concluiu o primeiro voo do E-7 Wedgetail do Reino Unido para a Royal Air Force (RAF). Três aeronaves 737 NG estão atualmente em solo britânico, a sofrer modificações em Birmingham.
Uma tripulação de testes de voo da Boeing realizou verificações funcionais durante o primeiro voo do Aeroporto de Birmingham, marcando um marco significativo na fase de testes e avaliação do programa.
Atualmente sem pintura, a aeronave é uma das três aeronaves 737 NG em solo britânico que estão a ser modificadas por uma equipe altamente qualificada de mais de 100 pessoas na STS Aviation Services em Birmingham.
“Este voo de verificação funcional seguro é um passo importante para a Boeing e a RAF como parte dos nossos rigorosos e extensos testes e avaliações”, disse Stu Voboril, vice-presidente da Boeing e gestor do programa E-7. “A nossa equipa está empenhada em garantir que o E-7 oferece a segurança, a qualidade e as capacidades que prometemos ao nosso cliente, enquanto nos preparamos para a entrega do primeiro E-7 Wedgetail do Reino Unido à RAF.”
O Capitão de Grupo Richard Osselton, Diretor do Programa RAF para o Wedgetail disse:
"Alcançar o primeiro voo do Wedgetail é um marco significativo, representando um esforço notável da equipa do programa RAF, DE&S, Boeing e STS Aviation. Vamos agora aproveitar este sucesso e estamos ansiosos por continuar a fase de Teste e Avaliação como parte dos nossos preparativos para a entrada em serviço da aeronave.”
O E-7, com provas dadas em combate, deteta e identifica alvos adversários a longo alcance e rastreia múltiplas ameaças aéreas e marítimas simultaneamente com uma cobertura de 360 graus através do sensor Multi-role Electronically Scanned Array (MESA). Proporciona ao combatente uma consciência crítica de múltiplos domínios e vantagem na decisão de comando e controle.
“Estamos orgulhosos da robusta linha de modificação do E-7 que desenvolvemos no Reino Unido para entregar a futura frota de alerta e controle aéreo antecipado da RAF”, afirmou Maria Laine, presidente da Boeing no Reino Unido, Irlanda e países nórdicos. “Estamos empenhados em fornecer esta capacidade crucial para apoiar a segurança nacional do Reino Unido e contribuir para a estabilidade regional.”
A futura frota de E-7 do Reino Unido irá operar a partir da RAF Lossiemouth, na Escócia, onde os fornecedores e colaboradores locais da Boeing estão em fase de conclusão das instalaçõese infraestruturas para apoiar a sua introdução em serviço.
A RAF participa num acordo trilateral com a Real Força Aérea Australiana (RAAF) e a Força Aérea dos EUA (USAF) para interoperabilidade cooperativa Wedgetail, desenvolvimento de capacidades, avaliação e testes, sustentação, operações, treino e segurança.
A RAAF, a Força Aérea da República da Coreia e a Força Aérea Turca operam atualmente o E-7. A Boeing está também a construir dois protótipos rápidos de aviões E-7 para a USAF e, em 2023, a NATO anunciou a seleção do E-7 para a sua missão AEW&C.
No final deste outono, após uma série de testes de voo e avaliações adicionais, a aeronave partirá para uma instalação de pintura para receber a pintura da RAF.
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