A Airbus Defence and Space entregou oficialmente, em condições de voo, a primeira de 56 aeronaves C295 à Força Aérea Indiana (IAF) para começar a substituir sua antiga frota Avros-748.
O C295, em configuração de transporte e com um conjunto de equipamentos para guerra eletrônica, deixará a unidade de produção da Airbus em Sevilha, na Espanha, com destino a Delhi, na Índia, nos próximos dias, pilotado por uma tripulação conjunta da IAF-Airbus.
“Faz apenas dois anos que assinamos este contrato com a Índia, o maior pedido da história do C295”, disse Jean-Brice Dumont, Chefe de Sistemas Aéreos Militares da Airbus, numa cerimónia de entrega realizada em Sevilha, na presença do Embaixador da Índia na Espanha, Dinesh K. Patnaik, e do Marechal da Força Aérea da IAF, Vivek Ram Chaudhari.
“Hoje, estamos aprimorando as capacidades da Força Aérea Indiana e modernizando sua frota de transporte, entregando a primeira aeronave dentro do prazo. Este é o início de uma jornada emocionante e de longo prazo com a Força Aérea Indiana.”
As primeiras 16 unidades do C295, das 56 aeronaves encomendadas, serão montados na unidade de San Pablo Sur, em Sevilha, Espanha, com a segunda aeronave prevista para ser entregue em maio de 2024 e as próximas 14 lançadas a uma taxa de uma por mês até agosto. 2025.
Primeiro C295 ‘Make in India’ em 2026
Para aumentar a autossuficiência no setor de fabricação de defesa na Índia, os 40 aviões C295 restantes do pedido da IAF serão fabricados e montados - em parceria com a Tata Advanced Systems Limited (TASL) - em uma Linha de Montagem Final (FAL) em Vadodara, em oeste da Índia.
A produção de componentes dessas aeronaves já começou nas instalações da Assembleia Constituinte Principal (MCA) em Hyderabad, sul da Índia. Essas peças serão enviadas para o Vadovara FAL, que deverá estar operacional em novembro de 2024.
O primeiro C295 ‘Make in India’ será lançado no Vadodara FAL em setembro de 2026, no que será um marco para a indústria aeroespacial indiana; a aeronave final deverá ser entregue à IAF até agosto de 2031.
Com 283 pedidos de 41 operadoras, o C295 é líder indiscutível em seu segmento e se destaca pela versatilidade. Pode transportar até 71 soldados ou 50 pára-quedistas, lançar carga aérea, ser usado para evacuação médica e decolar e pousar em pistas curtas e não pavimentadas.
Com jornalistas nos dois lados do oceano, informamos que nossos textos contêm expressões e palavras utilizadas tanto no Brasil como em Portugal, de acordo com a origem do conteúdo e o mercado principal a que se destinam.
Comments