Recebemos para mais um teste o modelo campeão de vendas da Volvo não só no Brasil como também a nível global. Afinal a febre por veículos SUVs não é uma exclusividade brasileira, e, embora em menor proporção em mercados mais maduros, a opção faz do modelo XC60 a proposta mais vendida da marca sueca também em outros importantes mercado globais. Na versão que recebemos para teste, a versão R-Design, ela vem equipada com o conhecido o conjunto mecânico T8 híbrido, um primor de tecnologia que ganha distintos ajustes de acordo com o modelo onde é instalado, afinal ele equipa tanto os modelos XC60 como o irmão maior XC90 e ainda outras propostas da marca como modelos de carroceria sedã, por exemplo.
E já que fizemos referência para o sucesso do modelo pelo mundo, no Brasil ele também foi responsável pelo crescimento consolidado da marca por aqui. Ele iniciou o ano vendendo 176 unidades em Janeiro e fechou com 414 veículos emplacados em Dezembro, totalizando 3442 unidades do XC60 ao longo de 2019. Com isso a Volvo vem ganhando espaço no chamado mercado Premium, ameaçando por aqui a Audi, que ocupa atualmente a terceira posição entre as três germânicas que são as referências no segmento.
Design que equilibra elegância com esportividade.
Mas vamos falar do XC60 R-Design, modelo que mistura elegância e imponência sem deixar de lado a esportividade, e entregando uma proposta de linhas modernas e atraentes, tudo muito equilibrado como é característico na marca.
Observando o exterior é destaque inicial a cor, muito bonita na unidade testada por nós e apresentada no catálogo como Fusion Red.
Como dimensões principais os 4.688 mm de comprimento, 1.902 mm de largura (sem retrovisores), 1.658 mm de altura e 2.865 mm e distância entre eixos. Com estes argumentos o SUV médio se apresenta imponente, postura reforçada pelas rodas de liga-leve de 21 polegadas de desenho moderno e esportivo, e onde são instalados pneus de medida 255/40 R21.
Referimos ainda a moldura em cromado que envolve a grade frontal, e onde o destaque é, naturalmente, o logo da marca. Também chama a atenção imediata, o grupo ótico dianteiro com faróis Full LED que incorpora sistema de nivelamento automático e luzes direcionais, e conjunto que entrega ótima luminosidade noturna (um dos melhores) e com isso muita segurança para o condutor.
No XC60 T8 R-Design a Volvo reforça a esportividade com pormenores de exclusividade da versão, como o design do para-choque que é naturalmente na cor da carroceria, e alguns dos seus pormenores, além da grade frontal, peças em tom preto brilhante. Aliás, o Black Piano é o contraste perfeito para a cor base do nosso modelo, e esse acabamento é utilizado ainda no Rack de teto, espelhos retrovisores e molduras dos vidros laterais, todos eles em tom escuro.
Já observando a sua traseira o destaque são, naturalmente, as ponteiras de escapamento cromadas e incorporadas ao para-choque de forma bem elegante. Na tampa, que tem abertura e fechamento elétrico com função Hands-Free, o spoiler tem a cor da carroceria e a envergadura já antecipa os 505 litros de volume de espaço disponibilizados no porta-malas.
Espaço, conforto e luxo são entregues e proporções generosas no interior.
Hora então de descrever o interior do Volvo XC60 R-Design. O acesso é realizado através de chave presencial, e basta chegar perto do veículo sueco para poder abrir suas portas.
Os bancos dianteiros têm regulagem e extensão elétrica com memória, suporte lombar de ajuste também elétrico, e são aquecidos. De série vêm encostos de cabeça para todas as posições, bancos para crianças na segunda fileira (2) com sistema de fixação Isofix de cadeirinha e apoio de braço traseiro com porta-copos e porta-objetos.
O ar condicionado é digital dual zone, mas o grande destaque é o teto panorâmico de abertura elétrica, o que, além de ampliar o ambiente interno do veículo, proporciona mais liberdade em tardes e noites de verão com a possibilidade de abertura parcial.
Uma recorrência dos modelos Volvo é a excelente qualidade do sistema de áudio disponibilizado, nesta versão ele é Harman Kardon com 13 alto-falantes e Subwoofer de 600 watts.
Na tela da central multimídia em LCD de 9" são gerenciadas várias funções do veículo como, modos de condução, sistemas de áudio e rádio, conectividade (Apple CarPlay e Android Auto via USB), além de navegação, entre muitas outras funções e configurações. Naturalmente também é disponibilizada a câmera de ré e todos os gráficos dos sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, além de informações e comandos sobre o ar condicionado, sua potência e distribuição.
O acabamento interno é irrepreensível, de muita qualidade, tanto nos materiais utilizados, como em seu acabamento, e a correta integração das peças e ótimo isolamento acústico deixa o habitáculo isolado de ruídos desagradáveis (inexistentes) , entregando a Volvo um espaço interno de muita solidez e integridade.
Não poderíamos deixar de falar do volante esportivo R-Design revestido em couro e com borboletas para trocas de marcha, acabamento que é utilizado ainda na pequena manopla do câmbio exclusiva da versão R-Design, sem esquecer os pedais esportivos, a iluminada soleira de porta, aliás, a Iluminação interna do ambiente é com cores personalizadas.
Mas como estamos a falar de um Volvo, temos uma vasta lista de itens de série que servem para auxiliar na condução, ou ainda, e principalmente, para nos deixar tranquilos em relação a segurança.
Iniciamos pelo conforto proporcionado através de auxílios como, controle de cruzeiro adaptativo, Pilot Assist, ajuste de intensidade da direção, assistente de partida em subidas, controle de frenagem em descida, sensor de chuva, sistema Start/Stop e o Volvo On call.
Já no quesito segurança a lista começa no airbag frontal para condutor e passageiro, bolsas infláveis nas laterais, o sistema de proteção contra impactos laterais e na coluna cervical, frenagem automática com visão noturna, alertas de colisão frontal e traseira, alerta de ponto cego com Cross Traffic Alert e assistente de direção, e ainda alerta de mudança de faixa.
O equilíbrio entre esportividade e conforto
Hora então de falar das reações dinâmicas do XC60 R-Design da Volvo. Ao girar o botão que deixa disponível tanto o motor elétrico como o motor a combustão, surge em nossa frente toda a informação disponibilizada pelo atraente painel de instrumentos digital com 12,3", que mostra além das informações habituais, uma leitura exata das placas de sinalização de velocidade além de antecipar a presença de radares, bem como outras informações adicionais como, por exemplo, o sistema de monitoramento de perda de pressão dos pneus .
Em baixa velocidade, e quando com reserva de energia na bateria, a saída se dá pelo silencioso modo elétrico. Com a opção HÍBRIDA como escolha no modo de condução, o veículo prioriza a saída econômica através do motor elétrico que pode ser alimentado tanto através da regeneração de energia das frenagens ou desacelerações, com pelo motor a combustão funcionando como gerador, ou ainda por uma tomada de 220 volts e carregador de 16 amperes, com recarga em apenas três horas, segundo a marca.
O motor a combustão é um 4 cilindros dianteiro, transversal, de 1.969 cm³ de injeção eletrônica direta de combustível, com potência de 320 cv a 5.700 rpm. O torque é de 40,8 kgfm a 2.200 rpm. O Drive-E Turbo Supercharger trabalha em conjunto com um motor elétrico de 87 hp, alimentado por uma bateria de íons de lítio de alta capacidade (11,6 Kwh) e juntos, geram 407 hp de potência gerando um torque máximo de 640 N.m, entre as 2.200 e 5.400 rpm.
Fazendo parte do ótimo pacote mecânico, a caixa automática de oito velocidades com trocas que podem ser realizadas pelas borboletas no volante. O nível de ajuste do câmbio é muito correto, respondendo de forma muito eficiente à pressão do pé direito, permitindo uma evolução muito linear das rotações do motor a combustão. No equilibrado modo híbrido, ele tanto permite movimentos ágeis em giros baixos, como se necessário reage imediatamente à maior pressão no acelerador quando solicitado para acelerações acentuadas em manobras como ultrapassagens.
No R-Design o chassi rebaixado foi projetado para proporcionar uma experiência de condução mais esportiva. Os amortecedores e as molas mais duras melhoram a aderência na estrada, a tração AWD e o controle dinâmico nas curvas, entregam boa estabilidade além de rápida resposta na direção.
Já a suspensão é independente com braços sobrepostos na dianteira e multibraço, o que deixa bem suaves as passagens por obstáculos como lombadas, absorvendo de forma muito correta essas irregularidades, no entanto, equilibrando muito bem com reações mais firme, próprias das especificações da versão mais esportiva.
Apesar da tração AWD a facilidade para realizar manobras com o Volvo XC60 R-Design é uma realidade, deixando leve a direção eletro-hidráulica, movimentos fáceis e que permitem também reações rápidas, precisas e muito seguras em qualquer velocidade.
Mesmo com o peso considerável de 2.174 kg da versão testada por nós, os freios de disco ventilado nas quatro rodas permitem uma eficiência de frenagem notável, que nos deixa bem seguros em relação às mais diversas circunstâncias às quais sujeitámos o veículo.
O SUV médio da Volvo é ótimo para quem utiliza a proposta no dia a dia, pois adiciona a toda sua capacidade de resposta, uma evolução suave e muito econômica para o cotidiano urbano.
Com seu tanque de 70 litros para gasolina, o XC60 R-Design entregou no final do nosso teste uma média até melhor que pequenos urbanos 1.0. Foram 19,1 km/l em nosso circuito misto, e com particularidade de nesta versão híbrida as diferenças entre o consumo urbano e de estrada serem mínimas, devido à utilização do motor elétrico em muitas manobras a baixa velocidade e especialmente, no trânsito mais pesado das cidades.
Conclusão do editor – Vendido por R$299.950, o XC60 R-Design é a proposta com toque de esportividade para a linha de SUVs médios da Volvo. Com pormenores de exclusividade, que permitem reconhecer facilmente a versão, mas sem perder a elegância natural reconhecida na marca, o modelo tem também algumas das mais recentes inovações em tecnologia aplicadas na conectividade, conforto e na segurança. A qualidade dos materiais utilizados e o acabamento são acima da média, por isso mesmo consideramos que, não só esta proposta específica, mas toda a linha XC60 se apresenta com uma melhor relação preço/qualidade em relação aos concorrentes das marcas germânicas no segmento.
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