top of page
Foto do escritorArtur Semedo artursemedo@revistapubliracing.com.br

Avaliação: Volvo XC40 Recharge R-Design, o irresistível e eficiente SUV compacto sueco

Atualizado: 18 de set. de 2021


Avaliação: Volvo XC40 Recharge R-Design, o irresistível e eficiente SUV compacto sueco

Uma das marcas que melhor vêm sabendo trabalhar sua operação no Brasil é a Volvo. Apenas com importação e sem produção no país, é claro que muita da sua consolidação por aqui vem do sucesso dos seus produtos, que são globais e carregados de bons argumentos. Se as ótimas propostas como S60 e S90 têm cada vez menos adeptos em nosso mercado, a linha de SUVs com os modelos XC90, XC60 e XC40 parece reunir, através de opções com diversas dimensões, versões de acabamento e motorizações, uma abrangência capaz de reunir as mais diversas necessidades e desejos do mercado brasileiro. A marca foi responsável pelo emplacamento de 5.318 unidades no acumulado dos oito primeiros meses do ano, número 32,1% maior que as 4.025 do mesmo período em 2020. É claro que a crise global de componentes eletrônicos e a consequente baixa disponibilidade de produtos já começa a impactar a operação por aqui, condicionando um desempenho cada vez mais sólido da marca Volvo Cars no Brasil.


E um dos responsáveis pelos ótimos resultados globais (e nacionais) é o XC40, SUV compacto que desde o seu lançamento foi capaz de trazer novos clientes para a marca, numa proposta que nos últimos anos ganhou versões híbridas e mais recentemente totalmente elétricas. Aliás, o Brasil foi um dos primeiros mercados globais onde a marca sueca aboliu as motorizações sem algum nível de eletrificação, sendo que agora, por aqui, apenas serão vendidas versões hibridas ou totalmente elétricas em toda a linha Volvo.

Avaliação: Volvo XC40 Recharge R-Design, o irresistível e eficiente SUV compacto sueco

O XC40 teve 2.185 emplacamentos até agosto, repartindo com o seu irmão maior, o XC60, que com 2.314 unidades é o produto da marca mais vendido por aqui, e juntos foram responsáveis pela grande maioria das preferências na hora de comprar um produto Volvo no Brasil.


Mas ainda antes de falarmos especificamente do modelo que testamos por alguns dias, a versão híbrida plug-in Recharge do XC40, aproveitamos para agradecer desde já a vossa leitura, deixando o espaço de comentários à disposição para interagirem conosco através da vossa opinião e agradecendo também o compartilhamento da matéria com conhecidos, amigos e família. Outro convite é para que se inscrevam no nosso canal de vídeo no youtube, além de sugerir que sigam nossas mídias sociais no Facebook, Instagram e Twitter.


O XC40 é um SUV que imediatamente nas transmite a informação que estamos diante de um modelo da marca sueca. A Volvo Cars conseguiu aplicar no design do seu utilitário esportivo compacto os principais traços que identificam o fabricante. Como principais dimensões são 4.425 (mm) de comprimento, 1.873 de largura, 1.652 de altura e distância entre-eixos de 2.702.

Avaliação: Volvo XC40 Recharge R-Design, o irresistível e eficiente SUV compacto sueco

Apesar de expor sua atual imagem de marca, a engenharia de design não deixou de inovar com uma mistura nem sempre fácil quando o espaço para a criatividade é menor, como é o caso de uma carroceria compacta, expondo até uma certa imponência, muito por conta do capô alto, sem abdicar de uma boa dose de esportividade, muito particularmente na versão testada por nós, a R-Desgn, que é a mais completa de toda a linha e que tem preço sugerido de R$ 299.950.


Em nossa observação externa se destaca a grade frontal utilizando o preto brilhante, exclusiva da versão, tonalidade ainda utilizado nas molduras das janelas laterais, nos espelhos retrovisores e no teto, criando uma identidade marcante e esportiva, combinando perfeitamente todos estes elementos de design na mesma cor presentes no veículo.

Avaliação: Volvo XC40 Recharge R-Design, o irresistível e eficiente SUV compacto sueco

Ainda como pormenores que se destacam, o logotipo "Recharge" em relevo na área superior do pilar C e que representa a atual marca distintiva da tecnologia elétrica nos veículos da Volvo Cars, muito perto do elegante e esportivo spoiler que dá continuidade ao teto. Além disso, as barras de teto longitudinais em alumínio, harmonizando com as rodas, também em alumínio, de aro 20” e onde são instalados pneus de medida 245/45R20, rodas que têm como característica a incorporação de um Kit de capas plásticas protetoras para os 5 parafusos de fixação e que combinam se integrando perfeitamente com o acabamento.


Nossa observação externa termina com referências para a chapa de proteção traseira na cor prata brilhante e transmitido o toque de versatilidade muito utilizado no acabamento deste perfil de veículos, ressaltando ainda as ponteiras de escape ocultas na traseira.


Finalizamos falando do característico e eficiente grupo ótico dianteiro que entrega ótima visibilidade noturna e composto de faróis Full LED com nivelamento automático e luzes direcionais ativas. Além disso, os faróis de neblina ajudam a melhorar a visão ao dirigir na neblina ou na chuva forte. E, quando você vira o volante mais de 30 graus em velocidades inferiores a 30 km/h ou em marcha à ré, eles facilitam a manobra e a ré na escuridão, iluminando a área próxima ao carro (a até 15 graus do veículo) e complementam o design distinto do XC40 Recharge R-Design que se apresenta de postura robusta, e muito equilibrado entre o design moderno e exclusivo do modelo, sem abdicar dos traços tradicionais dos SUVs da Volvo Cars.

Avaliação: Volvo XC40 Recharge R-Design, o irresistível e eficiente SUV compacto sueco

Já acessando ao interior, é visível de imediato a soleira da porta com inscrição "Recharge", mais uma vez identificando a eletrificação do modelo, e os pedais esportivos com acabamento em alumínio polido e borracha para aumentar a aderência. A manopla de câmbio é revestida em couro, o mesmo acabamento do volante, também ele esportivo e com três raios, revestido em napa e couro perfurado costurado à mão, na cor preta e de ótima textura.


Cabe aqui um parêntesis para falar de algo que sempre chama a atenção nos modelos da marca, que é a elegância da chave que fica em nosso bolso. NO XC40 é em couro napa na cor carvão, um objeto de muita elegância que representa a exclusividade de dirigir um modelo da Volvo.

Avaliação: Volvo XC40 Recharge R-Design, o irresistível e eficiente SUV compacto sueco

Retornando a descrição ao interior, o destaque fica por conta do acabamento interno no chamado pela marca “Alumínio Cutting Edge”. Em formato côncavo, tanto no painel de instrumentos como no painel superior nas portas dianteiras cria um efeito de contraste tridimensional que dá destaque ao caráter esportivo do XC40. E, com a beleza da iluminação contra o fundo escuro, a decoração realça o ambiente do interior, seja de dia e muito particularmente de noite, onde o ambiente interno é muito agradável. Destacar que a iluminação interna tem um sistema de cores que pode ser personalizado.


São destaques ainda o carregador de celular via indução (Wireless), o ar-condicionado digital dual zone totalmente programável na tela da multimídia, os assentos dianteiros com regulagem elétrica e no caso do motorista com memória, sendo que os dois lugares da frente têm ainda suporte de ajuste lombar elétrico. Encosto de cabeça nas cinco posições, com cintos de segurança de três pontos, sem faltar o sistema de fixação de cadeirinha infantil – ISOFIX.


Ainda temos apoio de braços central no banco traseiro que oferece mais conforto em viagens de longa distância e com espaço para bebidas, e naturalmente, uma palavra muito especial para o teto panorâmico elétrico, com vidro laminado escurecido e dividido em duas seções, ele é responsável por ampliar e tornar mais agradável o ambiente interno. Para ventilação, a seção dianteira é aberta ou inclina-se ao pressionar um botão. Um pára-sol elétrico em tecido perfurado se abre para reduzir o brilho em dias ensolarados. O pára-sol também mantém a sensação arejada dentro da cabine. E quando você estaciona o seu carro em dias ensolarados, o protetor contra o sol fecha automaticamente assim que a temperatura externa atinge 25 °C. E se você se esquecer de fechar o teto panorâmico depois de estacionar o carro, ele pode ser fechado do exterior através do controle remoto.


O interior de qualquer Volvo sempre mistura a tecnologia, com o conforto, espaço e um acabamento de ótimas referências, tudo com muito equilíbrio. Seguindo essa linha de qualidade, não falta no SUV compacto o ótimo sistema de áudio da Harman Kardon que oferece um som potente e de muita pureza. Essa experiência imersiva é ressaltada por 14 alto-falantes de alta fidelidade, incluindo um subwoofer ventilado, que, juntos, produzem sensações sonoras de ótima qualidade.


O sistema é conectado na multimídia com a já tradicional tela de 9 polegadas sensível ao toque que permite controlar diversas funções do veículo. Os grandes botões virtuais da tela sensível ao toque são fáceis de encontrar e operar, sendo uma das mais intuitivas multimídias em veículos das chamadas marcas Premium. O formato e sua inserção na área superior do painel facilita a visão para condutor e passageiro e a conexão através dos sistemas Apple CarPlay e Android Auto é via cabo USB, sendo que na tela ainda podemos visualizar as imagens da câmera de ré.


Mas o XC40 carrega ainda algumas outras tecnologias que torna a nossa condução muito mais confortável como o sistema que ajusta a intensidade do volante, Incluído juntamente com o seletor de modo de direção que permite adaptar as características do volante dependendo da velocidade e às nossas preferências pessoais. Enquanto a assistência elétrica de volante se ajusta automaticamente, dependendo da velocidade do carro, podemos escolher no visor central um dos três níveis de sensação e sensibilidade do volante - baixa, média e alta, e que funciona em toda a faixa de velocidade.

Avaliação: Volvo XC40 Recharge R-Design, o irresistível e eficiente SUV compacto sueco

Já o controle de cruzeiro adaptativo ajusta a velocidade para ajudar a manter uma distância apropriada dos veículos mais lentos. Basta selecionar a velocidade desejada e a distância até o veículo à frente para dirigir com conforto, do ponto morto à velocidade máxima. Em velocidades superiores a 70 km/h, o Adaptive Cruise Control também auxilia a ultrapassagem, acelerando brevemente o carro em direção ao veículo da frente, ao ligar o indicador de mudança de faixa. Ele é adaptável aos modos de direção ECO e Dinâmico, o que ajuda a economizar combustível ou a aproveitar uma experiência de condução mais arrojada. Também é inteligente: usando dados de mapas do sistema de navegação do carro, o cruise control adaptativo identifica colinas à frente e adapta a velocidade para ajudar a otimizar a condução. O Controle de Cruzeiro Adaptativo é parte do IntelliSafe Assist que entrega diversos recursos ao serviço da segurança.


Outra solução que faz parte do pacote é o Pilot Assist, que ajuda a manter o carro centralizado em sua pista e em uma velocidade definida. E, caso haja um veículo à frente, o Pilot Assist pode adaptar a velocidade para ajudar a manter a distância definida. Ativo desde a parada a velocidades de até 130 km/h, o suporte à condução do Pilot Assist pode facilitar a direção durante congestionamentos e também ao dirigir em rodovias. No entanto, ao não manter pelo menos uma das mãos no volante, o Pilot Assist é desligado automaticamente.


Além dos sensores de estacionamento traseiro e dianteiro, nosso XC40 híbrido vem ainda com sensores crepuscular e de chuva, alerta de ponto sego e alerta de colisão frontal.


Para finalizar a descrição ao interior, referência para outro dos destaques do habitáculo em nosso modelo, o prático e agradável painel de instrumentos. De 12 polegadas, mostra de forma intuitiva informações relevantes para o motorista, incluindo navegação, telefone e sinais de trânsito além de informar a presença de radares. O layout do painel se adapta à forma que escolhemos através de quatro modos gráficos como opção a ser escolhido pelo condutor. Na frente do motorista, se apresentam dois grandes instrumentos redondos e uma área central de informações. Se usarmos o sistema de navegação, essa área ficará maior.

Avaliação: Volvo XC40 Recharge R-Design, o irresistível e eficiente SUV compacto sueco

Como referência final ao habitáculo, a ótima posição de condução e o amplo espaço interno, mesmo se tratando de um modelo compacto onde cinco adultos viajam com muito conforto. Já no porta-malas são 432 L de volume de espaço disponibilizado, o lado menos positivo do nosso modelo, que perde neste quesito para todos os seus principais concorrentes Audi Q3, BMW X1 e Mercedes-Benz GLA.


Ainda antes de acionarmos o botão de Start do nosso power train hibrido, deixamos mais uma lista de alguns itens técnicos ao serviço da segurança e que são de série na linha XC40. Destaque para as sete bolsas de airbag, com proteção frontal, lateral e cortina, bem como joelhos do motorista, e sistema de proteção contra lesões na coluna cervical (WHIPS), que é uma tecnologia que ajuda a reduzir o risco de lesões causadas pelo "efeito chicote" caso ocorra uma batida na traseira do carro. No imacto, todo o encosto dianteiro e o apoio de cabeça se movem junto com o passageiro para dar suporte ao pescoço.


Momento para falarmos de um dos grandes destaques do Volvo XC40 Híbrido R-Design, que é sua dinâmica e eficiência. Tecnicamente o Power Train é composto pelo conjunto T5 Twin Engine FWD com dois motores, um elétrico, com 82 HP e outro turbo, a gasolina, 1.5L que entrega 180 HP. Combinados, produzem 262 HP de potência e 43,2 kgfm de torque.


O conjunto fica ligado a um câmbio automático de dupla embreagem com 7 marchas e que pode ser utilizado no modo manual sequencial.

Avaliação: Volvo XC40 Recharge R-Design, o irresistível e eficiente SUV compacto sueco

O Volvo XC40 Híbrido é um tração dianteira de muito dinamismo, até pela grande versatilidade em termos de capacidade e disponibilidade. Ele tanto pode ser um rápido e ágil esportivo que faz pouco mais de 7s de 0 aos 100 km/h, como pode ainda ser um eficiente e econômico parceiro no dia a dia, com deslocamento suave e muito agradável, tanto no trânsito urbano bem como em estrada.


Suas características técnicas permitiram uma média em nosso circuito misto de impressionantes 22,9 km/l, com a necessidade de ainda expormos que por vezes utilizamos o XC40 no modo Power, onde toda a capacidade é disponibilizada para uma condução totalmente esportiva.


O modelo pode ser utilizado em diversos modos de condução:

Hybrid – Uso cotidiano. Utilização combinada do motor elétrico e combustão otimizando potência e consumo de combustível e o modo que utilizamos em 95% do nosso teste, já que espelha a rotina da grande maioria dos condutores. Ele recarrega a bateria em freadas e desacelerações sem necessidade de carregamento externo, e essa energia vai sendo utilizada em movimentos que em grandes cidades e com muito trânsito, como é o caso de São Paulo, representa um bom tempo dessa rotina de mobilidade. Muitas vezes ficamos parados ou nos deslocando a baixíssimas velocidades, e esses momentos são realizados com a utilização do veículo no modo elétrico, em escolha feita automaticamente quando acumulamos energia em nossa bateria, essa facilidade em gerar energia e a utilização dessa capacidade energética para pequenos trechos a baixa velocidade, e tudo de forma automática, faz do Volvo XC40 Hibrido um produto muito eficiente.


Já no modo Pure, o veículo é utilizado 100% no modo elétrico o que em condução urbana permite uma autonomia próxima dos 50 km.


O já comentado modo Power (Condução esportiva), a potência e torque máximo são disponibilizados para respostas mais rápidas do acelerador e trocas de marcha com foco em mais performance. Ainda é possível configurar um modo Individual, onde podemos escolher as preferências de condução.


Outra configuração de enorme acerto no XC40 é a suspensão, independente do tipo McPherson na dianteira e multibraço na traseira, a solução permite ajustes nas mais diversas circunstancias e se comporta de forma exemplar, tanto em alta velocidade, entregando estabilidade e segurança, sem abdicar do conforto, com uma característica bem clara de um continuo contato dos pneus com o solo e minimizando a incomoda inclinação a carroceria em curva.

Avaliação: Volvo XC40 Recharge R-Design, o irresistível e eficiente SUV compacto sueco

Já os freios são de disco nas quatro rodas, sendo que ao longo do nosso teste pudemos observar uma característica que é um pequeno “delay” entre o momento em que o pé toca o freio e o efetivo efeito dinâmico dessa frenagem, praticamente imperceptível, mas ainda assim sentido quando não em situação de frenagens mais fortes ou de intensa pressão no pedal, podendo ser algo diretamente ligado ao sistema de regeneração de energia, que no toque sutil no pedal do freio já inicia o processo de transferir energia para a nossa bateria.


Ainda assim, após o hábito que vem da utilização diária, é clara a eficiência do sistema de freios, tanto na distancia necessária para uma frenagem de emergência com imobilização total, como ainda e segurança em diversas circunstâncias, sendo notável seu equilíbrio em curvas, piso de baixa aderência ou situações de correções repentinas, tudo situações onde os quatro discos e seu sistema de distribuição de frenagem sempre se mostraram muito eficientes para frear os 1672 kg de peso do XC40 R-Design.


Já comentada por nós através de sua possível configuração, a direção elétrica do modelo sueco é outra nota bem positiva em nosso teste, que, além de poder ser configurada para maior ou menor leveza, apresenta ainda características automaticamente aplicadas de acordo com o cenário de nossa condução, sendo naturalmente mais leve no transito urbano, ou ainda firme e de maior dureza quando dirigimos em estrada.

Artur Semedo - Editor de veículos da Revista Publiracing
Artur Semedo - Editor de veículos da Revista Publiracing

Conclusão do Editor – O XC40 é a porta de entrada para o universo dos SUVs da Volvo Cars, e apesar desse posicionamento, não deixa de carregar o DNA da marca em praticamente todas as suas principais características, trazendo de modelos maiores, como XC60 e XC90, qualidades que imediatamente associamos ao fabricante sueco, como o conforto em níveis elevados, segurança levada muito a sério, disponibilidade e agilidade dignas de modelos esportivos e mais recentemente, uma eficiência e olhar para o futuro com a eletrificação de sua linha, seja através de modelos híbridos, como o testado por nós, ou ainda versão totalmente elétrica que também já chegou ao mercado brasileiro.


A linha XC40, e particularmente nossa versão R-Design Recharge, é a interpretação do grande sucesso que a marca vem tento a nível global, com todas as características acima reunidas expostas em um produto muito atraente e de posicionamento em termos de preço muito competitivo. Com isso a Volvo vem criando muito mais que clientes, verdadeiros fãs da marca, que após a experiência de adquirirem um modelo do fabricante, dificilmente mudam, tal o nível de satisfação. Essa é talvez a grande capacidade que, tanto engenharia como a área comercial colocam nos produtos suecos, saber que cada modelo/versão é, exatamente, o que busca o cliente a quem se destina, e por isso mesmo o grau de satisfação tão elevado, tanto o nosso, ao final do nosso teste, como ainda do cliente, que tem a oportunidade de levar um ótimo produto para sua garagem. Uma proposta de preço muito coerente e competitivo para um veículo que tem tudo no lugar certo e na medida certa.





Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page