O XC40 da marca sueca Volvo é um daqueles modelos que nasceu vencedor. Após ser lançado, rapidamente se consolidou globalmente, e no Brasil não foi diferente. Um modelo que desde a primeira visita a nossa redação mostrou ser uma equilibrada proposta entre desempenho, conforto, tecnologia, sem deixar de lado as referências em segurança tão diretamente associadas à marca escandinava.
Além disso, ele conseguiu adicionar um design ainda mais jovem às formas tradicionais dos utilitários esportivos da marca. Com todas estas boas características, o XC40 desde sua chegada ao Brasil vem ajudando muito a consolidar a Volvo por aqui, fazendo a marca crescer para patamares muito interessantes em termos comerciais, ameaçando cada vez mais o reinado das três germânicas no segmento Premium.
Para confirmar este sucesso, as 221 unidades emplacadas em junho, recuperando de meses naturalmente mais fracos por conta do fechamento total ou parcial das concessionárias (102 em maio e 66 em abril), mas já muito mais perto do desempenho do inicio do ano, com 234 unidades emplacadas em janeiro e 233 em fevereiro. Somados aos 188 veículos comercializados em março temos um total de 1044 unidades do XC40 saídas das concessionárias da marca, volume que fica pouco atrás das 1092 unidades do seu irmão maior XC60, tradicionalmente o modelo mais vendido da marca globalmente.
E como nosso teste foi realizado algumas semanas antes da chegada da nova versão híbrida R-Design, que veio completar o lineup da linha XC40, é assim esperado um desempenho ainda melhor nos próximos meses para o modelo. Agora foi a vez de receber aquela que atualmente é a porta de entrada no fantástico universo dos SUVs da marca sueca o XC40 na versão Momentum.
Inicialmente o destaque são suas dimensões, tipicamente de SUV compacto, mas que passam uma postura de envergadura. São 1.652 (mm) de altura, 4.425 de comprimento, 1.863 de largura (sem retrovisores) ou 2.034 com retrovisores e 2.702 de distância entre eixos.
Para esta imponência, é muito relevante sua distancia em relação ao solo (211 mm), percepção ajudada pelas atraentes rodas de alumínio 19” onde são instalados pneus de medida 235/50 R19. Já que falamos em pneus, referir que a versão Momentum trás de série o sistema de monitoramento da pressão.
Ainda destacamos o atraente grupo ótico, com estética que identifica de forma imediata os SUVs da marca. Ainda marcantes no design do XC40 os faróis com função antiofuscante e Full LED, com nivelamento automático, e a tradicional assinatura de condução diurna em LED.
Finalizando nossa observação externa, referências para o rack de alumínio integrado ao teto, os espelhos retrovisores com setas de sinalização de mudança de faixa integrados e que são retrateis, e ainda a moldura cromada que envolve a tradicional grade dianteira da Volvo e onde fica tradicionalmente exposto o logo da marca. O Volvo XC40 tem o capô do motor em posição elevada o que lhe confere uma postura mais robusta e imponente, e que apesar de seu perfil compacto, consegue manter as características da marca sueca em seus utilitários esportivos sem deixar de adicionar uma identidade própria ao modelo.
Hora de passar para o interior. O acesso é realizado através da chave com controle remoto e sistema Keyless, que permite a abertura e fechamento do veículo, além da partida do motor, sem chave, através do pequeno e elegante controle em nosso bolso. Como curiosidade, referir que o controle (chave) do Volvo XC40 pode “mergulhar” em profundidades de até 10 metros, mantendo integras suas capacidades. Este elegante comando é apresentado de série em plástico de cor carvão, no entanto, é possível encomendá-lo no mesmo couro dos assentos ou na mesma madeira do acabamento interior. Pormenores com os quais a Volvo sempre se preocupa para dar exclusividade a seus produtos.
Já no interior, destacamos imediatamente o elegante, atraente e interativo painel do motorista, de 12,3 polegadas e que atrás do volante mostra de forma intuitiva informações relevantes e habituais, e ainda informações como navegação, telefone e sinais de trânsito e radares. O layout do painel se adapta à forma que se quer usá-lo, e tem quatro modos gráficos para serem escolhidos. O painel apresenta dois grandes instrumentos redondos e um painel central de informações. Se você usar o sistema de navegação, esse painel ficará maior. Para torná-lo confortável para os olhos, além de que o brilho do painel do motorista se ajusta automaticamente de acordo com a intensidade da luz exterior.
Já na área central do painel o destaque é naturalmente a tela de LCD com 9" touch screen de ótimas dimensões e bem posicionada. Lá podemos gerenciar e escolher muitas das opções de condução, segurança, praticidade ou conforto.
Por exemplo, é lá que é gerenciado o sistema de ar-condicionado, que é digital e dual zone. Através da tela também acessamos as opções do sistema de áudio de 8 alto-falantes com 250 watts. A multimídia tem conexão para os sistemas Apple CarPlay e Android Auto (via USB), entradas que ficam disponíveis, duas na dianteira e uma de 5V na traseira. Ainda na tela são disponibilizadas as imagens da câmera de ré, auxilio que faz parte do pacote que ajuda em manobras de estacionamento e que tem ainda sensores dianteiros e traseiros com avisos visuais e sonoros.
Um pouco mais abaixo o espaço para deixar o celular, já que o XC40 Momentum vem com carregador de celular via indução (Wireless). O conforto continua exposto na qualidade dos materiais utilizados e do acabamento, além da ótima integração das peças que resultam em um interior sólido e de baixo nível de ruídos, tanto internos, praticamente inexistentes, como ainda isolando os sons do exterior, barrados de forma muito significativa pelo ótimo isolamento acústico, proporcionando assim um habitáculo muito confortável. Outro fator bem positivo é a ergonomia dos bancos da Volvo, sempre de nível elevadíssimo. Também em seu SUV compacto a marca se preocupa em entregar conforto e contribuir para essa marca registrada, com os bancos da frente a serem disponibilizados com regulagem e suporte lombar de ajuste elétrico, bancos que são em couro e com opção de quatro cores.
Olhando em volta, observamos o teto que muda de tom ainda de acordo com a cor dos bancos, e o acabamento da decoração côncava Urban Grid, em alumínio escovado, com entalhes no painel e na área superior da porta dianteira, criando um visual sofisticado bem contemporâneo. Com a elegante iluminação interna, o agradável ambiente do nosso XC40 é realçado seja de dia ou noite.
Ainda como destaques o apoio de braço central com porta-copos, o compartimento do tipo "Lixeira" no console central, e o acabamento com revestimento em couro tanto da pequena e elegante manopla do câmbio como do volante. O espaço disponibilizado também é destaque no interior do modelo, entregando, além da ótima posição de condução, conforto e segurança para os cinco passageiros. Ainda antes de iniciarmos nossa avaliação dinâmica ao Volvo XC 40 Momentum referir que ele entrega 460 L de volume para bagagem no porta-malas.
Mas vamos lá. Hora de acionar o botão e dar partida ao motor, um quatro cilindros em posição transversal, turbo, exclusivamente a gasolina e de 1.969 cm³, e que entrega 190 cv nas 4.700 rpm e torque máximo de 30,6 Kgf.m nas 1.500 rpm. Trabalhando em conjunto com o motor T4 a caixa de velocidades de oito marchas automática que permite um casamento muito harmonioso entregando reações equilibradas entre conforto e suavidade no deslocamento em circuito urbano, além de uma interessante disponibilidade para acelerações, retomados ou outras situações que exigem um pouco mais de dinamismo e recursos.
O câmbio é bem inteligente, de passagens em giro baixo privilegiando eficiência energética em condução urbana, no entanto, e quando solicitado pelo pé direito, o câmbio mostra uma versatilidade muito interessante ao passar as marchas de forma muito eficaz e rápida mostrando mais um bom trabalho da engenharia da marca escandinava.
O nosso XC40 é uma proposta que repete a habitual robustez dos produtos da marca, muito por conta de sua construção sólida, e pesada. Nosso SUV compacto tem um peso em ordem de marcha de 1.648 (kg), ainda assim o XC 40 é capaz de realizar com esta estrutura uma aceleração em torno de 8,0 segundos dos 0 aos 100 km/h.
O desempenho do modelo pode ainda ser adequado ao nosso estilo, ou ao momento, através do DRIVE MODE, modo de direção que permite a adaptação instantânea do trem de força e das características de direção de acordo com a escolha. Modos Conforto, Eco, Dinâmico, Off-road e Individual alteram parâmetros do veículo e podem ser escolhidos na tela central do veículo.
Como ajuste para o estilo de condução do condutor a marca sueca ainda disponibiliza, incluído juntamente com o seletor de modo de direção, a direção ajustável, que permite que você configure a intensidade da assistência que é elétrica. Enquanto a direção progressiva se ajusta automaticamente dependendo da velocidade do seu carro, você pode escolher no visor central entre três níveis de sensação e sensibilidade do volante - para assistência de volante baixa, média e alta, em qualquer faixa de velocidade.
Muita tecnologia ao serviço do conforto e da segurança faz parte do pacote da agora versão inicial na linha XC40.
Podemos destacar o controle de cruzeiro, assistente de partida em subidas e o controle de frenagem em descida, além do sensor de chuva.
Já mais direcionado para a segurança, o alerta de colisão frontal, sistema de alerta de mudança de faixa, o City Safety, que é o sistema de frenagem automática em caso de surgimento repentino de um pedestre, e ainda sistemas de proteção contra lesões na coluna cervical e impactos laterais.
Destaque também para as bolsas de airbags, frontais, e de cortina, que ajudam a proteger sua cabeça e pescoço em uma colisão lateral ou capotagem. Ela se desdobra do teto acima das portas e ajuda a proteger os ocupantes nas laterais. A cortina inflável também ajuda a proteger em algumas colisões frontais e permanece inflada por vários segundos a fim de proteger em caso de impactos secundários. Ainda faz parte do pacote a bolsa de proteção aos joelhos do motorista.
A qualidade do chassi é um dos fatores que ajuda no comportamento dinâmico muito equilibrado do XC40, SUV compacto que tanto entrega suavidade no dia a dia, como muita segurança em velocidades maiores. Notamos o modelo mais suave de suspensão que seus irmãos maiores, mas sem perder a capacidade e eficácia. O resultado é também fruto da escolha técnica e ajustes do conjunto da suspensão, independente nas quatro rodas, sendo do tipo McPherson na dianteira e multibraço na traseira com molas helicoidais nas quatro rodas. Com isso além de eletronicamente adaptada ao modo de condução, a suspensão é realmente um dos pontos bem favoráveis e de destaque no XC40.
Também contribuindo para a segurança, os discos de freio nas quatro rodas, sendo os dianteiros ventilados e os traseiros sólidos, de alta eficiência e equilíbrio na frenagem.
O XC40 é um veículo de comportamento muito adaptado a uma rotina urbana, que requer conforto na passagem dos indesejáveis buracos e lombadas, mas ao mesmo tempo, quando em estrada, e a velocidades maiores, ele é muito estável, disponível e de equilíbrio muito elogiável.
Com um tanque de 54 litros para gasolina, o XC40 Momentum apresentou no final do nosso teste, e sempre de acordo com o circuito misto que temos a preocupação de cumprir, uma média de 10,4 km/l, muito na linha dos valores de referência do INMETRO que indicam 9,5 km/l de média urbana e 11,9 km/l de consumo médio em estrada.
Conclusão do editor – O Volvo XC40 Momentum é uma ótima proposta, e sugerida pela nossa equipe para você entrar no universo muito especial dos SUVs compactos das chamadas marcas premium. As razão ficaram expostas em nosso texto, um carro, confortável, tecnológico e que carrega em cada pormenor o DNA da segurança e robustez associados à marca sueca. Igualmente presente, o ótimo acabamento e qualidade dos materiais utilizados, tudo isso sem ultrapassar a barreira simbólica dos R$ 200 mil. Olhando seus mais diretos concorrentes germânicos, Audi Q3, BMW X1 e Mercedes-Benz GLA a Volvo, e nesta que é agora a versão de entrada do XC40, apresenta-se com uma versão muito competitiva em termos comerciais, por ser aquele que reúne um pouco da essência de cada um dos seus concorrentes, adicionando o “tempero” sueco, entregando com isso, aquela opção que consideramos a mais equilibrada de todas elas.
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