Um dos maiores fenômenos de sucesso da indústria automobilística brasileira nos últimos anos é, sem dúvida, a Fiat Toro, picape que junto com a Renault Oroch inauguraram um novo posicionamento para um tipo de produto muito do agrado do brasileiro. Utilizando a base (plataforma) de um veículo comum, e distante da estrutura das grandes picapes médias, a Fiat Toro tem sua base inteiramente em monobloco e compartilhando a sua plataforma com produtos da família Stellantis como os Jeep Compass e Renegade.
Assim, a picape Toro se posiciona entre propostas menores como a sua irmã Strada, e as de maior porte, essas sim utilizando a tradicional estrutura de chassi mais robusta. E como receita para tanto sucesso, estão, sem dúvida, o design vanguardista e atraente O interior nos remete em termos de espaço, tecnologia e conforto para os SUVs compactos, hoje o segmento de maior procura no mercado brasileiro, além de adicionar a disponibilidade de uma caçamba o que lhe confere uma versatilidade maior.
No entanto, a Fiat foi ainda mais além, e nas versões topo de linha, como a testada por nós, o modelo vem com tração 4x4 e motor turbo diesel, aspectos mecânicos muito levados em conta na hora de comprar uma picape.
Mas ainda antes de detalharmos nossa experiencia com a Fiat Toro na versão Ranch, aproveitamos para agradecer desde já a vossa leitura, deixando o espaço de comentários à disposição para interagirem conosco através da vossa opinião e agradecendo também o compartilhamento da matéria com conhecidos, amigos e família. Outro convite é para que se inscrevam em nosso canal de vídeo no youtube, além de sugerir que sigam as nossas mídias sociais no Facebook, Instagram e Twitter.
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Desempenho Comercial
Como referido, a história da Toro é marcada pelo sucesso e ótimo desempenho comercial desde a sua chegada ao mercado brasileiro. Em março foram 4 442 unidades emplacadas ajudando no acumulado de 10 990 emplacamentos no primeiro trimestre de 2022. Olhando para os últimos anos, em 2021 e em plena pandemia, foram 70 890 unidades emplacadas e o sétimo veículo mais vendido no Brasil, em seu melhor desempenho comercial para 12 meses. Em 2020 foram 53 974 veículos emplacados, com 65 566 em 2019, último ano antes da pandemia.
Mas como todos os veículos novos no Brasil, o preço da Toro também vem subindo consideravelmente nos últimos anos, acompanhando a inflação, problemas logísticos e falta de componentes, especialmente semicondutores, em cenário que fez disparar o preço de todos os veículos no Brasil (Novos e Usados), e naturalmente não deixou de afetar toda a linha Toro, que tem hoje a configuração da unidade testada por nós (versão, cor e itens opcionais) com preço de referência de R$ 218.459, no estado de São Paulo.
Design continua jovem e atraente
Após todas estas considerações iniciais, onde situamos comercialmente o modelo, olhamos agora para a estética da versão Ranch. Nesta opção, a Fiat utiliza o cromado em determinadas peças para transmitir exclusividade e sofisticação. Exemplos disso são as maçanetas das portas, molduras das janelas, estribos para auxiliar a entrada e saída do veículo, moldura da grade frontal, logo da marca, tanto na frente como na tampa traseira, caixa dos espelhos retrovisores, Santo Antonio e para-choque traseiro onde a soleira também é cromada.
Ainda utilizando o tom prata para harmonizar com os detalhes cromados, podemos observar peças como frisos na área inferior das portas, barras de teto longitudinais, acabamento envolvendo tanto os faróis principais como os de neblina, recordando que uma das características no design da Toro é o grupo ótico frontal em três níveis, sendo bem característica a assinatura de condução diurna em posição superior bem alinhada com as curvas do capô. Ainda muito marcante no para-choque frontal, o over bumper integrado dando o necessário toque de irreverência para uma proposta versátil.
Naturalmente não podemos esquecer as bonitas rodas de liga leve de aro 18” onde são instalados pneus de medida 225/60 R18 de uso misto e que se mostraram equilibrados tanto na entrega de conforto e segurança em estrada como a esperada eficiência na terra e na lama.
Em termos de dimensões a Toro tem 4 945 (mm) de comprimento, 1 845 de largura, 1 734 de altura e uma distância entre eixos de 2 990 mm. Ainda como importantes referências o enorme porta-malas que é a caçamba (com revestimento) da Toro, entregando 937 litros de volume de carga disponível e protegida pela capota marítima de série.
Aqui um parêntesis para responder a alguns questionamentos feitos através do nosso e-mail sobre o isolamento da capota marítima, e sobre isso, através de nossa experiência, podemos responder que objetos ou malas dentro da caçamba não ficam totalmente imunes a pó e água, embora de forma bem limitada nessa invasão, lembrando que a Fiat tem a versão Toro Ultra que por pouco mais de 2 mil reais entrega uma proteção da MOPAR para a caçamba que, aí sim, dão integridade e isolamento total ao espaço da caçamba, como um verdadeiro porta-malas.
Com seu peso generoso de 1930 kg e porte reforçado pelas peças que destacam o status de picape, a Toro tem ainda referências equilibradas em termos de capacidade para o off-road, já que são 25° de ângulo de ataque e 28,4° de ângulo de saída com 234 mm de vão livre em relação ao solo. Mas, de como se comporta a Toro Ranch nos mais diversos tipos de terreno falaremos um pouco mais na frente do nosso texto, já que agora é chegada a hora de descrevermos o interior do modelo.
Interior pratico, confortável e tecnológico
Como veículo muito bem equipado, aliás, uma das grandes virtudes da Fiat Toro, a entrada é realizada com a permissão da chave presencial que dá acesso a um habitáculo que transpira sofisticação. Com o banco do motorista de ajuste elétrico e um interior marrom muito agradável e sofisticado, esta cor é escolhida para dar exclusividade na proposta tanto no painel como nos bancos de acabamento em couro, que têm ainda encosto de cabeça e cinto de três pontos nas cinco posições.
Ainda com acabamento em couro, destaque para o volante multifunção que disponibiliza Paddle-shifters para troca de marcha e que tem ajuste em altura e profundidade. Atrás do volante ficam disponíveis as informações do agradável e prático painel de instrumentos, através de um cluster de 7" full digital configurável e de fácil configuração e observação.
Ao bom estilo picape, também não faltam alças de segurança na coluna A do lado do motorista e do passageiro. Continuando nossa observação ao interior, referência para o ar-condicionado que é digital e dual-zone, e logo acima, em posição correta, a central multimídia com tela de 10" touchscreen, disponibilizando conexão Apple CarPlay e Android Auto sem a necessidade de utilização de cabo.
Conectado no sistema de multimidia um bom ambiente em termos de áudio com o som distribuído pelo interior através de 2 alto falantes dianteiros, 2 traseiros e ainda 2 Tweeters.
Também na tela são exibidas as imagens da câmera de ré, com sensores de auxílio ao estacionamento tanto dianteiros como traseiros.
Com o chamado Kit High Tech, de série nesta versão, estão ainda disponíveis itens de conforto para a condução como o sensor de chuva, crepuscular, comutador de farol alto/baixo e retrovisor interno eletrocrômico.
Ainda na área do console central destaque para o espaço destinado ao carregador de celular por indução.
Antes de darmos partida ao nosso motor, mais um elogio para o ótimo pacote de segurança com 7 airbags, sendo 2 laterais, 2 de cortina 2 frontais e 1 para joelhos do motorista.
Mecânica 4x4 turbo diesel
Uma das grandes virtudes da Fiat Toro nas versões mais completas é sua mecânica de motorização diesel, que além da robustez e capacidade para o trabalho, entrega naturalmente economia na hora de abastecer, mas é também uma ótima solução dinâmica para o dia a dia urbano.
O motor é o turbo diesel de injeção direta que entrega 170 cv nas 3.750 rpm. Com 1956 cm³ e de posição dianteira transversal, o 4 cilindros em linha de 16 válvulas tem ainda como referencia importante o torque máximo de 35,7 kgfm nas iniciais 1.750 rpm. A solução mecânica apresentada pela Fiat tem ainda o tanque para abastecimento com uréia Arla 32, despesa praticamente irrelevante que só ocorre a cada 10 mil quilômetros.
Com todas estas características, iniciamos um teste dinâmico que nos levou a percorrer mais de 1000 km, entre asfalto, condução urbana e caminhos de terra.
Além de uma posição de condução elevada e confortável, a Fiat Toro Ranch equilibra com muita capacidade o desempenho nos cenários mais comuns de utilização.
Na condução urbana a evolução é suave e linear, sem grandes subidas de giro, já que existe uma relação bem interessante entre o motor e o ótimo câmbio ZF de 9 marchas que permite trocas a giro bem baixo, ajudando não só na economia de combustível como no conforto a bordo. Com força e capacidade de carga, fica também claro que a Toro com esta motorização diesel pode ser um bom aliado para o trabalho.
Na estrada, a disponibilidade e elasticidade é sinónimo de dinamismo e segurança, entregando reações que nos deixam tranquilos tanto em ultrapassagens como retomadas, sendo naturalmente um devorador de quilômetros econômico e robusto devido ao tipo de motorização.
Já no off-road, a tração 4x4 ou redutora são opções acionadas, se necessário, através do seletor no habitáculo, permitindo percorrer trajetos de alguma exigência, fruto não só da tração integral, mas também de pneus de uso misto com boa resistência e capacidade de aderência, além de soluções, como o protetor de cárter, que deixam nossa Toro mais apta para o fora de estrada.
Aproveitando para fazer referência ao bom pacote de itens de conforto ao serviço do motorista, não esquecemos os auxílios tanto de saída em rampa como de descida, controle eletrônico de estabilidade e tração, frenagem autônoma de emergência, aviso de saída de faixa e a já referida comutação automática dos faróis.
Voltando ao comportamento dinâmico com foco nos freios, eles são ABS com EBD e de disco ventilado na frente e tambor atrás, sendo no padrão “sem surpresas”, e entregando um bom nível de segurança.
Outro ponto de elogio é em relação à suspensão, independente nas quatro rodas, aplica a solução McPherson nas rodas dianteiras e multibraço nas rodas traseiras, o que permitiu um bom trabalho da engenharia da marca no equilíbrio e versatilidade que se exige a um veículo com estas características, que tem que ser seguro e preciso na estrada, confortável no dia a dia urbano, entregar uma relativa capacidade de tração em caminhos de reduzida aderência, e ainda capaz de suportar o peso na área de carga quando necessário. Nessa mistura de ingredientes para os quais ela deve estar preparada, a Fiat Toro se sai muito bem!
A direção de assistência elétrica é algo que a marca trabalha de forma muito eficaz, e mais uma vez consegue ser leve e precisa, tendo naturalmente suas limitações em termos de diâmetro de giro (12,4 m) por conta das peças da transmissão também nas rodas dianteiras, o que limita o esterçamento das rodas direcionais.
Palavras finais para o consumo de combustível. Com uma boa média final de 14,4 km/l de diesel, e com isso a Fiat Toro Ranch fechou com chave de ouro a lista de anotações em nosso caderninho de referências que nos ajudou a reconstruir estes dias de contato com o modelo.
Conclusão do Editor – Poderemos dizer que é nestas versões diesel 4x4 que a Fiat Toro tem sua essência evidenciada, nestas opções mecânicas ela se distancia de sua irmã Strada e mostra através da robustez e versatilidade o quanto poderá ser uma opção viável para quem quer uma picape diesel 4x4 mas que não necessita das maiores, e de custo bem mais alto, picapes médias.
A Toro Ranch é até mais tecnológica e confortável que muitas das versões de entrada nas médias, contribuindo ainda para o fato dela poder ser uma boa aposta para este público, o fato de poucos proprietários das chamadas picapes médias aproveitarem em suas rotinas toda a capacidade dos seus veículos.
Com isso a Toro nesta versão Ranch se apresenta como uma boa opção, já que é versátil e robusta, tem motor diesel e é 4x4, e ainda carregada itens de conforto e segurança em nível muito bom, chamando a tenção de um público que olha para estas referências como características indispensáveis para a aquisição de uma picape. A Toro ainda coloca como cereja no seu bolo bem recheado o fato de ter um design muito atraente e moderno, mantendo uma invejável juventude que sem dúvida continua atraindo um público muito expressivo.
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