top of page

Avaliação: Peugeot 3008 GT Pack, nova geração reforça qualidades do apaixonante SUV médio


Avaliação: Peugeot 3008 GT Pack, nova geração reforça qualidades do apaixonante SUV médio
Avaliação: Peugeot 3008 GT Pack, nova geração reforça qualidades do apaixonante SUV médio
Ficha técnica do Peugeot 3008 GT Pack

Nossa equipe rodou durante alguns dias com aquele que é o produto mais evoluído da #Peugeot no Brasil, o SUV médio 3008, na sua versão mais completa, a GT Pack.


Nossa experiência nos remete, mais uma vez, para as ótimas experiências com este produto que, quando chegou ao país alguns anos atrás, trazia o selo de Carro do Ano na Europa, e que de imediato entrou na lista de desejos de muitos por aqui.


Seu preço talvez tenha sido sempre seu principal desafio diante do público, já que como produto o 3008 sempre carregou ótimos argumentos, do design ao desempenho, passando pela tecnologia e pelo conforto.


Mas como todo o bom produto, chega uma hora que é necessário renovar, e foi isso que aconteceu em 2021 com o modelo que agora é disponibilizado para o mercado brasileiro em apenas duas versões, a testada por nós, e uma versão de entrada, a #Griffe.

Avaliação: Peugeot 3008 GT Pack, nova geração reforça qualidades do apaixonante SUV médio
Avaliação: Peugeot 3008 GT Pack, nova geração reforça qualidades do apaixonante SUV médio

Mas ainda antes de detalharmos o modelo francês e contar nossa experiência ao volante do #Peugeot 3008 GT Pack, aproveitamos para agradecer desde já a vossa leitura, deixando o espaço de comentários à disposição para interagirem conosco através da vossa opinião e agradecendo também o compartilhamento da matéria com conhecidos, amigos e família. Outro convite é para que se inscrevam em nosso canal de vídeo no youtube, além de sugerir que sigam as nossas mídias sociais no Facebook, Instagram e Twitter.


Vocês também podem encaminhar vossas dúvidas sobre os modelos que testamos para o e-mail redacao@revistapubliracing.com.br, que nossa equipe terá o maior prazer em elucidar todas elas.

Design moderno e atraente

Design bem vanguardista e esportivo que se mescla muito bem com uma sobriedade muito típica na marca, sempre foram as principais características do SUV médio da Peugeot, que se apresenta de postura robusta e de dimensões que o caracterizam no olhar corretamente.

De acordo com a ficha técnica são 1.840 mm de largura e 4.445 mm de comprimento, com uma altura de 1.625 mm e entre eixos de 2.675 mm.

Avaliação: Peugeot 3008 GT Pack, nova geração reforça qualidades do apaixonante SUV médio

Contribuindo para sua postura, as rodas de liga leve de aro 19” onde são instalados pneus de medida 235/50 R19, tanto na frente como na traseira. Suas rodas de grandes dimensões e seus pneus muito próximo do limite da carroceria na caixa de rodas, se apresenta como outras das características do modelo, e que logo na observação estática antecipa sua predileção pelo asfalto. Com ângulos de entrada e saída de 20° e 29°, respetivamente, o #Peugeot 3008 tem ainda um vão livre em relação ao solo de 219 mm.


Ainda como destaques na observação externa, a cor preta do teto e espelhos retrovisores contrastando com o tom da carroceria. Ainda no teto, referência para o amplo teto solar panorâmico de abertura parcial que amplia o bem estar interno e noção de amplitude para que ocupa o habitáculo.


Uma das mexidas estéticas foi na área frontal que ganhou um novo formato dos faróis, que são totalmente em LED e de duplo refletor, com a assinatura de condução diurna colocada na posição vertical, imagem bem marcante dos modelos da marca e também já observada por aqui no pequeno 208.

Avaliação: Peugeot 3008 GT Pack, nova geração reforça qualidades do apaixonante SUV médio

Ainda muito marcante, no novo para-choques dianteiro, são as ranhuras (como garras do leão) que de forma harmoniosa vão da área lateral no sentido da também nova grade frontal, envolvendo os faróis, e alinhando com a referida grade que nesta versão GT Pack é em preto brilhante. Aliás, o preto ainda substitui o habitual cromado, muito usado pela marca para dar sofisticação a seus modelos, no leão bem centralizado na grade dianteira e também na referência ao modelo 3008, na área do capô e também centralizado. Também não poderíamos deixar de destacar as aberturas laterais bem junto ao capô do motor e que sem dúvida entregam um adicional de esportividade ao design do modelo. Ainda na lateral, a preponderância do preto brilhante continua e é total, com molduras das janelas, área da terceira coluna e spoiler traseiro, que dá continuidade ao teto entregando um resultado bem atraente. A sigla GT da versão aparece inserida imediatamente antes das portas dianteiras e um nível um pouco mais abaixo que o dos espelhos retrovisores.



Dando continuidade a predominância do preto, que é a característica da versão, terminamos falando da traseira, que mistura o plástico do para-choques com peças em preto brilhante, com todas a siglas e logos que representam a marca e o modelo/versão em tom escuro, harmonizando com as lanternas com mascara escurecida e que são também elas em LED e de assinatura bem característica e atraente.


De uma forma geral esta versão pretende destacar a esportividade através do preto, em detrimento de uma postura mais sóbria com a habitual utilização do cromado como acabamento predominante dos detalhes, substituídos pelo preto brilhante nesta versão GT.

Interior amplo, confortável e tecnológico.

Avaliação: Peugeot 3008 GT Pack, nova geração reforça qualidades do apaixonante SUV médio

O acesso ao habitáculo do 3008 é realizado pelo sistema de chave presencial, e imediatamente nos deparamos com um interior amplo, confortável e tecnológico. Além do já comentado teto solar panorâmico, o característico pequeno volante com base reta chama imediatamente a atenção. Multifuncional, permite configurar algumas das funções de áudio, e telefone, além de informações e opções do agradável painel de instrumentos. Com ajuste em altura e profundidade, facilmente conseguimos uma das melhores posições de condução entre os SUVs médios disponibilizados para o mercado brasileiro. Ajudando a sensação de total conforto no 3008, os bancos dianteiros são de ajuste elétrico e ainda entregam o sistema de massagens que ajuda a tornar qualquer trajeto um momento de relaxamento.


O ar condicionado é automático de duas zonas e tem as suas funções controladas na tela de multimídia de 10” colocada em posição elevada e correta, na área superior do painel frontal. Já que falamos em painel, destaque tanto para os materiais de toque muito agradável utilizados no interior do modelo, como seu acabamento e integração das peças, entregando a marca um habitáculo de qualidade superior. Acompanhando a nota positiva em relação aos materiais utilizados, destaque para a iluminação interna que se apresenta em tons de azul em diversos pontos, como o console central, área de recarga sem fio do celular, espaços porta objetos, painel frontal, portas e teto solar, tudo iluminado com muita elegância e tornando a condução noturna algo muito prazeroso.


Ainda voltando na central multimídia, nela são exibidas as imagens da câmera de ré e a visão 360° que amplia o campo de visão em torno do veículo, especialmente prático quando realizamos manobras em espaços mais restritos em manobras auxiliadas ainda pelos sensores de estacionamento dianteiros e traseiros. Com GPS nativo e espelhamento de celular na tela, a multimídia do modelo é conectada ao ótimo sistema de áudio Focal, que é mais uma contribuição para o elevado nível de conforto no interior do #Peugeot3008.

Avaliação: Peugeot 3008 GT Pack, nova geração reforça qualidades do apaixonante SUV médio

Naturalmente todos os lugares entregam cintos de segurança de três pontos, com sistema Isofix para cadeirinha infantil, encosto de cabeça, além de um espaço muito generoso para todos os cinco ocupantes do modelo. Já que falamos em espaço no SUV que tem um perfil tipicamente familiar, o porta-malas permite em sua configuração padrão 520 litros de volume para bagagem. Ainda como itens de destaque, referimos o assistente de estacionamento, ajuste elétrico dos retrovisores, controle automático de velocidade com controle adaptativo, limitador de velocidade, leitura de placas de trânsito, acendimento automático de faróis e limpa para-brisas, retrovisor interno fotocrômico, Auto Hold e o freio de estacionamento elétrico que naturalmente com apenas um pequeno botão contribui para mais espaço entre os bancos dianteiros.



Mas se o conforto é levado a níveis bem elevados, também na segurança a Peugeot entrega no 3008 GT Pack um ótimo conteúdo tecnológico. Começamos pelas seis bolsas de airbags (frontais, laterais, e cortina), controles de estabilidade e tração, alerta de colisão frontal, monitoramento da pressão dos pneus, assistente e partida em rampa, assistente de farol alto, alerta de ponto cego, alerta de mudança de faixa com assistente de permanência, e por último, frenagem automática de emergência.


Dinâmica completa

É chegado o momento de falarmos da dinâmica do 3008, que definimos como completa, já que ele entrega ótimas referências tanto no dia a dia na cidade, bem como na experiência em estrada.


O #motor é o conhecido 1.6 (1598 cm³) turbo de 165 cv nas 6.000 rpm, exclusivamente a gasolina. Com injeção direta, este propulsor é realmente uma ótima solução para o tipo de produto, já que consegue ser ágil e ao mesmo tempo de evolução suave e eficiente em rotina urbana. Muita da qualidade do conjunto mecânico vem também do ótimo câmbio automático de 6 marchas da Aisin, com uma ligação quase umbilical entre os dois, tal o ótimo trabalho da engenharia da #Peugeot na relação entre estes dois importantíssimos componentes. Para situações em que queremos em ação a nossa sensibilidade, temos à disposição as chamadas “borboletas” para troca de marcha no volante, algo que auxilia, por exemplo, numa condução mais esportiva.

Avaliação: Peugeot 3008 GT Pack, nova geração reforça qualidades do apaixonante SUV médio

Ainda como importante referência do motor, e que expõe muitas das suas características, o torque de 24,5 kgfm logo a partir das iniciais 1.400 rpm, uma mecânica que além de entregar muita agilidade para empurrar os 1564 kg de peso da proposta, ainda permite um nível de eficiência energética muito interessante. Em nosso habitual circuito misto, e após percorrermos mais de 800 km com o #Peugeot 3008, terminámos o teste com média de 11,9 km/l, chegando a rodar com consumo rodoviário nos 12,4 km/l e recorrendo em grande parte do teste ao modo Econômico, que, sinceramente, deixa o carro bem suave na evolução e até mais prazeroso na cidade, prejudicando muito pouco o desempenho em estrada, quando se trata, obviamente de um perfil de condução nos padrões do condutor comum. Ainda relativo ao consumo, referir que o SUV permite abastecer o tanque com 53 litros e gasolina, o que dá uma autonomia em torno dos 640 km em rodovia e pouco mais de 500 km na cidade.

Avaliação: Peugeot 3008 GT Pack, nova geração reforça qualidades do apaixonante SUV médio

Mas as boas referências dinâmicas do 3008 são fruto de um conjunto de soluções que nos remetem para um estado evolutivo, e até de referência no segmento, que sempre deixaram o SUV médio da #Peugeot em posição de destaque positivo.


O volante de pequenas dimensões conectado na direção de assistência elétrica, trás uma facilidade de condução incrível. Leve e precisa, chega a fazer uma certa confusão a rapidez com que o 3008 responde dinamicamente aos movimentos do volante, entregando ainda um diâmetro de giro de 10,7 metros.


Já na suspensão, a opção por uma solução do tipo #McPherson na frente e eixo de torção atrás, pode parecer, no papel, algo conservador em relação ao que já dissemos do veículo, mas apesar de uma solução bem comum, as configurações conseguem equilibrar muito bem o ótimo desempenho em estrada, sempre se comportando com muita segurança e estabilidade, com uma capacidade bem interessante em absorver obstáculos rotineiros, como buracos, lombadas e outras armadilhas das rodovias e ruas brasileiras.


Destaque ainda muito positivo para os freios ABS de disco ventilado na frente e disco sólido atrás, são também eles responsáveis por uma sensação de muita segurança transmitida ao condutor nos mais diversos cenários em que testámos sua eficiência.

Avaliação: Peugeot 3008 GT Pack, nova geração reforça qualidades do apaixonante SUV médio

Conclusão do Editor – O #Peugeot3008 nesta versão GT Pack é vendida nas concessionárias da marca a partir de R$ 273.790, um valor considerável, não tanto pela qualidade do produto, um SUV de muitos atributos, tanto no desempenho, como na elogiada estética ou ainda quando observamos a tecnologia embarcada ao serviço da segurança e do conforto.


Quando fazemos referência ao preço é pela grande dificuldade em situar comercialmente o 3008 em relação ao seu eventual público. Se considerarmos seu principal concorrente o #JeepCompass, modelo que tem versões 4x4 diesel por menos 30 mil reais que o SUV da #Peugeot, e igualmente carregado de bons argumentos, fica difícil ao modelo francês ganhar o seu espaço, já que paralelamente, e em faixa de preço bem próxima, aparecem alguns modelos das chamadas marcas Premium como Lexus, Volvo, Audi, Mercedes-Benz e BMW com algumas boas opções e chamando o público através do apelo de exclusividade de sua identidade. É claro que podemos afirmar que o 3008 nada perde para muitas das opções das citadas marcas, pelo contrário, mas a questão é que #Peugeot ainda tem sua conotação com um mercado mais popular, e fica difícil virar essa chave na cabeça do público. Sendo assim, fica difícil brigar com Compass pela agressividade comercial de sua proposta em termos de preço, mas não menos ingrato para o 3008 é disputar um espaço com produtos de apelo com exclusividade que são muitas vezes o sonho de uma vida para muito do público.



Consideramos esta a principal razão para um desempenho comercial do SUV francês no Brasil que fica distante da qualidade do produto, um carro delicioso, ágil, luxuoso, confortável e tecnológico e que sempre foi uma unanimidade em nossa equipe, sendo reiteradamente comentado entre nós como um dos melhores produtos a chegar ao mercado brasileiro nos últimos anos.


Por isso mesmo, o cliente com personalidade, que evita o lugar comum, e que olha de forma fria para a qualidade do produto, deixando de lado o peso de marcas de forte apelo emocional, esse cliente, ao adquirir um 3008, vai ser com toda a certeza muito feliz com a sua escolha, já que o Peugeot 3008 GT Pack é, sem dúvida, um ótimo produto.


 

Visite nossa Plataforma de Compra e Venda de Veículos e tenha atendimento com especialistas que vão ajudar você a realizar o melhor negócio

 

Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente e totalmente gratuito.


Utilize a chave PIX - comercial@revistapubliracing.com.br e seja nosso parceiro -

O valor, você escolhe!


Conta Jurídica: (ARTUR JORGE SEMEDO, EDIÇÃO DE JORNAIS E REVISTAS).

Se preferir outra forma de contribuição (cartões), acesse aqui


Para publicidade, apoio ou parcerias na seção #Avaliações e #Comparativos entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page