Vivenciar produtos da marca Volvo, continua sendo uma experiência incrível. Mesmo com sistemas de PowerTrain que se assemelham em sua composição, soluções idênticas para multimídia, entretenimento e outras tecnologias, além do mesmo cuidado nos materiais utilizados para o acabamento dos veículos, sem esquecer a preocupação com a segurança, assim é o universo dos modelos da marca que repetem todas estas características, no entanto, é possível descobrir distintas emoções em cada tipo de produto, realçando assim, a capacidade da engenharia da marca sueca em interpretar o que pretende o cliente em cada uma das propostas. O que distingue quem busca um XC40, XC 60, ou quem opta pelo XC90, ou ainda, o que o diferencia do cliente que prefere andar mais próximo do solo, em veículos como o S60, S90 ou uma das fantásticas station wagon da marca.
Sendo assim, falar do Volvo S90 Inscription não é simplesmente apresentar uma lista de intermináveis qualidades, mas é muito mais fazer justiça a uma marca que não deixa órfãos os apaixonados pelas propostas de carroceria sedã, cada vez mais, uma espécie em extinção no universo automobilístico mundial.
Ao olhar para o S90 é destaque imediato, suas generosas dimensões e suas rodas esportivas. São 1.443 (mm) de altura, comprimento de 4.963, largura de 1.879, (com retrovisores de 2.019) e ainda distância entre eixos de 2.941. Já em relação às rodas, elas são de 20”, onde são instalados pneus de medida 245/40 R20 e com sistema de monitoramento de pressão. Vale reforçar que as rodas da versão dão ao modelo uma postura de elegância, fluidez, mas principalmente, de muita esportividade.
Mais pormenores que destacam a exuberância da proposta podem ser vistos na grade frontal, exclusiva da versão Inscription, de acabamento em preto no interior, moldura cromada, e com o logo da marca ao centro. Já a moldura dos vidros laterais tem acabamento em alumínio, harmonizando com o friso lateral em cromado, percorrendo toda a parte inferior das portas e com o nome da versão INSCRIPTION. Já na traseira as ponteiras de escape são totalmente integradas no para-choque, em aço inoxidável e com acabamento cromado, entregando um toque de esportividade e exclusividade ao carro.
O grupo ótico dianteiro é impactante e reflete a grandiosidade da proposta, além de expor imediatamente a atual imagem da marca. Os faróis são auto-direcionais, Full Led e com a função antiofuscante. Já o conjunto de lanternas traseiras, representa fielmente o design, também característico, e utilizado em seus mais recentes modelos, no entanto, sua integração no porta-malas e nesta seção da carroceria, é o pormenor que menos gostamos no design do modelo, no entanto, de pouca relevância em nosso teste, já que é um momento bem subjetivo da avaliação, onde o gosto pessoal é fator determinante.
Finalizamos a observação externa com referências para os retrovisores, na cor da carroceria,eles são elétricos, com desembaciador, memória e retrateis de forma elétrica. As maçanetas das portas são também elas na cor da carroceria, entregando como resultado final uma proposta que antecipa o luxo do interior através de linhas modernas e dinâmicas, com pormenores de muita elegância e solidez.
Já no interior, uma vasta lista de itens de conforto e tecnologia estão a disposição para tornar nossa experiência ainda mais fascinante, confortável e segura.
Controle de cruzeiro adaptativo, o chamado Pilot Assist, alerta de colisão frontal, câmera 360° com sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, e tecnologia de assistência de estacionamento paralelo e perpendicular (Park Assist). Ainda temos, ajuste de intensidade da direção, opção de configuração de modos de condução - Drive Modes, assistente de partida em subidas e sensores de chuva e crepuscular.
Mais direcionados para a condução, o S90 Inscription entrega ainda sistema de alerta de mudança de faixa, sistema de alerta de ponto cego com Cross Traffic Alert, assistente de frenagem de emergência e ainda, sistema digital de leitura de placas de sinalização de velocidade.
Olhando agora para o conforto, os assentos dianteiros são com regulagem elétrica e memória, suporte lateral e lombar também de ajuste elétrico, além de aquecimento. Confortavelmente instalados, está assim data a largada para um universo de intensas emoções. Dois reiterados elogios que sempre fazemos para os modelos da marca são: a central multimídia, de ótima localização, integrada no painel central e em posição muito correta. Com tela LCD de 9" touch screen e antirreflexivo, conexão via Apple CarPlay e Android Auto (via USB), onde são também disponibilizadas as imagens do sistema de navegação, além da gestão e todo o sistema de áudio.
O outro elogio é para o sistema de som, que no caso da versão avaliada por nós é o Sensus by Bowers & Wilkins, com 19 alto-falantes e subwoofer - 1.400 watts e, como referido, é mais uma recorrência nos modelos da Volvo, a qualidade dos sistemas de áudio, o que proporciona um ambiente sonoro incrível a bordo.
Continuando nossa descrição ao interior do S90 Inscription, referências obrigatórias para o eficiente sistema de ar condicionado, que é digital e dual zone, a cortina para-sol nas portas traseiras e ainda o sempre agradável teto solar elétrico, item que amplia a sensação de liberdade de quem viaja no carro sueco.
O acabamento interno de muita qualidade é uma marca registrada da Volvo, que mistura a madeira com superfícies de revestimento em couro com bordado de muita elegância. Além disso, integridade das peças, proporcionando um habitáculo livre de ruídos incômodos, além da elegância natural dos materiais utilizados, que transmitem a sensação de estarmos sentados numa luxuosa sala de estar.
Ainda podemos falar dos espelhos retrovisores (interno e externos) que têm escurecimento automático, a iluminação, que é mais um caso de bom gosto da engenharia de design da marca sueca, onde incluímos a sempre agradável soleira de porta iluminada, assim como é um toque de personalização e exclusividade a manopla de cambio em cristal da marca "Orrefors”, pedra retirada das montanhas suecas. Quem viaja no S90 Inscription ainda tem disponível tomadas 12V em três posições (dianteira, traseira e porta-malas) e telas laterais traseiras de proteção solar além de diversos espaços para objetos, todos distribuídos de forma prática e de acabamento elegante.
Finalizamos a observação ao interior com a confirmação que viajar no S90 é ter a sua disposição muito espaço em qualquer uma das cinco posições, ótima referência que se estende para o porta-malas, que entrega 500L de volume de espaço para bagagem e tem abertura e fechamento elétrico com função Hands-Free.
Antes de falarmos do comportamento dinâmico do nosso sedã, é obrigatória a referência ao ótimo pacote de itens que fazem da Volvo uma referência na indústria automobilística quando o assunto é segurança.
Começamos pelas bolsas de airbag, que são sete, frontais, laterais, de cortina e ainda joelhos para o motorista. Cintos de segurança de três pontos e sistema isofix para fixação da cadeirinha infantil. Ainda uma vasta lista de itens tecnológicos ao serviço da segurança como o alerta de colisão frontal e traseira, alerta de trafego lateral, frenagem automática com visão noturna, controle eletrônico de estabilidade e anti-capotamento, o já referido sistema de alerta de ponto cego com Cross Traffic Alert, alerta de mudança de faixa e, naturalmente, sistema de freio ABS com assistente de frenagem de emergência.
Desenvolvimentos tecnológicos da Volvo, com a finalidade de preservar ao máximo os ocupantes em caso de acidente, estão disponíveis também para proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical.
Através dos diversos ajustes no banco e volante, encontramos facilmente uma posição de condução adequada. O volante é multifuncional, com acabamento em couro, e disponibilizando os principais comandos de áudio, telefone, ou escolher as opções do que queremos seja exibido no painel de instrumentos digital com 12,3". Painel versátil, elegante, de fácil interpretação e repleto de conteúdo. Um dos melhores no segmento Premium. A informação ainda é disponibilizada através do Head Up Display, que apresenta informações vitais para o motorista, permitindo manter os olhos no tráfego ao mesmo tempo que visualizamos a velocidade, seus limites no local, direção da navegação e muito mais. Com isso o condutor não precisa mudar o foco ou olhar para baixo, o que diminui o esforço dos olhos além de elevar os índices de segurança. O brilho do painel se adapta automaticamente às condições de luz e ainda é possível ajustar o sistema de acordo com as nossas preferências pessoais, vinculando à função de memória do assento elétrico, para deixar sempre sua visualização na posição mais adequada para cada condutor.
Hora então de acionar o sistema de propulsão do nosso Volvo. Conjunto mecânico já conhecido de outros modelos, mas como referimos no inicio de nosso texto, sempre muito ajustado no tipo de proposta. Se, por exemplo, no SUV XC90 ele tem determinadas reações, apesar de idêntico, no S90 os parâmetros são claramente distintos, mostrando que a engenharia da marca trabalha isso de forma muito interessante, adequando ao tipo de proposta. Claro que aí também entram outras questões, como as dinâmicas de peso e sua distribuição, mas muito especialmente as relacionadas ao centro de gravidade, naturalmente mais alto nos SUVs.
O sistema hibrido é composto pelo conhecido 4 cilindros em linha de 1.969 cm³ turbo, de ejeção direta e 16 válvulas, motor de combustão interna que trabalha em conjunto com o motor elétrico. No total são 407 cv de potência, disponibilizados pelos 320 cv do motor a gasolina juntamente com os 87 cv do motor elétrico. Um conjunto que entrega potência total nas 5.700 rpm e torque máximo de 640 (N.m).
A transmissão é a automática de oito velocidades com tração integral (sob demanda) chamada de eAWD, um conjunto mecânico excepcional, que permite que o pesado sedã de 2.073 kg vá da imobilidade aos 100 km/h em apenas 4,9s.
Através de diversos modos de condução, é possível eletronicamente ajustar os parâmetros do veículo, desde motor e câmbio passando por chassi e suspensão. O chassi ativo Four-C equilibra a capacidade dinâmica e o conforto, buscando condições ideais em qualquer das opções escolhidas pelo condutor. Segundo a engenharia da marca essa tecnologia monitora o veículo, a estrada e o condutor 500 vezes por segundo, ajudando a que o veículo tenha reações previsíveis e de enorme eficiência em qualquer circunstância.
Como outros modelos da marca que utilizam este PowerTrain, é possível sair da garagem do seu condomínio ou casa em modo totalmente silencioso, elétrico, e utilizando esta mesma tecnologia nos deslocamentos a velocidades menores, utilizando a reserva de energia que é conseguida através do reaproveitamento conseguido nos movimento de freadas e desacelerações, contribuindo para a eficiência brilhante desde conjunto motriz. Além disso, a Volvo ainda permite o carregamento da bateria elétrica através de tomada, com o cabo a ser item de série no modelo. Como informação complementar, esta bateria elétrica tem uma autonomia de 43 km.
O S90 se apresenta assim como uma versatilidade incrível, capaz de entregar deslocamentos suaves a baixas rotações, ou respostas rápidas, típicas de um esportivo em retomadas ou ultrapassagens realizadas com muita capacidade e segurança. Um carro que entrega reserva de potência e disponibilidade em todas as necessidades. Outro item de muita eficiência é a suspensão, independente nas quatro rodas, é de braços sobrepostos na dianteira e multibraço nas rodas traseiras. Ainda fazendo parte do conjunto, e como exemplo da versatilidade e capacidade de entregar um eficiente comportamento em diversas circunstancias, está a solução técnica de molas helicoidais na dianteira e molas pneumáticas na traseira. Com isso as rodas traseiras mantêm uma altura constante em relação a carroceria, garantindo o conforto e características do carro com maior ou menor carga. O sistema é composto por uma câmara de ar controlada eletronicamente por computador e incorporado em cada uma das rodas traseiras, e que se adapta tanto a questões de carga como condições da estrada.
Com isso o S90 Inscription é praticamente um trem sobre trilhos, de tão corretas e previsíveis que são suas reações, permitindo abordagens mais exigentes sem correr risco de falta de aderência ou perda de controle.
Igualmente coerente com a qualidade mecânica da proposta, concluímos com dois importantes itens. Primeiro, os freios. De disco ventilado nas quatro rodas, eles são de muita eficiência e enorme capacidade. Por último a direção, de assistência elétrica, ela é precisa e firme, conseguindo transmitir com precisão e rapidez os movimentos que efetuamos. Além disso sua rigidez pode ser ajustada, ficando assim mais próxima do ideal para cada um.
Ao final do nosso teste, a confirmação de que este conjunto mecânico é simplesmente fantástico, tanto na versatilidade que entrega, como na elasticidade e potência, além, claro, de uma eficiência surpreendente. Em nosso habitual circuito misto, em que desta vez percorremos cerca de 1000 km, nosso Volvo S90 Inscription apresentou uma média um pouco superior a 22 km/l sendo que o tanque de combustível permite 60 Litros de gasolina. Com isso a autonomia do nosso veículo é superior a 1300 km, algo muito louvável em tempos em que cada vez mais buscamos, além de tecnologia, conforto e segurança, a indispensável eficiência energética.
Conclusão do eleitor – O S90 Inscription é um ótimo exemplo de como o universo cada vez mais restrito dos sedãs ainda está vivo, e muito por conta do respeito que marcas como a Volvo têm pelo seu público, com opções de produto que fogem do conceito generalizado que é o SUV, e que através de diversos perfis de carroceria como o S90 ou o menor S60 ou ainda as station wagon que continuam a ter a sua representatividade no lineup da marca mostram que existe vida além dos chamados Veículos Utilitários Esportivos. E usamos a palavra coragem para definir a postura da marca no mercado, afinal modelos como o S90 não são produtos para grandes volumes em termos comerciais, exemplo disso as 24 unidades do S90 vendidas pela Volvo em 2020 no Brasil. A marca sueca é uma das que mais cresce no universo das chamadas marcas Premium no país, mas seus grandes sucessos são os três SUVs XC40, XC60 e XC90, sendo reservado para o nosso S90 um mercado bem mais restrito, exclusivo, e de personalidade, afinal, sair do lugar comum é poder estar mais próximo da característica exata que se pretende ao adquirir um veículo automóvel. No entanto, quem paga os R$ 355.950 desta versão, ficará muito feliz em levar para casa o sedã sueco, já que ele entrega níveis superiores de conforto, tecnologia, segurança e esportividade. Um veículo luxuoso e que confirma que a Volvo está no caminho correto para se consolidar, cada vez mais a nível global, e disputar cada unidade vendida com as suas concorrentes germânicas.
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Testes e Comparativos entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
Comments