O primeiro teste que apresentamos em 2021, é com um veículo que tivemos a oportunidade de dirigir nas últimas semanas do ano passado, e que representa para alguns a referência no segmento, uma porta de entrada no universo dos sedans médios das chamadas marcas premium.
Aqui representada pela versão C180 Exclusive, a linha C da Mercedes-Benz, quando falando especificamente do perfil da proposta avaliada por nós, vendeu no ano passado 1678 unidades no Brasil segundo os dados da Fenabrave. Olhando para os dois últimos meses de 2020 foram apenas 100 unidades em Novembro e 220 em Dezembro. Esta versão tinha no final do ano o preço de referência de R$ 238.900, o que de acordo com a marca não sofreu alteração nas primeiras semanas de 2021.
A linha C é também uma das principais responsáveis pelas 6 825 unidades comercializadas no país pela Mercedes-Benz ao longo de 2020, lembrando que a marca anunciou o fim da produção em sua fábrica no Brasil (Iracemápolis) onde até aqui eram montados, além da Classe C o modelo GLA.
Mas vamos falar do modelo que recebemos em nossa garagem e que para muitos segue sendo a referência no segmento, opção desejada por muitos quando se pode materializar o sonho de ter um sedan médio premium.
Em sua última atualização o modelo ficou até mais esportivo, sem perder, no entanto, seu toque de sobriedade clássico. Aliás, a Mercedes retomou, algum tempo atrás, a incorporação de alguns itens que para nós fazem parte da história de seus mais importantes e históricos modelos ao longo das últimas décadas . Falamos, por exemplo, do cromado envolvendo a grade frontal com aletas horizontais em seu interior e seu logo vertical, que novamente ganhou espaço de forma elegante na frente do capô dianteiro.
Além disso, o cromado marca presença em mais alguns pormenores do acabamento externo como um friso na parte inferior das portas, para-choques dianteiro, além de moldura das janelas, tampa do porta-malas e na área de saída do escapamento.
Ainda como destaque, na observação externa, referência para as elegantes rodas de liga leve de 17” onde são montados pneus do tipo run-flat de medida 225/50 R17 com sistema de monitoramento da pressão, além do elegante e clássico grupo ótico, com faróis dianteiros e traseiros em Led, com acendimento automático e uma ótima capacidade de iluminação noturna.
Ainda antes de deixarmos as principais dimensões do modelo, referir que os espelhos retrovisores são na cor da carroceria e têm luzes de sinalização de mudança de direção incorporados, assim como é mantida a cor do veículo nos puxadores de abertura das portas.
Também observamos a ausência do teto solar, um dos pontos negativos da proposta já que estamos a falar de um item que agrega conforto e exclusividade através de mais liberdade para os passageiros, reiterando que estamos a falar de um veiculo que custa pouco menos de 250 mil reais .
O Mercedes-Benz C180 Exclusive tem como dimensões 4686 (mm) de comprimento, 2020 (mm) de largura e 1445 (mm) de altura, sendo a distancia entre-eixos de 2840 (mm). Com isso ele se apresenta com aparência robusta, chamando a atenção principalmente pela sobriedade da proposta, intocável em seu design clássico, mas de curvas modernas e envolventes, sendo que a distancia de apenas 92 mm em relação ao solo lhe conferem um aspecto de alguma esportividade.
Já no interior, podemos observar o trabalho de muito equilíbrio, entre o acabamento sóbrio e de requinte que se espera do habitáculo de um produto Mercedes, sem esquecer alguns dos modernos itens que vêm tornando cada vez mais digitais e conectados os veículos das últimas gerações.
Destaque para os materiais utilizados no console central e painel frontal, mesclando os tons de madeira com revestimento escuro chamado pela marca de Artico. O sedã germânico consegue passar muito bem a sensação de exclusividade seja pelo bom acabamento como ainda pela boa lista de itens disponibilizados. Primeiro grande destaque para o sistema de iluminação interna, que faz de toda a cabine uma mistura de elegância com modernidade, especialmente ao anoitecer.
O volante é multifuncional com revestimento em couro e com as chamadas borboletas para troca de marchas. Logo atrás o lindíssimo, dinâmico e colorido painel de instrumentos digital. Ao centro, e muito bem localizada, a tela de 10” que entrega diversas informações, possibilita ajustes no veículo, além de disponibilizar as imagens da câmera de ré. Esta multimídia tem conexão com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto. Cabe referir que a gestão das informações e escolha de opções que aparecem na tela é realizada através da solução de botão do tipo mouse e rotativo, uma solução já tradicional nos produtos Mercedes-Benz e localizado entre os bancos dianteiros e de fácil acesso. De qualquer modo continuamos a achar muito mais prático e rápido a tela touchscreen que praticamente é a escolha da grande maioria das fabricantes. No entanto, esta opinião tem um pouco do hábito do nosso cérebro a determinadas rotinas, já que todas as vezes que recebemos carros da marca Mercedes-Benz para teste, e passados alguns dias, a utilização da solução pelo touchpad tipo mouse para selecionarmos as opções na tela se torna muito mais rápida. Nada como o hábito.
Imediatamente abaixo das saídas centrais de ar, são disponibilizados, de forma elegante, os botões para gestão do ar-condicionado que é digital de duas zonas. Ainda um pouco mais abaixo os botões que dão acesso rápido ao navegador, rádio, opções de mídia ou telefone, e entre eles, o tradicional e elegante relógio analógico que sem dúvida dá um charme todo especial ao painel do Mercedes.
Ainda continuando nossa descrição ao interior, podemos destacar pormenores como a soleira das portas com logomarca “Mercedes-Benz” ou os tapetes em veludo. Ainda como item de destaque, referência para o ótimo sistema de áudio, hoje algo fundamental para um completo e agradável ambiente interno, se apresentando como um dos destaques no interior do C180 Exclusive.
Ajudando no conforto do motorista o pacote de estacionamento com o Active Parking Assist, assistente de frenagem ativo, sensores de chuva e crepuscular além do controle da velocidade de cruzeiro com limitador.
Resumindo, o interior do Mercedes-Benz C180 Exclusive é amplo, de bom acabamento, boa distribuição dos espaços e console central entre os bancos de design limpo e elegante, acabamento possível pelo freio de estacionamento eletrônico que amplia as possibilidades para entregar um habitáculo muito mas moderno.
Antes de dar partida ao motor, referências para o bom pacote de airbags. São bolsas dianteiras e laterais para condutor e passageiro, cortinas para passageiros dianteiros e passageiros do banco traseiro além de joelhos para o condutor.
Ainda com foco na segurança, mas direcionado para questões do comportamento dinâmico, o C180 Exclusive vem com controle eletrônico de estabilidade e tração, distribuição eletrônica de força de frenagem além do anti-bloqueio dos freios (ABS), finalizando com o assistente de saída em rampa.
A partida do motor é realizada através do botão start/stop e logo ficamos prontos para conhecer o comportamento dinâmico do Mercedes-Benz C180 Exclusive.
O motor é o 4 cilindros de 1595 cm³ turbo de injeção direta que entrega 156 cv de potência máxima nas 5.300 rpm, disponibilizando um torque de 25,5 kgfm entre as iniciais 1.200 rpm e as 4.000 rpm, ou seja números que antecipam que, mesmo sem ser um esportivo, ele responde com prontidão às investidas do pé direito. Segundo os dados da marca ele é capaz de ir da imobilidade aos 100 km/h em 8,3s.
Outra informação interessante é que, apesar de ser um motor de tecnologia Flex, e que por isso mesmo permite a utilização tanto de etanol como de gasolina, a potência máxima e o torque tem valores idênticos para ambos os combustíveis.
Esta unidade, remanescente da produção no Brasil, relembrando que a marca anunciou que não vai mais montar carros no país, se apresenta nos quilômetros iniciais uma opção muito equilibrada entre, desempenho e conforto. Apesar dos seus 1460 kg, seu motor e câmbio permitem uma capacidade de resposta bem interessante, com isso entregando bastante segurança em manobras como retomadas em velocidades superiores. Além disso, para aqueles que desejam um pouco mais de animação é ainda disponibilizado a opção pelos modos de condução Sport e Sport+, que, através da tecnologia e da eletrônica permitem alterações em alguns parâmetros do veículo, ajustando o dinamismo do C180 Exclusive aos desejos do condutor.
Elogiável o ótimo câmbio de 9 marchas automático que permite uma evolução muito interessante ao longo do processo de aceleração, seja optando pelas trocas automáticas, de ótima programação, ou escolhendo trocas manuais, a resposta é rápida e suave, beneficiando o conforto e o consumo de combustível. E já que o combustível está tão caro, e nosso planeta precisa de carros cada vez mais eficientes, antecipar que abastecido com gasolina nossa unidade fechou o teste com consumo médio em 12,4 km/l.
Mas o conforto é realçado também pela ótima suspensão, independente, e de braços sobrepostos na dianteira e multibraço na traseira, ela é bem capaz de absorver as irregularidades, lombadas ou buracos, bem como equilibrando sua postura dócil, com ótimas reações a alta velocidade. Nosso sedã se segura muito bem em curva, com baixo rolamento, entregando bastante segurança e dinamismo e até mesmo o fato de ser tração traseira é “disfarçado” pela tecnologia, que permite um comportamento muito previsível e correto. Repetimos, não é um esportivo, muito longe disso, mas sua postura conservadora não o impede de entregar um comportamento fiel ao DNA da marca.
A direção é elétrica e permite ter o carro na mão com precisão e agilidade, sendo também muito fácil de dirigir nas rotineiras manobras urbanas. Ainda destaque para os freios, de disco ventilado na frente e disco sólido atrás, sistema de muita eficiência, seja pela capacidade de frenagem, mas também pelo equilíbrio que permite manter em situações de desiquilíbrio da carroceria ou piso de baixa aderência.
Conclusão do editor – A versão C180 Exclusive é uma boa proposta para a entrada no universo dos sedãs médios premium disponibilizados para o mercado brasileiro. Elegante e moderno, ele entrega espaço, conforto e tecnologia em níveis bem interessantes, com recursos técnicos para boas retomadas, afinal, falamos de um Mercedes-Benz. Já o interior é silencioso e de bom isolamento acústico, o sistema de áudio nos distrai de forma apaixonante, e o requinte que se pede a um carro da marca está bem evidente em praticamente todos os pormenores, só merecendo uma nota negativa a ausência do teto solar. Quando falamos no inicio do nosso texto que ele é a referência, é por conta do equilíbrio que consegue, reunindo as principais características tanto da própria marca, como de seus concorrentes germânicos. Já que em termos de preço todos andam muito próximos no segmento, os detalhes podem levar o cliente para um ou outro modelo. Agora para os fãs da essência Mercedes-Benz, o C180 Exclusive é sem duvida um bom exemplar do grupo Daimler e que não vai deixar de representar dignamente a marca em sua garagem.
Para publicidade, patrocínio ou parcerias na seção Avaliações/Testes entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
GALERIA DE FOTOS
Comments