12 metros a menos na distância de frenagem de 200 km/h até a parada total, maior aderência em piso molhado e seco, melhor dirigibilidade, tecnologia de bicomposto para melhor desempenho e segurança ao dirigir, tudo isso resultando numa maior dinâmica na estrada e na pista de corrida.
A Porsche, junto a Michelin, parceira de longa data, desenvolveu um novo pneu para o Carrera GT. O superesportivo, com 1.270 unidades fabricadas entre 2003 e 2006, está agora ainda mais preciso e comprovadamente mais previsível quando levado ao limite. Isso aumenta a dinâmica e a segurança ao dirigir.
Quase 20 anos após o fim da produção do lendário Carrera GT, a Porsche está apresentando novos pneus de altíssima performance para o superesportivo, em cooperação com a Michelin. O composto de borracha e a estrutura dos pneus foram aprimorados com base nas descobertas mais recentes da tecnologia de pneus. Isso melhora o desempenho tanto em estradas molhadas quanto secas. O piloto de desenvolvimento e embaixador da marca Porsche, Jörg Bergmeister, já testou o novo Michelin Pilot Sport Cup 2.
“O Carrera GT é um carro dos sonhos absoluto. Por isso, estou particularmente satisfeito que os novos pneus levaram essa lenda a um novo nível de desempenho”, diz o piloto oficial da Porsche.
Segunda atualização de pneus para o Carrera GT
O Porsche Carrera GT foi um dos carros de produção em série mais rápidos quando estreou em 2003. A Porsche originalmente desenvolveu o motor V10 naturalmente aspirado para uso nas 24 Horas de Le Mans. No Carrera GT, a Porsche aumentou a cilindrada de 5,5 para 5,7 litros. Sua potência de 450 kW (612 cv) impulsiona um veículo que pesa apenas 1.380 kg. O torque máximo é de 590 Nm e a velocidade máxima é de 330 km/h. Ele pode acelerar de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos. Desde o início, o superesportivo utilizou pneus Michelin feitos sob medida: originalmente o Pilot Sport PS2. Em 2013, ocorreu a primeira atualização para o novo Pilot Super Sport. Esses pneus estão agora sendo substituídos pelo recém-desenvolvido Pilot Sport Cup 2. Eles receberão a marcação "N", que é reservada exclusivamente para a Porsche. Na configuração inicial, os pneus recém-desenvolvidos serão, portanto, marcados como N0.
Desenvolvimento sem concessões
“Desenvolver novos pneus para um veículo que tem quase 20 anos é algo muito incomum. Isso destaca o quão importante o Carrera GT e seus clientes são para a Porsche”, diz Jörg Bergmeister.
O objetivo do desenvolvimento, no qual o piloto esteve envolvido, foi melhorar ainda mais a dinâmica e a segurança do superesportivo, tanto em estradas molhadas quanto secas. Para garantir isso, são utilizados dois compostos de borracha diferentes na banda de rodagem (tecnologia bicomposto).
“Usamos sílica no ombro interno e no bloco interno da banda de rodagem para obter a melhor combinação para aderência em piso molhado. A combinação no ombro externo e no bloco externo do pneu é projetada para aderência em piso seco. Um dos ingredientes mais importantes aqui é o negro de fumo”,
explica Mathieu Greco, engenheiro de desenvolvimento da Michelin responsável pelos pneus dos carros esportivos da Porsche.
A área de contato foi ainda mais otimizada em testes de dinâmica e manuseio, realizados em diversos locais, incluindo o lendário Nürburgring Nordschleife. O objetivo era criar um pneu otimamente ajustado ao superesportivo de alta performance Carrera GT. Jörg Bergmeister comentou o resultado:
“Estou impressionado com a forma como os desenvolvedores melhoraram o feedback nos limites. O ponto em que o pneu começa a perder aderência agora é muito mais evidente.”
O carro clássico é mais rápido e seguro
O equilíbrio aprimorado proporciona uma dinâmica visivelmente melhorada e, como resultado, permite tempos de volta mais rápidos na pista de corrida em comparação direta. Bergmeister explica:
“Os novos pneus não apenas tornam o Carrera GT mais rápido por si só; eles tornam mais fácil para o motorista conduzi-lo de forma mais rápida. Isso mostra que o desenvolvimento de pneus não para. Como plataforma de desenvolvimento, o automobilismo garante que a nova tecnologia seja diretamente transferida para os pneus de produção em série. Essa transferência de tecnologia melhora significativamente o desempenho.”
Além do feedback melhorado nos limites, o recém-desenvolvido Michelin Pilot Sport Cup 2 garante que o Carrera GT pare mais rápido ao frear com força. A distância de frenagem de 100 km/h até a parada total é reduzida em 2,5 metros. De 200 km/h, o superesportivo para até 12 metros antes. “Pneus desenvolvidos especialmente para um veículo são sempre uma vantagem. Não apenas para o desempenho, mas também para a segurança ao dirigir. Os dados comprovam isso, de maneira impressionante”, diz Jörg Bergmeister.
Os novos pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 para o Carrera GT foram desenvolvidos em estreita cooperação entre a Michelin, a Porsche Classic e o Centro de Desenvolvimento da Porsche em Weissach. Eles podem ser encomendados em Parceiros Porsche Classic e em qualquer Porsche Center.
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