top of page
Foto do escritorAlexandre Della Volpe Elias

Artigo: Redução do IPI aquece o segmento dos games para o fim de ano


O Governo Federal anunciou recentemente a terceira redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para jogos eletrônicos e acessórios. A medida prevê um corte da alíquota sobre consoles e máquinas de jogos de vídeo de 30% para 20%. O decreto reduz ainda o imposto sobre máquinas de jogos de vídeo com tela incorporada, portáteis ou não, e suas partes, de 6% para 0%. E no caso de partes e acessórios dos consoles e das máquinas de jogos de vídeo, cujas imagens são reproduzidas numa tela, a alíquota passará de 22% para 12%.


É perceptível que o Governo, no momento que a economia está dando sinais de tentar uma recuperação, busca incentivar o consumo como forma de alavancar essa retomada. A expectativa é de que a estratégia adotada traga ainda maior aceleração para o segmento dos games em um período que, historicamente, já é mais aquecido em vendas para o setor.

Entre os dados que confirmam essa aceleração na segunda metade do ano, está o estudo realizado pela GFK que mostra que as vendas de consoles no Brasil no primeiro semestre de 2020 foram de 197.600 consoles x segundo semestre do mesmo ano (295.700 consoles). Se compararmos os dois períodos, temos um aumento de vendas no segundo semestre de 33%.



Muitas são as razões para que o segundo semestre seja uma época de maior concentração no número de vendas no segmento dos games, e sabendo disso, a equipe econômica do Palácio do Planalto utilizou da redução do IPI para incentivar o consumo das famílias. O primeiro motivo para termos um segundo semestre mais pujante está no aumento de circulação de dinheiro no comércio com a injeção do pagamento do décimo terceiro, salário, bonificações para os trabalhadores e agora, o auxílio emergencial.


Em segundo, podemos citar que os três últimos meses do ano contemplam três datas de suma importância para o comércio e com forte apelo de consumo: o Dia das Crianças; a Black Friday (que hoje é a data mais atrativa aos consumidores) e, claro, o Natal. Não à toa, que o segmento dos games concentra os principais lançamentos e novidades para este período.


E por último, mas não menos importante, é o período em que a indústria concentra os seus lançamentos, de olho no período de férias escolares, coletivas e as festas. Uma época em que as metas daquele ano foram alcançadas e é chegada a hora de se recompensar todo o esforço empregado. A indústria, por sua vez, entendendo todos esses fatores de mercado concentram seus principais lançamentos e novidades para o segundo semestre de cada ano.


Com o aceno do Governo, estamos projetando um crescimento extra na demanda dos consumidores para a troca de geração de consoles. Acreditamos que teremos uma maior procura em relação aos consoles de última geração, como PS5, XBOX Series X e XBOX Series S, mas à medida que a redução do IPI afeta indiscriminadamente todos os aparelhos, vislumbramos que os equipamentos de geração anterior também terão suas vendas alavancadas. O movimento do consumidor será dar um ou dois passos à frente em relação a geração que ele já possui.



Segundo dados Newzoo, empresa responsável pela análise sobre games e levantamentos referente ao setor, em 2021, o mercado de jogos no Brasil terá uma receita de US$ 2,3 bilhões (cerca de R$ 12 bilhões), o que representará um aumento de 5,1% na receita anual em comparação à 2020. Ainda de acordo com o estudo, o Brasil é o maior em receitas de jogos da América Latina e o 12º do mundo.


Entendemos que há uma demanda reprimida em função da instabilidade econômica e de empregabilidade causada pela crise sanitária. Com um sentimento de retorno à normalidade e segurança trazido pela vacinação da população, a necessidade de retomada da economia e este incentivo dado pelo Governo, projetamos um fim de ano muito melhor que o de 2020.

Por outro lado, a desvalorização do real frente ao dólar ainda é um dos grandes entraves nessa equação de queda de preços, uma vez que a maior parte dos produtos é fabricada fora do País, e a importação frente a um dólar mais forte impede uma diminuição acentuada no valor final para o consumidor.


Porém, a medida mais aguardada em todos os segmentos da indústria e do comércio é a aprovação da Reforma Tributária, que atualmente está em discussão no Congresso Nacional. Um sistema mais racional, organizado e moderno de tributação tem poder suficiente para estimular a atividade econômica, a geração de emprego e assegurar a volta do crescimento do Brasil como um todo. A redução do IPI é uma grata surpresa para o segmento dos games, mas seguimos esperando por ainda mais medidas para o fomento de uma economia mais forte.


*Alexandre Della Volpe Elias é diretor de Marketing do Grupo Rcell


Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Games entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

Kommentare

Mit 0 von 5 Sternen bewertet.
Noch keine Ratings

Rating hinzufügen
bottom of page